fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Primeira égua diagnosticada com mormo no AC está isolada e dona entra com ação para evitar sacrifício do animal

Publicado

em

Esse foi o 1º caso de mormo no Acre diagnosticado oficialmente pelo Ministério da Agricultura. Idaf diz que aguarda decisão judicial para saber se animal será sacrificado, como é recomendado, por falta de tratamento eficaz.

A dona da égua que foi diagnosticada com mormo em uma propriedade de Sena Madureira, no interior do Acre, entrou na Justiça para impedir que o animal seja sacrificado. Esse foi o primeiro caso da doença no estado, confirmado oficialmente pelo Ministério da Agricultura.

Como não existe tratamento eficaz para a doença, a recomendação do Ministério é o sacrifício do animal. Mas, segundo o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) no Acre, José Francisco Thum, agora o órgão aguarda decisão judicial para saber qual procedimento será adotado.

O caso de mormo foi confirmado em fevereiro pelo Idaf. A égua que testou positivo para a doença tinha sido levada para fora do estado junto com outros 12 animais para participar de uma prova, no Mato Grosso.

Quando voltou, o animal apresentou sintomas respiratórios e, a princípio, os proprietários da área estavam tratando como se fosse uma outra doença, conhecida como garrotilho.

O animal passou por exames, que indicaram que se tratava de mormo e uma amostra foi encaminhada ao laboratório de Pernambuco, que atestou se tratar de mormo. Mesmo com a confirmação e recomendação para que o animal fosse sacrificado, a dona decidiu entrar na Justiça e pedir um novo laudo.

“A proprietária judicializou a questão, pediu para fazer um novo exame e a Justiça deferiu. Estamos aguardando o resultado para tomar as medidas cabíveis. O animal está isolado na propriedade dela e a propriedade está embargada, ou seja, não pode entrar ou sair nenhum animal suscetível”, disse o presidente do Idaf.

Cerca de 200 animais na região passaram por exames desde o diagnóstico de mormo na égua, mas nenhum outro caso foi confirmado. O g1 não conseguiu contato com a proprietária do animal.

Idaf orienta que cuidadores de cavalos mantenham os exames dos animais em dia  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Idaf orienta que cuidadores de cavalos mantenham os exames dos animais em dia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Doença pode ser transmitida ao homem

 

O mormo é uma doença infectocontagiosa dos equídeos (muares, asininos, equinos), causada pela bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e eventualmente a outros animais. Os animais mais suscetíveis são cavalos.

Conforme nota técnica do Idaf, os equídeos podem apresentar, dentre outros sintomas clínicos, febre, descargas nasais mucopurulentas (catarro), presença de tumores/nódulos subcutâneos e ainda apresentar pneumonia. A infecção humana pode ser adquirida através do contato direto com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como por meio de objetos contaminados ou após exposição acidental em laboratórios.

Esta é uma doença de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial do Ministério da Agricultura. Em fevereiro, o presidente do Idaf disse que assim que foram acionados, enviaram equipe a Sena Madureira para verificar a situação e tomar as devidas medidas.

Além de sacrificar o animal, a recomendação era fazer exames em todos os outros para saber se mais algum cavalo iria testar positivo para a doença. Segundo ele, não é possível confirmar a orientação da contaminação, mas até então o Acre era único estado do Brasil considerado livre desta doença.

“É uma doença que não existia no Acre até então, este é o primeiro caso que foi diagnosticado oficialmente pelo Ministério da Agricultura, com provas, contraprovas, tudo oficializado, então estamos tendo oficialmente o primeiro caso de mormo no estado”, disse o presidente.

Thum destaca ainda que os cuidados devem ser redobrados, já que a doença é altamente contagiosa entre animais e considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem. O controle de exames nos animais é a maneira mais eficaz de combater a doença. A expansão da doença pode gerar, além de prejuízos aos cuidadores dos cavalos, risco à saúde pública.

“Por ser uma doença, que é zoonose, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, exige cuidados, fiscalização mais apurada e detalhada, se preservando assim a vida dos animais e seres humanos, uma vez que quando contaminado causa uma síndrome respiratória, podendo levar à morte.”

Comentários

Acre

Polícia apreende dois menores que tentaram invadir hospital de Feijó

Publicado

em

Por Sandra Assunção

Em ação integrada as Polícias Civil e Militar de Feijó apreenderam dois menores que tentaram roubar as armas dos seguranças do Hospital Geral do município na noite desta terça-feira, 6.

Jonathan Gonçalves dos Santos, de 16 anos, baleado por um dos seguranças, foi o primeiro a ser apreendido ainda durante a madrugada. Já José Carlos Lima, 17 anos, foi apreendido nesta quarta-feira, 7, na casa da namorada dele, no Bairro Conquista, em Feijó.

O delegado Railson Ferreira, disse que inicialmente havia a informação da atuação de 4 pessoas na ação criminosa na unidade hospitalar, mas durante as investigações, mais uma pessoa, foi identificada.

“As prisões foram feitas graças ao trabalho integrado das Polícias. Estamos trabalhando para prender todos os envolvidos, incluindo uma mulher”, conta o delegado afirmando que o objetivo do grupo era roubar as armas dos Vigilantes. “Eles queriam as armas e iriam roubar pessoas dentro e fora do Hospital”, destaca a autoridade policial.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre pode ter friagem com temperaturas abaixo de 10°C na próxima semana, informa Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Por

Uma poderosa onda de frio polar atingirá o Acre com temperaturas que podem atingir menos que 13°C, na próxima semana, segundo o Portal O Tempo Aqui, do pesquisador e meteorologista, David Friale.

A famosa “Friagem”, como conhecida pelos acreanos, é confirmada para a terça-feira, 13 de junho e de acordo com o boletim, devido aos ventos intensos, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero.

As características climáticas serão forte, poderosa, abrangente e duradoura, conforme indica a previsão divulgada na tarde desta quarta-feira, 07.

“Essa forte onda de frio será duradoura no Acre, devendo permanecer, com noites “geladas”, pelo menos até domingo, dia 18 de junho, porém, com muito sol e baixíssima umidade do ar a partir da próxima quinta-feira”, diz a publicação.

Friale ainda indica que na quarta-feira, 14, as baixas temperaturas poderão atingir até mesmo 10°C ou menos, em Rio Branco, o que será a mais intensa dos últimos 20 anos no mês de junho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Pagamento irregular de diárias na prefeitura de Epitaciolândia vira alvo de investigação do MP

Publicado

em

Prefeitura de Epitanciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde – Foto: internet

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir uma investigação para apurar supostas irregularidades no pagamento irregular de diárias realizado pela prefeitura de Epitaciolândia, comandada pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB). O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 7.

Recentemente, um pedido de afastamento do prefeito de Epitaciolândia, delegado de Polícia Civil Sérgio Lopes de Souza, foi aprovado por 5 votos a 4 na Câmara de Vereadores do município. Durante a 7ª sessão ordinária, foi apresentada uma denúncia feita por um morador do município. O denunciante acusavam o gestor municipal de improbidade administrativa.

Em virtude disso, o promotor Thiago Marques Salomão, relatou que a informação constante da Notícia de Fato n.º 01.2022.00002570-7, aponta a notícia de possível irregularidade no pagamento de diárias, pela Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, no ano de 2021.

Segundo o órgão controlador, diante do relatório de comunicação de atividades atípicas encaminhado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), é necessário a continuidade das investigações, convertendo em procedimento preparatório – que antecede o inquérito civil.

Comentários

Continue lendo

Em alta