Cotidiano
Professores com contratos encerrados em 2023 precisam de cadastro na Sefaz para receber Prêmio VDP
Secretaria de Educação do Acre informa que pagamento é feito via Borderô e depende de regularização do cadastro de credor

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) informa aos professores que encerraram seus contratos em 2023 que o pagamento do Prêmio VDP está sendo realizado via Borderô. Foto: assessoria
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) do Acre divulgou uma nota informando que os professores que tiveram seus contratos encerrados em 2023 precisam estar cadastrados como credores na Secretaria de Fazenda (Sefaz) para receberem o Prêmio VDP. O pagamento é realizado por meio da ferramenta de gestão financeira Borderô, cujo acesso só é possível para quem possui o cadastro atualizado na Sefaz.
Em nota assinada pelo secretário Aberson Carvalho, a SEE explicou que está realizando a verificação dos professores cadastrados no sistema e que os pedidos de pagamento são encaminhados conforme a liberação do orçamento. “A equipe técnica da SEE está fazendo essa verificação no sistema e, à medida em que é liberado orçamento, o pedido de pagamento é encaminhado”, destacou o comunicado.
O Prêmio VDP é um benefício destinado a professores que atenderam a critérios específicos durante o ano de 2023. No entanto, para garantir o recebimento, é fundamental que os profissionais regularizem seu cadastro na Sefaz. A SEE reforçou a importância de que os professores que ainda não possuem o cadastro de credor providenciem a atualização o mais rápido possível.
A nota também ressaltou o compromisso da secretaria em agilizar os pagamentos, mas lembrou que o processo depende da disponibilidade orçamentária e da regularização dos cadastros. Professores com dúvidas ou dificuldades para realizar o cadastro podem buscar orientação junto à Sefaz ou à SEE.
Confira a íntegra da nota:
Nota pública sobre o Prêmio VDP da Educação
“A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) informa aos professores que encerraram seus contratos em 2023 que o pagamento do Prêmio VDP está sendo realizado via Borderô. Para isso, é necessário que, aqueles que ainda não possuem, providenciem o cadastro de credor junto à Sefaz. A equipe técnica da SEE está fazendo essa verificação no sistema e, à medida em que é liberado orçamento, o pedido de pagamento é encaminhado.”
A SEE reforça seu compromisso com os profissionais da educação e trabalha para garantir que todos os direitos sejam assegurados dentro das possibilidades orçamentárias e legais.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros
Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José
O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.
Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.
O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José
O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários
Cotidiano
Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Avaliação
Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:
- 39% consideram negativo;
- 33% consideram positivo;
- 26% consideram regular; e
- 2% não souberam responder.
A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.
- Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
- Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
- Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
- Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
- Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Carnaval na fronteira: Savana Santiago promove ‘Esquenta no Pimenta’ em Epitaciolândia nesta quinta (12)
Com tradição suspensa em Brasiléia, empresária aposta em noite com Paula Burg, sorteios em pix e muita purpurina no Pimenta Café. Savana Santiago lança “Esquenta no Pimenta” para aquecer o Carnaval na fronteira

Evento acontece nesta quinta-feira (12) no Pimenta Café, em Epitaciolândia, com show de Paula Burg e sorteios em pix. Foto: captada
Enquanto Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano, a fronteira ganha uma alternativa para quem não abre mão da folia. A advogada e empresária Savana Santiago anunciou o “Esquenta no Pimenta”, que acontece nesta quinta-feira (12), no Pimenta Café, em Epitaciolândia — espaço já conhecido do público noturno da região.
A programação terá show da artista Paula Burg, três sorteios de 300 reais via Pix para os presentes e muita purpurina. “A fronteira não ficará sem noite de carnaval”, garantiu Savana, que promete uma noite mágica para receber foliões e convidados.

A advogada e empresária Savana Santiago anuncia o “Esquenta no Pimenta”, no Pimenta Café, em Epitaciolândia, espaço já consolidado no roteiro noturno da região. Foto: captada
O evento começa na noite de quinta-feira e marca a entrada da empresária nas comemorações carnavalescas deste ano, apostando em estrutura, animação e atrações locais para movimentar a região durante o período festivo.

A iniciativa surge como alternativa para o público da fronteira, já que Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano. “A fronteira não ficará sem noite de Carnaval”, garantiu a empresária. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.