fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Professor da Ufac, Paulo Schmitz, morre em casa ao cair de escada

Paulo Schmitz era um ex-padre alemão naturalizado brasileiro e sua morte, ocorrida no Tropical causou comoção

Publicado

em

POR TIÃO MAIA

Foi sepultado na tarde do último sábado (22), no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco, o professor aposentado da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Schmitz, aos 88 anos de idade.

Ele foi vítima de um acidente doméstico dentro de sua própria casa, no Jardim Tropical, no dia 4 deste mês, ao cair da escada que dava acesso ao segundo piso da residência. Após o acidente o professor ainda ficou internado, mas não resistiu.

Alemão, natural de Frankfurt, Paulo Schmitz chegou ao Brasil vindo de navio, pelo Rio de Janeiro, em 1963. De lá, pegou nova embarcação e foi para o Alto Juruá, viver entre índios e seringueiros empobrecidos das regiões onde hoje se situam os municípios de Porto Walter e Marechal Taumathurgo, como missionário da Igreja Católica.

Sua dedicação à causa dos mais pobres, especialmente aos hansenianos, levaram-no a ser ordenado padre, vinculado à Diocese do Alto Juruá, de orientação alemã. Mas, lá mesmo no Alto Juruá, o coração do padre bateu diferente quando encontrou a acreana Helena Barbary, de tradicional família local. Ele largou a batina e o sacerdócio para constituir família com Helena, com a qual teve três filhos – Paul, Monica e Gottfried.

Em 1979, depois de coordenar o Projeto Rondon lá na região do Juruá, entrou para a Ufac, como professor de filosofia e lá permaneceu até aposentar-se, há seis anos. Schmitz era brasileiro naturalizado.

Sua morte causou enorme comoção, principalmente entre os jovens colegas de seus filhos. Muitas manifestações de pesar nas redes sociais marcaram a despedida de Schmitz, carinhosamente chamado por muitos de “Tio Paulo”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá enfrenta o Manaus e tenta voltar a vencer no Brasileiro

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O meia João Hassen (10) acredita em boa apresentação do Humaitá

O Humaitá enfrenta o Manaus neste sábado, 26, às 14h30 (hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, em um duelo válido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão estreou na competição com derrota na Arena da Floresta e Manaus conquistou um ponto fora de casa contra o Trem.

Erismeu estreia

O confronto fora de casa marca a estreia de Erismeu Silva no comando do Tourão. Com o elenco mais fraco (três atletas foram dispensados após a estreia), o treinador vai para o jogo pressionado por um bom resultado.

Júlio César quer vitória

Júlio César Nunes espera uma grande apresentação do Manaus para conquistar a primeira vitória no torneio. O treinador quer a equipe como protagonista na Série D.

No apito

Rubens Paulo Rodrigues, de Goiás, apita Manaus e Humaitá. Hugo Agostinho e  Raimundo José Azevedo, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez enfrenta o Rolim de Moura na estreia do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Galvez disputa pela primeira vez o Brasileiro no feminino

O Galvez enfrenta o Rolim de Moura, de Rondônia, neste sábado, 26, na Arena da Floresta, a partir das 18 horas, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A3. Os dois times não são favoritos no grupo A1 e por isso o confronto ganha uma importância ainda maior.

Tempo curto de preparação

O elenco do Galvez teve um tempo curto de preparação visando o torneio nacional. Contudo, Maurício Carneiro acredita na qualidade do elenco montado para a competição.

“Trabalhamos forte. As atletas estão confiantes e a meta é tentar uma vitória”, afirmou o treinador.

Abertura do grupo

Na abertura do grupo A1 do Brasileiro A3, o Tarumã goleou o Recanto da Criança por 6 a 0, no Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, no duelo amazonense do torneio.

Trio acreano

Um trio acreano comanda Galvez e Rolim de Moura. Iane Veras apita e terá como auxiliares Veronica Severino e Reno Cassiano Loreda.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acreana de 7 anos, “encantadora de pinschers”, se apresenta no Domingo Legal

Publicado

em

Helena Sophia representa o Acre em rede nacional e promete encantar o Brasil com seu carisma

Montagem sobre foto de SBT e arquivo pessoal/reprodução

A pequena Helena Sophia, de apenas 7 anos, natural de Rio Branco (AC), é a nova sensação das redes sociais e agora se prepara para conquistar o público nacional. Conhecida como a “encantadora de pinschers” pelo talento em lidar com os cães de temperamento forte, a influenciadora mirim participará ao vivo neste domingo (27) do quadro Famosos da Internet, no programa Domingo Legal com Celso Portiolli, no SBT. A atração começa às 9h, no horário do Acre.

Em entrevista, a mãe da jovem influenciadora, Carina Rodrigues, revelou o orgulho com a conquista. “Esse reconhecimento é um sonho para todos nós. Nunca imaginamos que chegaríamos a uma rede nacional”, afirmou. Segundo Carina, Sophia está confiante para representar o Acre e tentar trazer o troféu para casa.

A jornada até o palco do SBT envolveu desafios. Foi a primeira viagem de Sophia para fora de Rio Branco, mas a pequena demonstrou coragem e tranquilidade durante o percurso. Apesar da fama ligada aos pinschers, os cãezinhos não viajaram com ela devido à logística de transporte para o programa ao vivo.

Fenômeno nas redes sociais, Sophia soma 1,2 milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, além de 1,7 milhão no Facebook. Seus vídeos, repletos de carisma e habilidade com os animais, abriram caminho para a estreia na televisão nacional.

Comentários

Continue lendo