Conecte-se conosco

Acre

Primeira eleição de juízas e juízes de paz acontece no dia 30 de novembro

Publicado

em

Pela primeira vez na história do Acre, a população poderá eleger, por meio do voto direto e secreto, juízas e juízes de paz para atuarem em todos os municípios do Acre. A iniciativa cumpre o que determina a Constituição Federal de 1988, que prevê a composição da Justiça de Paz por cidadãs e cidadãos eleitos, com mandato de quatro anos e atribuições relacionadas à celebração de casamentos, análise de processos de habilitação matrimonial e também a realização de conciliações, sem caráter jurisdicional.

A eleição, organizada pelo Poder Judiciário do Acre, será realizada no dia 30 de novembro, das 8h às 17h, com a participação da sociedade civil de todos os 22 municípios do Acre. Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas para o cargo. Para votar, o eleitor deve estar regular com a Justiça Eleitoral. Será eleita a candidata ou o candidato com maior número de votos por comarca.

O processo democrático representa um marco histórico de cidadania e de participação popular nas escolhas dos profissionais, que não são apenas responsáveis pela celebração de casamentos, mas também agentes conciliadores em suas comunidades, ajudando a resolver conflitos antes que virem litígios no Poder Judiciário.

O apoio das Prefeituras é considerado imprescindível para assegurar a eficiência do pleito, em especial, na disponibilização de escolas com estrutura adequada para instalação das urnas e equipes de apoio, bem como na disponibilização de veículos para o transporte dos dispositivos eletrônicos no dia anterior à eleição e para o retorno dos equipamentos após o encerramento da votação aos Fóruns das Comarcas.

A votação
O voto para eleição das juízas e juízes de paz não é obrigatório, diferentemente das eleições minoritárias e majoritárias. O processo acontece nos mesmos moldes nas eleições de membros dos Conselhos Tutelares.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor vai até 6 de maio; janela partidária termina nesta sexta (3)

Publicado

em

Desincompatibilização de agentes públicos que vão disputar eleições termina neste sábado (4); voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos

O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro

Eleitor tem até 6 de maio para regularizar situação na Justiça Eleitoral

O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral. O prazo também vale para quem precisa regularizar o título a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos presidente da República, vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Primeiro título

De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos. Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.

Janela eleitoral

Terminou na sexta-feira, dia 3, o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido sem serem punidos com a perda do mandato.

Desincompatibilização termina amanhã

Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções. A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.

Neste sábado, dia 4, encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições

Comentários

Continue lendo

Acre

Corpo de jovem de 21 anos é encontrado no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Francisco Elissandro Costa de Souza estava desaparecido desde terça-feira (31); testemunha apresentou versões contraditórias; Polícia Civil investiga o caso

O Corpo de Bombeiros, com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefrom), realizou a retirada do corpo da água

Morador avistou cadáver durante ação de resgate a famílias atingidas pela cheia

O corpo de um homem identificado como Francisco Elissandro Costa de Souza, de 21 anos, foi encontrado no início da noite desta sexta-feira (3), nas águas do Rio Juruá, no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul.

O cadáver foi avistado por um morador do bairro Miritizal, que acionou equipes que já atuavam no resgate de famílias atingidas pela cheia do rio. O Corpo de Bombeiros, com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), realizou a retirada do corpo da água.

Equipes da perícia, da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para os procedimentos de praxe, e o corpo foi encaminhado para exames.

Elissandro estava desaparecido desde a última terça-feira, dia 31. De acordo com familiares. Foto: captada 

Desaparecimento e versões contraditórias

Elissandro estava desaparecido desde a última terça-feira (31). De acordo com familiares, ele sumiu enquanto estava em uma embarcação atracada no porto da cidade, onde permanecia junto com dois irmãos. Em determinado momento, ele pegou o celular da irmã para conversar, enquanto ela dormia. Ao acordarem, os familiares perceberam que ele já não estava mais no local.

Uma testemunha apresentou versões contraditórias sobre o ocorrido. Inicialmente, afirmou que um homem vindo da região do Miritizal teria abordado a embarcação e levado Elissandro. Posteriormente, mudou a versão dos fatos.

A Polícia Civil investiga o caso para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento e da morte.

Em determinado momento, ele pegou o celular da irmã para conversar, enquanto ela dormia. Ao acordarem, os familiares perceberam que ele já não estava mais no local. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Confronto com a polícia termina com dois mortos e um preso em Plácido de Castro

Publicado

em

Ação integrada ocorreu após roubo a residência de pecuarista; suspeito foi capturado horas depois

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do Acre resultou na morte de dois suspeitos e na prisão de um terceiro, na noite desta quinta-feira (2), no município de Plácido de Castro.

Um dos mortos na troca de tiros caiu na área da casa – Imagem/cedida

De acordo com as forças de segurança, as equipes foram acionadas após um roubo à residência de um pecuarista, no bairro Serralheria. Ao chegarem ao local, os policiais teriam sido recebidos a tiros, dando início a um confronto armado.

Durante a troca de tiros, dois suspeitos foram baleados. Um deles morreu ainda no local. O segundo, identificado como Victor Emanuel de Souza Aguiar, de 17 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município, sendo posteriormente transferido para Rio Branco, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no pronto-socorro.

Segundo informações médicas, o adolescente foi atingido por cinco disparos, sendo um no braço direito, dois no abdômen e dois nas costas.

O terceiro envolvido conseguiu fugir no momento inicial da ação, mas foi localizado e preso ainda na mesma noite, após diligências realizadas pelas equipes policiais. Ele foi identificado pelas iniciais K.L.G.

O suspeito detido será apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, sob responsabilidade do delegado Leandro Lucas Barreto de Lima, juntamente com as armas apreendidas na ocorrência.

As forças de segurança seguem investigando o caso para esclarecer todos os detalhes do crime.

Comentários

Continue lendo