Conecte-se conosco

Geral

Programa Acre Pela Vida prestigia a 1ª Copa Cidade do Povo

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 22, aconteceu o 1º campeonato da Cidade do Povo, apoiado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Programa Acre Pela Vida, que é coordenado pela delegada Márdhia El-Shawwa Pereira.

Programa Acre pela Vida foi convidado para prestigiar o torneio como forma de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado na comunidade. Fotos: Dharcules Pinheiro

Também prestigiaram o evento esportivo os deputados Alan Rick (federal) e José Bestene (estadual), o vereador Francisco Piaba, o presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPETEC), Francineudo Costa, além de lideranças da comunidade como o presidente da escolinha de futebol do bairro Cidade do Povo, conhecido popularmente como Neném.

De acordo com a delegada Márdhia EL-Shawwa, o Programa Acre pela Vida foi convidado para prestigiar o torneio como forma de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado na comunidade, cujo objetivo é de dar mais dignidade e reduzir os índices de violência.

“O campeonato ‘Copa da Cidade do Povo’ está sendo realizado pela comunidade local e o Programa Acre pela Vida foi convidado para a abertura do torneio como reconhecimento pelo excelente trabalho feito com a comunidade na defesa social, o que fez com que a Segurança Pública alcançasse a expressiva redução de mortes violentas intencionais naquele local”, declarou a delegada.

Delegada Márdhia EL-Shawwa destacou a expressiva redução de mortes violentas intencionais no bairro. Fotos: Dharcules Pinheiro

O deputado Alan Rick parabenizou a comunidade do bairro Cidade do Povo pela organização dos moradores, que também buscaram reunir pessoas do bairro Taquari e o bairro Santa Inês. “Primeiramente gostaria de parabenizar a comunidade por estar realizando essa Copa que reúne os moradores da cidade do Povo, mas também de bairros próximos e isso demonstra a organização e o sentimento de realizar algo bom para a comunidade”, destaca o deputado.

Além disso o deputado federal é um grande apoiador do Programa Acre Pela Vida, onde ajuda por meio de emendas na compra de equipamentos que auxiliam o esporte, como bolas, uniformes, chuteiras, “justamente para que os times possam se organizar e ter seu equipamento profissional de futebol”, finaliza o deputado.

Com 12 equipes, campeonato acontece todos os finais de semana, até o último sábado de fevereiro. Fotos: Dharcules Pinheiro

O Deputado estadual José Bestene também prestigiou o torneio e realça a relevância da interação entre os bairros no desenvolvimento social. “É fundamental que haja essa interação entre os bairros. Na qualidade de agente político, estamos aqui para prestigiar e ajudar”.

Outro ponto importante é que o deputado tem priorizado o esporte, por meio de suas emendas parlamentares. “Na verdade, tenho colocado 70% das minhas emendas para a área de esporte, uma forma de ajudar esses jovens a saírem do mundo da violência, e futuramente ser um doutor, um advogado e quem sabe um representante da área de esporte nas grandes capitais e nos grandes estados”, reitera o deputado.

Outro integrante presente na 1ª Copa foi o vereador Francisco Piaba, que destaca a importância do incentivo do esporte na vida dos jovens residentes do bairro Cidade do Povo, considerado também como um instrumento de mudança na comunidade. “Esse é um evento muito importante para a comunidade, logo que os jovens gostam muito de futebol, e é por meio do incentivo do esporte que sairão muitos exemplos do nosso estado do Acre, assim como o goleiro Weverton”, afirmou o vereador.

Fotos: Dharcules Pinheiro

O presidente da escolinha da Cidade do Povo, conhecido por Neném, agradeceu pela parceria do Programa Acre Pela Vida. “Queria agradecer a parceria e dizer que nós estamos muito gratos e também que esse é um fato inédito aqui no nosso bairro. A primeira competição que atrai muitas autoridades, e muitos moradores. Gostaria de dizer também que o nosso sentimento é de gratidão a Deus, por ter enviado as pessoas certas para esse momento de confraternização e de conhecimento”, finalizou Neném.

