Conecte-se conosco

Acre

Procurador-Geral do MPAC participa de reunião do CNPG e eleição do novo presidente 

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, participou nesta quarta-feira (17) da eleição do novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para o período 2024-2025. O PGJ de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, foi eleito por aclamação pelos integrantes do Colegiado.   

A reunião ordinária do CNPG, realizada na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília, contou com a presença de procuradores-gerais de justiça de todo o país, do presidente do CNPG, César Mattar Jr., do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Pelo MPAC, também estiveram presentes o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, e o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, que foi corregedor nacional do Ministério Público nos biênios 2019-2021 e 2021-2023.

O presidente do CNPG, César Mattar Jr., desejou sucesso ao presidente eleito e ressaltou que a instituição permanece fortalecida e unida, para os desafios que estão se pondo na trajetória do Ministério Público brasileiro. Já o novo presidente eleito, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a confiança do Colegiado e registrou seu compromisso com o fortalecimento da unidade do MP brasileiro, afirmando que não medirá esforços para dignificar a instituição durante sua gestão. 

Durante a reunião, o PGR Paulo Gonet apresentou duas propostas que foram aprovadas pelo CNPG. A primeira trata da adesão de instituições e unidades do MP brasileiro ao termo de cooperação para somar esforços à efetivação do projeto “Regulariza Educação”, que visa promover a regularização fundiária de terrenos de escolas, creches e quadras esportivas em todo o país, além de buscar retomar 8 mil obras em andamento, inacabadas ou paralisadas.  

Em cerimônia ocorrida na terça-feira (16), assinaram o referido termo de cooperação a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  

A segunda proposta prevê a utilização da Ouvidoria do CNMP para receber denúncias de violências cometidas por policiais. As denúncias serão encaminhadas aos MPs dos respectivos estados para investigação. Esse sistema será colocado em prática como teste, para posterior reavaliação de sua adoção definitiva. 

* Com informações da Ascom CNPG/MPPA e fotos da Secom MPF – Antônio Augusto 

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Quinta-feira será de calor, alta umidade e pancadas de chuva em todo o Acre

Publicado

em

O tempo segue quente, úmido e instável nesta quinta-feira (12) em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas

🌤️ Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens e pancadas isoladas, com possibilidade de intensidade moderada a forte.

  • Probabilidade de chuvas fortes: média

  • Probabilidade de temporais: média

  • Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer

  • Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do noroeste, com variações do norte e oeste

  • Ventos fortes: baixa probabilidade


🌦️ Centro e oeste do estado

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica calor, sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser intensas.

  • Probabilidade de chuvas fortes: média

  • Probabilidade de temporais: baixa

  • Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer

  • Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste

  • Ventos fortes: baixa probabilidade


🌡️ Temperaturas previstas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre sobe 92 centímetros em 24 horas, aponta Defesa Civil

Publicado

em

Mesmo com elevação, nível do manancial segue abaixo das cotas de alerta e transbordo

O nível do Rio Acre apresentou elevação nas primeiras horas desta quinta-feira (12), em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h20, o manancial marcou 9,97 metros, registrando aumento em relação à medição da quarta-feira (11), quando o rio estava com 9,05 metros no mesmo horário.

De acordo com os dados oficiais, a elevação foi de 92 centímetros no intervalo de 24 horas. No boletim anterior, a tendência era de vazante, enquanto nesta quinta-feira o indicativo passou a ser de subida, demonstrando mudança no comportamento do rio.

Apesar da elevação no nível das águas, o volume de chuva registrado nas últimas 24 horas foi menor. Na quarta-feira foram contabilizados 10 milímetros de precipitação, enquanto nesta quinta o índice foi de apenas 1 milímetro.

Mesmo com a alta, o Rio Acre permanece abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e também distante da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo

Acre

TCE-AC ratifica inexigibilidade para contratação de ferramenta de pesquisa de preços

Publicado

em

Contrato de R$ 38,2 mil prevê assinatura de sistema especializado para apoio às atividades de fiscalização

Foto: Sérgio Vale

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação para a contratação da empresa NP Tecnologia e Gestão de Dados Ltda., conforme publicação no Diário Eletrônico de Contas desta quinta-feira (12).

A decisão foi assinada pela presidente da Corte, conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, com fundamento no artigo 74, inciso I, da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), após parecer jurídico favorável que apontou a inviabilidade de competição para a contratação do serviço.

De acordo com o ato, a empresa, inscrita no CNPJ nº 07.797.967/0001-95, será responsável pelo fornecimento de assinatura de ferramenta especializada em pesquisa e comparação de preços praticados pela Administração Pública. O sistema será utilizado pelo TCE-AC como instrumento de apoio técnico nas atividades de fiscalização e análise de gastos públicos.

O valor total da contratação é de R$ 38.250,00. O reconhecimento e a ratificação da inexigibilidade constam no Processo nº 999999.000015/2026-06, publicado oficialmente no Diário Eletrônico de Contas.

Comentários

Continue lendo