Conecte-se conosco

Cotidiano

Produtores rurais completam 2º dia de ocupação pacífica em frente usina da YPFB em Cobija

Publicado

em

Protesto completa dois dias sem resposta do governo nacional sobre crise de combustível e descentralização da distribuição

O Setor Rural de Pando cumpriu neste sábado (31) o segundo dia da tomada pacífica da usina da YPFB em Cobija, em protesto contra a escassez crônica de combustíveis na região. Os manifestantes exigem soluções imediatas para o desabastecimento e a descentralização operacional da empresa estatal, que atualmente depende logisticamente da cidade de Riberalta, no departamento de Beni.

Os manifestantes reforçaram as demandas por:

  1. Soluções imedratas para a escassez de combustíveis

  2. Descentralização operacional da YPFB

  3. Autonomia logística para Pando

“Estamos há meses convivendo com essa situação que paralisa nossa produção e transporte”, denuncia Juan Pérez, líder da associação de transportes da região. Foto: captada 

Pontos críticos da crise:
  • Distribuição centralizada em Riberalta prejudica abastecimento em Cobija

  • População enfrenta filas intermináveis e racionamento de combustível

  • Autoridades nacionais ainda não se pronunciaram sobre as demandas

  • Atualmente, todo abastecimento depende de Riberalta (Beni), a 400km de distância

  • Produtores rurais enfrentam prejuízos com paralisação de maquinários

  • Postos operam com racionamento há mais de três meses

A população de Pando/Cobija relata dificuldades para atividades básicas como transporte escolar e atendimento médico, com vários municípios da região já decretando situação de emergência. Foto: captada 

“Estamos abandonados pelo governo central. Pando não pode continuar refém de uma logística que nunca funciona”, declaró Rúben Vaca, líder da Federação de Produtores de Pando.

Enquanto isso, a população de Pando/Cobija relata dificuldades para atividades básicas como transporte escolar e atendimento médico, com vários municípios da região já decretando situação de emergência.

Enquanto a ocupação se mantém de forma ordenada, comerciantes e transportadores alertam para os impactos econômicos da escassez.

“Estamos há meses convivendo com essa situação que paralisa nossa produção e transporte”, denuncia Juan Pérez, líder da associação de transportes da região.

A YPFB não emitiu novo comunicado desde o início do protesto, deixando a população em suspense sobre possíveis soluções para um problema que já se arrasta por vários meses na fronteira boliviana com acre.

Veja vídeo com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo