Conecte-se conosco

Acre

Procurador-Geral do MPAC participa de reunião do CNPG e eleição do novo presidente 

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, participou nesta quarta-feira (17) da eleição do novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para o período 2024-2025. O PGJ de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, foi eleito por aclamação pelos integrantes do Colegiado.   

A reunião ordinária do CNPG, realizada na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília, contou com a presença de procuradores-gerais de justiça de todo o país, do presidente do CNPG, César Mattar Jr., do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Pelo MPAC, também estiveram presentes o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, e o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, que foi corregedor nacional do Ministério Público nos biênios 2019-2021 e 2021-2023.

O presidente do CNPG, César Mattar Jr., desejou sucesso ao presidente eleito e ressaltou que a instituição permanece fortalecida e unida, para os desafios que estão se pondo na trajetória do Ministério Público brasileiro. Já o novo presidente eleito, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a confiança do Colegiado e registrou seu compromisso com o fortalecimento da unidade do MP brasileiro, afirmando que não medirá esforços para dignificar a instituição durante sua gestão. 

Durante a reunião, o PGR Paulo Gonet apresentou duas propostas que foram aprovadas pelo CNPG. A primeira trata da adesão de instituições e unidades do MP brasileiro ao termo de cooperação para somar esforços à efetivação do projeto “Regulariza Educação”, que visa promover a regularização fundiária de terrenos de escolas, creches e quadras esportivas em todo o país, além de buscar retomar 8 mil obras em andamento, inacabadas ou paralisadas.  

Em cerimônia ocorrida na terça-feira (16), assinaram o referido termo de cooperação a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  

A segunda proposta prevê a utilização da Ouvidoria do CNMP para receber denúncias de violências cometidas por policiais. As denúncias serão encaminhadas aos MPs dos respectivos estados para investigação. Esse sistema será colocado em prática como teste, para posterior reavaliação de sua adoção definitiva. 

* Com informações da Ascom CNPG/MPPA e fotos da Secom MPF – Antônio Augusto 

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é baleado ao buscar filhos em assentamento no interior do Acre

Publicado

em

Suspeito seria atual companheiro da ex-mulher da vítima; caso é investigado pela Polícia Civil

Um homem identificado como Sirço dos Santos, de 53 anos, foi ferido com um disparo de arma de fogo na tarde desta sexta-feira, em uma residência localizada no Ramal Bujari, acesso ao Assentamento Walter Arce, no município de Bujari.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi até o local de motocicleta para buscar os filhos, com quem divide a guarda após a separação. Enquanto conversava com as crianças debaixo de uma árvore, o atual companheiro da ex-mulher, identificado como Ronilson, se aproximou armado com uma espingarda e efetuou um disparo que atingiu a coxa direita de Sirço.

Após o ataque, o suspeito teria retornado à residência para buscar mais munição.

Mesmo ferido, Sirço conseguiu subir na motocicleta e se deslocar até a delegacia do município, onde pediu ajuda.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. A vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, com estado de saúde considerado estável.

Um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cobertura vacinal contra dengue no Acre fica abaixo do esperado; maioria dos municípios não atinge meta da segunda dose

Publicado

em

Dados da Sesacre mostram redução drástica de casos da doença em 2026, mas imunização completa preocupa; Acrelândia lidera aplicação da primeira dose com 65%

Os números podem até apresentar uma redução drástica nos casos de dengue, com diminuição de mais de 78% em 2026, mas a cobertura vacinal contra a dengue no Acre está abaixo do esperado. Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apontam que a maioria dos municípios acreanos não alcançou as metas estabelecidas, sobretudo quando se fala no esquema completo de imunização.

Primeira dose

Na aplicação da primeira dose, alguns municípios se destacam com melhores índices:

  • Acrelândia: 65,23%

  • Jordão: 64,49%

  • Santa Rosa do Purus: 53,46%

Em contrapartida, cidades como Porto Acre (16,32%), Tarauacá (21,07%) e Bujari (22,75%)registram coberturas significativamente mais baixas.

Os dados apontam que, embora haja início de adesão à vacina, ainda há um desafio importante em garantir que a população retorne para completar o ciclo de imunização. Foto: captada 

Segunda dose – o grande desafio

O cenário se agrava quando se observa a segunda dose da vacina, essencial para garantir maior proteção. Mesmo nos municípios com melhor desempenho, os índices são consideravelmente menores:

Município Primeira dose Segunda dose
Acrelândia 65,23% 37,19%
Jordão 64,49% 34,72%
Manoel Urbano 31,13%

Na maioria das localidades, a cobertura da segunda dose não ultrapassa 25%. Em alguns casos, os números são ainda mais críticos:

  • Tarauacá: 6,53%

  • Porto Acre: 7,71%

  • Cruzeiro do Sul: 8,04%

Esses percentuais evidenciam a dificuldade na adesão ao esquema vacinal completo.

O cenário se agrava quando se observa a segunda dose da vacina, essencial para garantir maior proteção. Foto; captada 

Desafio da imunização

Os dados apontam que, embora haja início de adesão à vacina, ainda há um desafio importante em garantir que a população retorne para completar o ciclo de imunização.

A vacinação contra a dengue é direcionada principalmente a crianças e adolescentes, considerados mais vulneráveis às formas graves da doença. A baixa cobertura da segunda dose preocupa as autoridades de saúde, já que o esquema completo é fundamental para garantir proteção duradoura e eficaz contra a enfermidade.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é ferido com terçado após negar alimento em comércio de Brasiléia

Publicado

em

Suspeito foi contido por policiais e encaminhado à delegacia após ataque em via pública

Um empresário foi vítima de agressão com arma branca (facão) na tarde desta quinta-feira (26), em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Marinho Monte, no bairro Ferreira Silva, parte alta da cidade de Brasiléia.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Centro de Operações (Copom) para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito em situação de rua (não identificado), já imobilizado e algemado, devido ao comportamento agressivo.

Segundo relato da vítima, proprietário do comércio (sem identificação), o suspeito frequentava o estabelecimento há cerca de 15 dias pedindo alimentos. Após ter um novo pedido negado, ele reagiu de forma violenta e atacou o comerciante com um terçado, causando um ferimento leve na mão direita.

A agressão foi interrompida por policiais que passavam pela região no momento do ocorrido. O suspeito foi detido no local e conduzido à delegacia, sem apresentar lesões.

A arma utilizada no ataque foi apreendida, e o caso foi registrado como lesão corporal dolosa.

Comentários

Continue lendo