Foto: Ana Freitas/Assessoria/Arquivo
Foto: Ana Freitas/Assessoria/Arquivo

Da Assessoria

A prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando o Programa Saúde do Homem, onde serão atendidos homens, de 20 à 59 anos de idade, em horário diferenciado dos demais programas desenvolvidos no município de Epitaciolândia , pois o atendimento aos homens será todas as quinta-feira das 17:00 às 20:00 no Centro de Saúde José Candido de Mesquita (URPA) e nas UBS São Cristóvão (km 33) e Suelem de Lima (km 09) na zona rural das 8 horas da manhã ao meio dia.

Este horário foi pensado com intuito de facilitar o acesso dos homens aos postos de saúde, evitando conflito de horários com seus trabalhos, e ainda deixando o cliente mais a vontade uma vez que neste dia o atendimento será exclusivo aos homens.

Os serviços oferecidos são consultas médicas, consultas de enfermagem, consulta odontológicas, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, teste de glicemia, aferição de PA, vacinação, encaminhamentos para especialidades diversas.

A implantação deste programa vem de uma politica de saúde articulada entre as três esferas de governo no intuito de ampliar o acesso ao serviço de saúde a este público. Esta iniciativa vem como resposta ao cenário nacional onde a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem em média 7 anos menos que as mulheres e tem mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e hipertensão, tendência a obesidade, má alimentação e não prática de atividades físicas com regularidade.

 

Comentários