O campeonato acontece todos os finais de semana, até o último sábado de fevereiro, que conta com 12 equipes e prêmios para o 1º lugar com 2 mil reais, e para o 2º lugar no valor de 1 mil reais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PRF prende homem com 6 mil maços de cigarro contrabandeados após perseguição na BR-317, em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito tentou fugir a pé, invadiu casas e comércios, mas foi detido após cerco; carga veio da fronteira com a Bolívia

Na vistoria do veículo, foram encontradas caixas contendo cigarros contrabandeados, totalizando seis mil maços. O automóvel e o material apreendido foram recolhidos. Foto: captada 

Um homem foi preso na última terça-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 6 mil maços de cigarros de origem estrangeira na BR-317, em Rio Branco. A carga, vinda da fronteira com a Bolívia, foi descoberta durante ação de fiscalização que resultou em perseguição e fuga do condutor.

Ao avistar a viatura, o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, parando cerca de 1 km depois para tentar escapar a pé. Ele invadiu estabelecimentos comerciais e residências, mas foi localizado e contido após cerco das equipes. O veículo e os cigarros foram apreendidos.

O detido e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais. Além do crime de contrabando, também foi registrada a violação de domicílio, em razão da invasão de imóveis durante a fuga. A PRF divulgou o caso nesta quinta-feira (18).

Comentários

Continue lendo

Geral

Frentista reage a assalto, é baleado de raspão na cabeça e sobrevive em posto de combustíveis de Rio Branco

Publicado

em

Crime ocorreu no bairro Joafra; vítima foi socorrida pelo SAMU e estado de saúde é estável

O frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, de 36 anos, ficou ferido após reagir a uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (17), em um posto de combustíveis localizado na rua Lua, no bairro Joafra, em Rio Branco.

De acordo com informações apuradas no local, por volta das 21h30, um casal chegou ao Auto Posto Joafra em uma motocicleta e parou ao lado de uma das bombas, simulando ser cliente. Logo em seguida, o condutor anunciou o assalto. Durante a ação criminosa, o frentista reagiu e entrou em luta corporal com os suspeitos, vindo a cair sobre a motocicleta usada na fuga.

No meio da confusão, um disparo de arma de fogo foi efetuado e atingiu Francisco de raspão na cabeça. Após o tiro, os criminosos fugiram do local sem levar dinheiro ou qualquer objeto, tomando rumo desconhecido.

Mesmo ferido, o frentista conseguiu caminhar até a loja de conveniência do posto, onde pediu ajuda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, Francisco deu entrada na unidade hospitalar com estado de saúde estável. Policiais Militares do 1º Batalhão estiveram no local, colheram informações sobre os suspeitos e realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso.

A ocorrência foi registrada e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça autoriza retorno de envolvido em rebelião ao presídio do Acre

Publicado

em

A Justiça Federal autorizou o retorno do detento Cleidivar Alves de Oliveira ao sistema prisional do Acre, após reavaliar o prazo inicialmente fixado para sua permanência no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo a reportagem da TV 5, a transferência foi realizada de forma sigilosa e com esquema de segurança reforçado, em aeronave da Polícia Federal, sob escolta de agentes penitenciários federais. Por determinação judicial, Cleidivar foi encaminhado novamente ao presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, localizado na capital do estado.

Cleidivar Alves de Oliveira estava entre os 14 detentos transferidos para presídios federais em 27 de setembro de 2023, após a rebelião registrada em junho do mesmo ano no presídio de segurança máxima do Acre. O motim durou cerca de 15 horas e resultou na morte de cinco internos, sendo dois deles decapitados.

Segundo as investigações policiais, o grupo transferido foi apontado como responsável pela rebelião. Conforme a denúncia, Cleidivar, apontado como líder da facção, teve participação ativa na organização e execução do motim. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre por cinco homicídios, além do envolvimento direto na rebelião.

Com o retorno de Cleidivar ao sistema prisional acreano, a expectativa das autoridades é que outros detentos também sejam reconduzidos ao estado. A exceção são Rogério Mendonça e Davidson Nascimento, que fugiram do presídio federal de Mossoró em fevereiro do ano passado e só foram recapturados após cerca de 50 dias de buscas intensas.

Comentários

Continue lendo