Conecte-se conosco

Acre

Professores recusam proposta do governo de “estudo” da realidade financeira do Acre

Publicado

em

“Ninguém está interessado em grupo de trabalho para estudar a situação econômica do Estado”, diz Rosana Nascimento

O comando de greve dos professores da rede estadual de educação recusou a proposta do governo do Acre para criação de um grupo de trabalho para estudar a realidade financeira do Estado.

O governo pretendia, caso o grupo fosse formado, “definir possibilidades de atendimento de demandas”, relacionada à VDP e ao piso dos servidores administrativos e de apoio.

Professores em greve se reuniram na Praça da Revolução/Foto: Everton Damasceno/ContilNet

Professores em greve se reuniram na Praça da Revolução/Foto: Everton Damasceno/ContilNet

Os professores, que já estão em greve há 25 dias, decidiriam continuar com os braços cruzados. Na manhã desta segunda-feira, na Praça da Revolução, liderados pelo Sinteac (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre), eles criticaram a proposta do governo.

Os professores, cuja principal reivindicação é um reajuste salarial de 25%, disseram que torcem para que o governo os atenda para evitar que a paralisação dura mais tempo.

A presidente do Sinetaac, Rosana Nascimento, criticou a proposta do secretário de Educação, Marco Antônio Brandão, para criação  de grupo de trabalho, envolvendo governo e sindicato para estudar a realidade financeira do Estado.

“Não queremos uma proposta como essa. Ninguém está interessado em grupo de trabalho para estudar a situação econômica do Estado. Estamos interessados no nosso direito, que é o reajuste salarial. Fazer grupo de trabalho não é proposta”, afirmou Rosana Nascimento.

11721810_810901729017154_547776501_n

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo