fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Procon realiza ações de fiscalização em bancos do estado

Publicado

em

Somente este ano,  o  Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) já fiscalizou cerca de 21 agências bancárias em todo o estado com o objetivo de auferir irregularidades no tempo de espera dos consumidores.

Procon vem realizando ações de fiscalização em bancos do estado Foto: José Caminha/Secom.

Foram lavrados em decorrência das fiscalizações, 14 relatórios de visitas onde os bancos estavam funcionando de maneira regular na data da fiscalização, 4 autos de constatação (onde constatou-se algum tipo de irregularidade) e 3 autos de infração (aplicação por multa), por não se adequarem em razão de irregularidade auferida na primeira vez.

Cada município tem sua própria lei em relação às regras de espera em bancos, porém, o decreto estadual vigente proíbe a aglomeração dentro de estabelecimentos bancários, por isso a distribuição de senhas aos consumidores é exigida.

Cada município tem sua própria lei em relação às regras de espera em bancos, porém, o decreto estadual vigente proíbe a aglomeração  Foto: José Caminha/Secom.

Camila Pereira, chefe do departamento de atendimento e fiscalização do Procon/AC ressalta a importância das ações: “O Procon vem reiteradamente fiscalizando a qualidade nos serviços prestados pelos bancos de todo o estado do Acre, isto porque as instituições financeiras devem obedecer à legislação vigente no que se refere ao tempo de espera para os atendimentos. Ressalte-se que há um conflito de normas entre o decreto estadual, que proíbe a aglomeração dentro das agências bancárias, e as leis de alguns municípios, menos restritivas. Não obstante, o Procon vem exigindo que os bancos distribuam senhas aos consumidores que estão aguardando também do lado de fora do estabelecimento. Nesse sentido, temos autuado os bancos que não obedecem a esse procedimento e, consequentemente, solicitado que os consumidores sejam alocados de forma adequada,” pontuou.

Os consumidores que identificarem alguma irregularidade podem entrar em contato por meio do disque-denúncia  Foto: José Caminha/Secom.

As fiscalizações do Procon são feitas através de calendário próprio, organizado para serem realizadas no período de recebimentos de salários, elas também ocorrem através de reclamações do consumidores oriundas do disque-denúncia. As ações ocorreram em janeiro, julho, setembro, outubro e novembro, nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.

Os consumidores que identificarem alguma irregularidade podem entrar em contato por meio do disque-denúncia em Rio Branco pelos telefones: (68) 3223-7000 e 151 e em Cruzeiro do Sul pelo número (68) 3322-1330 no horário: 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente da Câmara de Rio Branco elogia estrutura do Carnaval e destaca aquecimento da economia local

Publicado

em

Joabe Lira prestigiou a festa no centro da capital e destacou a importância do evento para foliões e comerciantes; programação segue até terça-feira (4).

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), esteve presente no Carnaval 2025 realizado no centro da capital neste domingo (2), acompanhado de sua esposa e filhos. O vereador elogiou a iniciativa do Governo do Estado, Prefeitura e Acisa em trazer de volta o carnaval para o centro da cidade, proporcionando alegria aos foliões e aquecendo a economia local.

“Podemos ver que a estrutura está oferecendo alegria para todos os foliões e aquecendo a economia local com os comerciantes. Isso é importante para nossa cidade”, destacou Joabe Lira.

A festa, que começou às 16h ao som da banda Som dos Clarins, segue até terça-feira (4), garantindo mais momentos de alegria e integração para a população. O Carnaval da Família reforça o compromisso de oferecer uma programação acessível e inclusiva, celebrando a cultura e a tradição carnavalesca em Rio Branco.

O evento tem sido um sucesso, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de diversão e celebração, enquanto impulsiona o comércio local e fortalece a economia da cidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulheres que inspiram: A trajetória por trás da padaria Baronesa

Publicado

em

Screenshot

No mês da mulher, Sebrae conta histórias de sucesso do empreendedorismo feminino acreano

Transformar sonhos em realidade é a motivação de muitos empreendedores no Brasil ao iniciarem seu próprio negócio. Esse foi o caso das empreendedoras Catherine e Sônia, donas da padaria Baronesa (@abaronesapadaria) desde 2017, localizada em Rio Branco, no Acre.

A ideia surgiu da vontade compartilhada entre as duas amigas, que se concretizou quando decidiram comprar uma padaria local, enxergando nela a oportunidade de dar uma nova identidade ao estabelecimento. Desde então, Baronesa cresceu significativamente e se consolidou como um nome conhecido no setor de panificação do Acre, especialmente pela produção de coffee breaks e cestas de café da manhã.

As empreendedoras contam que grandes desafios surgiram logo no início da jornada, como a falta de experiência no setor e a chegada da pandemia nos anos seguintes. “Decidimos entrar no negócio e, ‘pasmem’, não tínhamos conhecimento nenhum sobre essa área, mas fomos em frente mesmo assim. Logo em seguida, veio a pandemia, um monstro que cresceu à nossa frente, mas não recuamos”, conta Catherine.

Com o empreendedorismo feminino ganhando cada vez mais força no Brasil ao longo dos anos, mesmo os problemas gerados pela pandemia não impediram as mulheres de se destacarem no setor empresarial. Um estudo conduzido pelo Sebrae, em 2023, revelou que as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Ou seja, a cada 10 empreendedores brasileiros, 3,4 são mulheres.

Screenshot

Apoio do Sebrae

Catherine e Sônia souberam traçar estratégias claras, definir metas e tomar decisões assertivas com o apoio de sua equipe. Além disso, investiram em capacitação para manter o negócio em funcionamento e buscaram apoio de instituições como o Sebrae. “As parcerias nos ajudaram muito, aliás, foram fundamentais para consolidarmos nossa presença no ramo da panificação. O Sebrae sempre foi um dos nossos grandes clientes e parceiros, disponibilizando consultorias, elaborando diagnósticos de produção (manufatura), eficiência energética, entre outros serviços oferecidos pela instituição”, afirmam.

Após muitas pesquisas de mercado, organização da saúde financeira da empresa e o suporte de profissionais e instituições experientes, as empreendedoras conseguiram superar os obstáculos e seguem como referência no mercado de panificação do estado. “Houve dias em que pensamos em desistir, o desespero batia, mas nossa determinação foi maior que as dificuldades. Superamos tudo isso com a ajuda da família e dos colaboradores. Hoje, continuamos o processo de melhoria, valorizando cada vez mais os clientes e parceiros da Baronesa”, conclui Catherine.

Screenshot

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra três mortes por dengue e mais de 6 mil casos prováveis em 2025, aponta boletim epidemiológico

Publicado

em

Incidência da doença chega a 707,4 casos por 100 mil habitantes; 21 municípios já notificaram ocorrências, com 1.953 confirmações. Dados são monitorados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou, nesta quarta-feira (26 de fevereiro de 2025), o Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses, que revela um cenário alarmante no estado. De acordo com o levantamento, referente às oito primeiras semanas do ano, o Acre já contabiliza três óbitos por dengue e 6.230 casos prováveis da doença, com 1.953 confirmações.

A incidência de dengue no estado atingiu 707,4 casos por 100 mil habitantes, com registros em 21 municípios. Os dados, coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online e Sinan Net), reforçam a necessidade de intensificar ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As autoridades de saúde alertam para a importância da participação da população no combate aos criadouros do inseto.

Comentários

Continue lendo