Conecte-se conosco

Acre

Primeira égua diagnosticada com mormo no AC está isolada e dona entra com ação para evitar sacrifício do animal

Publicado

em

Esse foi o 1º caso de mormo no Acre diagnosticado oficialmente pelo Ministério da Agricultura. Idaf diz que aguarda decisão judicial para saber se animal será sacrificado, como é recomendado, por falta de tratamento eficaz.

A dona da égua que foi diagnosticada com mormo em uma propriedade de Sena Madureira, no interior do Acre, entrou na Justiça para impedir que o animal seja sacrificado. Esse foi o primeiro caso da doença no estado, confirmado oficialmente pelo Ministério da Agricultura.

Como não existe tratamento eficaz para a doença, a recomendação do Ministério é o sacrifício do animal. Mas, segundo o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) no Acre, José Francisco Thum, agora o órgão aguarda decisão judicial para saber qual procedimento será adotado.

O caso de mormo foi confirmado em fevereiro pelo Idaf. A égua que testou positivo para a doença tinha sido levada para fora do estado junto com outros 12 animais para participar de uma prova, no Mato Grosso.

Quando voltou, o animal apresentou sintomas respiratórios e, a princípio, os proprietários da área estavam tratando como se fosse uma outra doença, conhecida como garrotilho.

O animal passou por exames, que indicaram que se tratava de mormo e uma amostra foi encaminhada ao laboratório de Pernambuco, que atestou se tratar de mormo. Mesmo com a confirmação e recomendação para que o animal fosse sacrificado, a dona decidiu entrar na Justiça e pedir um novo laudo.

“A proprietária judicializou a questão, pediu para fazer um novo exame e a Justiça deferiu. Estamos aguardando o resultado para tomar as medidas cabíveis. O animal está isolado na propriedade dela e a propriedade está embargada, ou seja, não pode entrar ou sair nenhum animal suscetível”, disse o presidente do Idaf.

Cerca de 200 animais na região passaram por exames desde o diagnóstico de mormo na égua, mas nenhum outro caso foi confirmado. O g1 não conseguiu contato com a proprietária do animal.

Idaf orienta que cuidadores de cavalos mantenham os exames dos animais em dia  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Idaf orienta que cuidadores de cavalos mantenham os exames dos animais em dia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Doença pode ser transmitida ao homem

 

O mormo é uma doença infectocontagiosa dos equídeos (muares, asininos, equinos), causada pela bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e eventualmente a outros animais. Os animais mais suscetíveis são cavalos.

Conforme nota técnica do Idaf, os equídeos podem apresentar, dentre outros sintomas clínicos, febre, descargas nasais mucopurulentas (catarro), presença de tumores/nódulos subcutâneos e ainda apresentar pneumonia. A infecção humana pode ser adquirida através do contato direto com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como por meio de objetos contaminados ou após exposição acidental em laboratórios.

Esta é uma doença de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial do Ministério da Agricultura. Em fevereiro, o presidente do Idaf disse que assim que foram acionados, enviaram equipe a Sena Madureira para verificar a situação e tomar as devidas medidas.

Além de sacrificar o animal, a recomendação era fazer exames em todos os outros para saber se mais algum cavalo iria testar positivo para a doença. Segundo ele, não é possível confirmar a orientação da contaminação, mas até então o Acre era único estado do Brasil considerado livre desta doença.

“É uma doença que não existia no Acre até então, este é o primeiro caso que foi diagnosticado oficialmente pelo Ministério da Agricultura, com provas, contraprovas, tudo oficializado, então estamos tendo oficialmente o primeiro caso de mormo no estado”, disse o presidente.

Thum destaca ainda que os cuidados devem ser redobrados, já que a doença é altamente contagiosa entre animais e considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem. O controle de exames nos animais é a maneira mais eficaz de combater a doença. A expansão da doença pode gerar, além de prejuízos aos cuidadores dos cavalos, risco à saúde pública.

“Por ser uma doença, que é zoonose, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, exige cuidados, fiscalização mais apurada e detalhada, se preservando assim a vida dos animais e seres humanos, uma vez que quando contaminado causa uma síndrome respiratória, podendo levar à morte.”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.

Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.

Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.

A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.

Trecho da Avenida Ceará passa por testes de drenagem. Foto: Luis Oliviera/Seop

Comentários

Continue lendo