Conecte-se conosco

Brasil

Professor do Acre é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com livro sobre reservas extrativistas da Amazônia

Publicado

em

Obra de Anselmo Gonçalves, professor do Instituto Federal do Acre, revisita história e transformação das Reservas Extrativistas. Cerimônia de premiação ocorre em agosto

Professor Anselmo Gonçalves e sua obra Que é Reserva Extrativista? Uma homolo-crítica conceitual. Foto: Arquivo/Anselmo Gonçalves

O professor Anselmo Gonçalves da Silva, do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Xapuri, interior do estado, está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2025. Ele concorre na categoria ”Geografia e Geociências’ com o livro ‘Que é Reserva Extrativista? Um homolo-crítica conceitual’.

O trabalho é resultado da tese de doutorado de Anselmo, em estudos contemporâneos pela Universidade de Coimbra, e traz uma investigação sobre a história das reservas extrativistas, modelo criado no Acre e que ganhou reconhecimento nacional.

O professor revisita o conceito original criado pelo movimento seringueiro em 1980 e analisa como essa proposta foi transformada em políticas públicas ao longo do tempo.

Além da análise crítica, o livro discute o contexto regional acreano, onde os conflitos em torno das Reservas Extrativistas têm ganhado força nos últimos anos. O Acre abriga algumas das primeiras áreas desse tipo criadas no país, como as Reservas Chico Mendes e Alto Juruá, além de outras, como Cazumbá-Iracema, Riozinho da Liberdade e Alto Tarauacá.

Obra de Anselmo – Que é Reserva Extrativista? Uma homolo-crítica conceitual. Foto: Arquivo/Anselmo Gonçalves

Durante a pesquisa, Anselmo ouviu moradores de diversas Reservas Extrativistas, que falaram do atual modelo, incluindo limitações impostas por regras ambientais, conflitos com órgãos gestores e dificuldades de sustento.

O professor destaca que o objetivo da obra não é invalidar as Reservas, mas propor um resgate da filosofia amazônica que deu origem a elas.

“Acredito que a reserva extrativista ainda pode ser barco e bússola, guiando projetos de vida dessas populações. Mas, para isso, é necessário recuperar o encantamento com a proposta original dos anos 1980, feita a partir das demandas dos próprios moradores”, pontua.

Trajetória

Da cidade de Magé, no Rio de Janeiro, Anselmo veio para o Acre em 2006 após ser aprovado em um concurso para o cargo de gestor de políticas públicas, onde ficou por três anos.

Depois, ele ingressou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e passou a atuar na gestão da Reserva Extrativista Chico Mendes em Brasiléia.

”Durante minha ação como analista ambiental no ICMBio, acompanhei de perto as comunidades, participei de reuniões e vivi nas reservas, foi esse contato que despertou questionamentos que tentei responder na pesquisa”, explica Anselmo.

Anselmo em Rio Iaco, na altura do Seringal Icuriã, RESEX Chico Mendes. Foto: Arquivo/Anselmo Gonçalves

A partir da vivência profissional e acadêmica, o professor construiu uma crítica ao processo de institucionalização das Reservas Extrativistas no Brasil. Segundo ele, o modelo acabou se afastando da proposta original.

Jabuti Acadêmico

Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Jabuti Acadêmico valoriza obras científicas, técnicas e profissionais de relevância nacional. A premiação é uma das mais importantes da produção científica e intelectual do país e acontece no mês de agosto.

Segundo Anselmo, estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico é motivo de orgulho e representa um reconhecimento ao trabalho científico produzido no Acre.

“É uma conquista coletiva. A pesquisa foi feita no Ifac, nas reservas, com base nas experiências do território. Fico feliz por esse olhar estar sendo valorizado nacionalmente”, completa.

Os Institutos Federais, como o Ifac, têm desempenhado papel estratégico nesse processo, ao levar formação de qualidade a regiões situadas nas bordas geográficas e sociais do país. “O campus Xapuri mostra que é possível fazer ciência rigorosa e socialmente relevante fora dos grandes centros urbanos”, completa.

A cerimônia de premiação do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 está marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Governo do Acre e OIM discutem parceria para fortalecer políticas de acolhimento a migrantes

Publicado

em

Estado busca ampliar cooperação internacional para aprimorar assistência a haitianos, venezuelanos e outras nacionalidades que chegam pela fronteira

As cidades de Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco contam com abrigos temporários para receber os estrangeiros. Foto: captada 

O governo do Acre realizou, na terça-feira (17), uma reunião com representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) que atua na gestão de fluxos migratórios em 175 países. O encontro teve como objetivo discutir novas formas de cooperação para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao acolhimento, à assistência e à integração de migrantes no estado .

Participaram da reunião o secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, e representantes da OIM no Brasil .

O Acre é porta de entrada de fluxos migratórios desde 2010, com a chegada de haitianos, venezuelanos e cidadãos de outras nacionalidades que utilizam rotas terrestres para ingressar no Brasil. As cidades de Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco contam com abrigos temporários para receber os estrangeiros .

O secretário Fabio Rueda ressaltou a relevância da articulação com organismos internacionais:

“O Acre tem uma experiência acumulada muito significativa na recepção de migrantes, mas é fundamental fortalecer parcerias com organismos internacionais como a OIM. Essa cooperação amplia nossa capacidade de resposta e garante mais dignidade no atendimento a essas pessoas”, afirmou .

Compromisso humanitário

A secretária adjunta Amanda Vasconcelos reforçou o compromisso do estado com ações humanitárias:

“Estamos trabalhando para consolidar uma rede de atendimento que assegure direitos e promova a inclusão social dos migrantes. O apoio técnico e institucional da OIM é essencial para avançarmos nesse processo com mais eficiência e sensibilidade”, pontuou .

