Conecte-se conosco

Acre

Principal acusado do ‘caso lixão’ será levado a júri popular nesta segunda

Publicado

em

 Luis Carlos Ferreira, tinha um relacionamento com a vítima e não aceitou o fim do romance - Foto: Alexandre Lima/arquivo

Luis Carlos Ferreira, tinha um relacionamento com a vítima e não aceitou o fim do romance – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Da redação, com Ana Paula/MP

Será levado a júri popular nesta segunda-feira (19), em Brasileia, Luiz Carlos Ferreira, o ex-companheiro da jovem Cristiane Maria Prudente, que foi morta a tiros e teve o corpo carbonizado no aterro sanitário da cidade em julho de 2011. O julgamento do caso conhecido como “Caso Lixão” será realizado no Fórum Edvaldo Abreu de Oliveira.

O comparsa de Luiz Carlos, Jonathan Wendell Ribeiro Rodrigues, foi julgado e condenado em março deste ano a 17 anos, um mês e dez dias de reclusão em regime fechado, como incurso nas penas do artigo 121, parágrafo 2º, inciso I (torpe) e artigo 211 (destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele).

Entre as denúncias, o MPAC acusa Luiz Carlos, assim como acusou Jonathan Wendell, por homicídio qualificado e por ocultação de cadáver. Segundo a denúncia, o assassinato foi arquitetado por Luiz Carlos, que tinha um relacionamento amoroso com a vítima e não se conformava com o fim da relação.

Jonathan Wendell, que trabalhava com magia negra, foi contratado por Luiz Carlos Ferreira para auxiliar no crime em troca de uma motocicleta.

Luiz Carlos seria julgado junto com Jonathan Wendell, mas seu advogado de defesa, Francisco Valadares Neto, ingressou com novo pedido de adiamento, alegando problemas de saúde. Com isso, o processo foi desmembrado e apenas Jonathan Wendell foi julgado.

O julgamento terá início a partir das 8h da manhã, sem previsão para término.

Entenda o caso

Cristiane Maria Prudente tinha 20 anos na época do crime. Ela foi executada e queimada no aterro sanitário da cidade de Brasileia, cerca de 267 quilômetros de Rio Branco, no dia 31 de julho de 2011. Os acusados pelo crime são Luiz Carlos Ferreira, ex-companheiro da vítima, e o comparsa dele, Jonathan Wendell Ribeiro Rodrigues, apelidado de ‘ferrugem’.

O crime teve origem por conta do ciúme possessivo de Luiz Carlos, que não aceitava o fim do relacionamento, proposto pela jovem, em decorrência da desgastada convivência do casal. Luiz Carlos conheceu Jonathan Wendell quando procurou seus serviços de magia negra para fazer com que Cristiane aceitasse reatar a relação.

De acordo com o inquérito policial da Polícia Civil, Luiz Carlos e Jonathan Wendell planejaram a morte de Cristiane ainda por duas vezes, mas os planos falharam.

Na terceira tentativa, Luiz Carlos passou o dia ingerindo bebida alcoólica com Cristiane e, à noite, juntamente com Jonathan Wendell, a levou para o lixão, onde ocorreu o crime.

Cristiane foi executada a tiros de revólver e, em seguida, teve o corpo envolvido em um cobertor encharcado de combustível – que foi incendiado.

Jonathan Wendell disse ter recebido uma motocicleta para manter a versão de Luiz Carlos, de que a vítima tinha desaparecido com um homem em uma motocicleta. Pertences de Cristiane e o revólver foram jogados no rio, mas achados durante a investigação da polícia.

Matérias relacionadas:

MP pede condenação e pena justa para acusados do ‘caso lixão’

Acusados no caso ‘Cristhiane’ são ouvidos em audiência de instrução

Família de Epitaciolândia procura jovem desaparecida a 15 dias

Cristhiane foi morta com três tiros e corpo queimado em ritual de magia negra

Acusado de matar a tiros e queimar corpo de jovem chega em Brasiléia

Promotoria apresenta denuncia contra assassinos de jovem que teve corpo queimado em lixão

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

TJAC funcionará em regime de plantão durante o Carnaval

Publicado

em

FOTO: ASCOM

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.

De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.

Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.

Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.

Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza operação “De Volta para Casa” e encerra assistência às famílias atingidas por enxurradas em Rio Branco

Publicado

em

Ação da Defesa Civil marca fim do acompanhamento emergencial após cheia do Rio Acre; órgão alerta para risco de novos eventos no período chuvoso

Foto: Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta quinta-feira, 12, a operação “De Volta para Casa”, destinada às famílias que haviam sido deslocadas para residências de parentes ou amigos em razão das enxurradas e do transbordamento do Rio Acre.

De acordo com o município, a ação foi concentrada exclusivamente nesta data por questões logísticas. Com isso, a Defesa Civil conclui o ciclo de acompanhamento e apoio prestado às famílias atingidas pelos eventos climáticos recentes na capital.

A operação marca o encerramento da assistência emergencial iniciada após a elevação do nível do Rio Acre e os registros de enxurradas em diferentes bairros da cidade. Durante o período crítico, equipes atuaram no monitoramento de áreas de risco, no suporte às famílias desalojadas e na prestação de auxílio humanitário.

Apesar da finalização desta etapa, a Defesa Civil alerta que o risco de novos transbordamentos ou enxurradas permanece, especialmente diante das condições climáticas típicas do período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Quinta-feira será de calor, alta umidade e pancadas de chuva em todo o Acre

Publicado

em

O tempo segue quente, úmido e instável nesta quinta-feira (12) em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas

🌤️ Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens e pancadas isoladas, com possibilidade de intensidade moderada a forte.

  • Probabilidade de chuvas fortes: média

  • Probabilidade de temporais: média

  • Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer

  • Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do noroeste, com variações do norte e oeste

  • Ventos fortes: baixa probabilidade


🌦️ Centro e oeste do estado

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica calor, sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser intensas.

  • Probabilidade de chuvas fortes: média

  • Probabilidade de temporais: baixa

  • Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer

  • Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste

  • Ventos fortes: baixa probabilidade


🌡️ Temperaturas previstas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

 

Comentários

Continue lendo