Acre
Principal acusado do ‘caso lixão’ será levado a júri popular nesta segunda

Luis Carlos Ferreira, tinha um relacionamento com a vítima e não aceitou o fim do romance – Foto: Alexandre Lima/arquivo
Da redação, com Ana Paula/MP
Será levado a júri popular nesta segunda-feira (19), em Brasileia, Luiz Carlos Ferreira, o ex-companheiro da jovem Cristiane Maria Prudente, que foi morta a tiros e teve o corpo carbonizado no aterro sanitário da cidade em julho de 2011. O julgamento do caso conhecido como “Caso Lixão” será realizado no Fórum Edvaldo Abreu de Oliveira.
O comparsa de Luiz Carlos, Jonathan Wendell Ribeiro Rodrigues, foi julgado e condenado em março deste ano a 17 anos, um mês e dez dias de reclusão em regime fechado, como incurso nas penas do artigo 121, parágrafo 2º, inciso I (torpe) e artigo 211 (destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele).
Entre as denúncias, o MPAC acusa Luiz Carlos, assim como acusou Jonathan Wendell, por homicídio qualificado e por ocultação de cadáver. Segundo a denúncia, o assassinato foi arquitetado por Luiz Carlos, que tinha um relacionamento amoroso com a vítima e não se conformava com o fim da relação.
Jonathan Wendell, que trabalhava com magia negra, foi contratado por Luiz Carlos Ferreira para auxiliar no crime em troca de uma motocicleta.
Luiz Carlos seria julgado junto com Jonathan Wendell, mas seu advogado de defesa, Francisco Valadares Neto, ingressou com novo pedido de adiamento, alegando problemas de saúde. Com isso, o processo foi desmembrado e apenas Jonathan Wendell foi julgado.
O julgamento terá início a partir das 8h da manhã, sem previsão para término.
Entenda o caso
Cristiane Maria Prudente tinha 20 anos na época do crime. Ela foi executada e queimada no aterro sanitário da cidade de Brasileia, cerca de 267 quilômetros de Rio Branco, no dia 31 de julho de 2011. Os acusados pelo crime são Luiz Carlos Ferreira, ex-companheiro da vítima, e o comparsa dele, Jonathan Wendell Ribeiro Rodrigues, apelidado de ‘ferrugem’.
O crime teve origem por conta do ciúme possessivo de Luiz Carlos, que não aceitava o fim do relacionamento, proposto pela jovem, em decorrência da desgastada convivência do casal. Luiz Carlos conheceu Jonathan Wendell quando procurou seus serviços de magia negra para fazer com que Cristiane aceitasse reatar a relação.
De acordo com o inquérito policial da Polícia Civil, Luiz Carlos e Jonathan Wendell planejaram a morte de Cristiane ainda por duas vezes, mas os planos falharam.
Na terceira tentativa, Luiz Carlos passou o dia ingerindo bebida alcoólica com Cristiane e, à noite, juntamente com Jonathan Wendell, a levou para o lixão, onde ocorreu o crime.
Cristiane foi executada a tiros de revólver e, em seguida, teve o corpo envolvido em um cobertor encharcado de combustível – que foi incendiado.
Jonathan Wendell disse ter recebido uma motocicleta para manter a versão de Luiz Carlos, de que a vítima tinha desaparecido com um homem em uma motocicleta. Pertences de Cristiane e o revólver foram jogados no rio, mas achados durante a investigação da polícia.
Matérias relacionadas:
MP pede condenação e pena justa para acusados do ‘caso lixão’
Acusados no caso ‘Cristhiane’ são ouvidos em audiência de instrução
Família de Epitaciolândia procura jovem desaparecida a 15 dias
Cristhiane foi morta com três tiros e corpo queimado em ritual de magia negra
Acusado de matar a tiros e queimar corpo de jovem chega em Brasiléia
Promotoria apresenta denuncia contra assassinos de jovem que teve corpo queimado em lixão
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.







Você precisa fazer login para comentar.