Ampliação das ações

O oficial nacional de projetos da OIM, Eugênio Guimarães, informou que o órgão atua no Acre desde 2024 e sinalizou a intenção de ampliar as ações:

“Queremos potencializar e agregar os serviços que já estão sendo realizados no estado. A parceria com o governo do Estado é de suma importância nesse processo e queremos trazer novas experiências exitosas que estão sendo aplicadas pelo mundo nesta área de mobilidade humana”, declarou .

Comentários

Continue lendo

Brasil

Fernanda Hassem deixa PP, rompe com governo e declara apoio a Alan Rick: “Momento de novos voos”

Publicado

em

Ex-prefeita de Brasiléia anuncia desfiliação do Progressistas e reforça movimento que já inclui o irmão, deputado Tadeu Hassem

A ex-prefeita de Brasiléia anunciou sua saída do Partido Progressista (PP) e o rompimento com a base do governo estadual. Foto: captada 

A ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, anunciou nesta quarta-feira (18) sua saída do Partido Progressista (PP) e o rompimento com a base do governo estadual. Em declaração pública, ela afirmou que a decisão faz parte de um novo momento em sua trajetória política e confirmou apoio à pré-candidatura do senador Alan Rick (Republicanos) ao governo do Acre.

No comunicado, a ex-gestora relembrou sua atuação como vereadora e prefeita por dois mandatos no município, além do período em que esteve à frente da coordenação da Secretaria de Governo na regional do Alto Acre. Ela também agradeceu ao governador Gladson Cameli, destacando a relação de respeito construída ao longo dos anos.

Alinhamento com Alan Rick

A decisão de Fernanda ocorre um dia após o irmão, deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), anunciar oficialmente na tribuna da Assembleia Legislativa sua saída da base governista e seu apoio à candidatura de Alan Rick. Em discurso, Tadeu afirmou que a mudança representa “um novo ciclo político” e não um rompimento pessoal com o governador.

Nos bastidores, a informação é que Fernanda Hassem pode vir a compor a chapa de Alan Rick como candidata a vice-governadora. O convite estaria em aberto e a ex-prefeita avalia a proposta, que poderia equilibrar a disputa eleitoral no Alto Acre, região onde os Hassem possuem forte reduto eleitoral.

Repercussão

A saída dos Hassem representa mais um movimento de debandada na base do governo, que já perdeu o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) e pode sofrer novas desfiliações nos próximos dias, como do deputado Pedro Longo (PDT) e do deputado Gene Diniz (Republicanos), irmão do prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz.

Com a adesão de Fernanda e Tadeu, Alan Rick fortalece sua pré-candidatura na região do Alto Acre, enquanto o governo enfrenta dificuldades de articulação a menos de um mês da desincompatibilização do governador Gladson Cameli, que deixa o cargo em 4 de abril para que a vice-governadora Mailza Assis (PP) assuma o comando do Estado.

Leia a nota na íntegra:

A vida é feita de escolhas e ciclos, e na política não poderia ser diferente. Cada etapa nos ensina, nos desafia e nos prepara para o próximo passo. Em respeito à história que construí, venho comunicar minha decisão de me desligar do Partido Progressista e da base do governo.

Ao longo da minha trajetória, tive a honra de servir a nossa querida Brasiléia como vereadora, prefeita e prefeita reeleita, sempre com dedicação, responsabilidade e compromisso com a população.

Posteriormente, assumi com zelo a coordenação da SEGOV na regional do Alto Acre, buscando contribuir e ouvir os anseios de cada cidadão, sendo a voz da nossa população junto ao governo, na busca de melhorias ao bem coletivo, especificamente para a nossa regional, sempre dando o meu melhor, com muita responsabilidade, humildade e trabalho.

Agradeço ao governador Gladson Cameli, pessoa pela qual tenho grande gratidão e respeito.

Sempre tive lado, fui leal às minhas decisões e escolhas, e nunca me escondi dos desafios que a política exige. É com esse mesmo espírito de lealdade e compromisso que anuncio que estarei apoiando a pré-candidatura do senador Alan Rick ao governo.

Sigo adiante, mantendo o mesmo compromisso e integridade que sempre nortearam meu trabalho, buscando contribuir da melhor forma possível pelo futuro do nosso povo.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Fazenda se reúne com estados para debater redução de ICMS sobre diesel

Publicado

em

Gustavo Moreno/Metrópoles
Funcionário abastece tanque no centro de Distribuição da Petrobras no SIA combustivel tanque gasolina alcool diesel - Metrópoles

Em meio à investigação da Polícia Federal sobre o aumento dos preços dos combustíveis, o Ministério da Fazenda convocou, para esta quarta-feira (18/3), uma reunião com os estados para discutir uma “redução temporária” da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel.

A convocação ocorre no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne todos os secretários de Fazenda dos entes federativos, mas é presidido pela Fazenda.

O ofício sobre a reunião é assinado pelo secretário-executivo do Confaz, Carlos Henrique de Azevedo Oliveira. Segundo ele, a convocatória se deu a pedido do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.

Crise

Nessa terça-feira (17/3), a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar a prática de abuso de preços de combustíveis em todo o país.

Paralelamente, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), realiza fiscalizações nos estados para apurar os preços.

Diante da situação, o governo federal começou a se mobilizar para evitar uma greve nacional dos caminhoneiros. A categoria tem ameaçado fazer paralisação por causa da alta do diesel.

Nesta quarta o ministro dos Transportes, Renan Filho, vai anunciar medidas para ampliar a fiscalização do cumprimento da tabela do piso mínimo do frete para a categoria.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo