fbpx
Conecte-se conosco

Acre

PRF intercepta quase 60 kg de cocaína e maconha em ônibus que saiu de Rio Branco

Publicado

em

De acordo com as primeiras informações, a equipe policial interceptou um ônibus que saiu de Rio Branco-AC e tinha como destino Brasília-DF.

Durante a verificação dos documentos e das bagagens, os policiais notaram uma discrepância entre o peso informado na nota de transporte e o peso de uma mala.

Com PRF

Na manhã deste sábado (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou uma fiscalização de trânsito na BR 364, no km 698, em frente à Unidade Operacional da PRF em Porto Velho/RO. Durante a inspeção, os policiais interceptaram uma carga de entorpecentes, incluindo pasta base de cocaína e maconha, que estava sendo transportada em um ônibus com itinerário entre Rio Branco/AC e Brasília/DF.

A equipe questionou ao motorista se havia alguma encomenda despachada como carga sendo transportada, ao que o condutor confirmou. Durante a verificação dos documentos e das bagagens, os policiais notaram uma discrepância entre o peso informado na nota de transporte e o peso de uma mala. O item, que estava fechada com um cadeado simples, estava com uma chave quebrada no interior.

A mala foi aberta e foram encontrados 49 tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína. Um teste preliminar, conhecido como “Teste de Scott”, indicou a presença de cloridrato de cocaína.

Prosseguindo com a inspeção das cargas, a equipe policial percebeu um forte odor característico de maconha proveniente de duas caixas idênticas. Ao abrirem as caixas, foram achados dez tabletes de substância análoga à maconha.

No total, a PRF apreendeu 59,4 kg de entorpecentes, sendo 52,9 kg de pasta base de cocaína e 6,5 kg de maconha, que estavam armazenados em volumes distintos no bagageiro do ônibus. As substâncias ilícitas tinham como destino final a capital Goiânia/GO. A carga foi encaminhada à Polícia Judiciária para os devidos procedimentos de destruição.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson sanciona lei que cria CNH Social para mulheres vítimas de violência

Publicado

em

Foto: Arquivo/Detran

O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 25, a Lei nº 4.616/2025, que institui a CNH Social voltada exclusivamente para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa e de autoria do deputado Fagner Calegário, visa oferecer acesso gratuito à primeira habilitação como forma de garantir autonomia e novas oportunidades profissionais para mulheres em situação de vulnerabilidade. A lei foi sancionada pelo governador Gladson Cameli (PP).

A nova legislação integra o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores do Estado, conhecido como CNH Social, e permite que as beneficiárias possam tirar, sem custos, a carteira de motorista nas categorias A, B ou AB.

Segundo o texto, caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei conforme as diretrizes da administração pública.

Comentários

Continue lendo

Acre

Seca dos rios suspende aulas e SEE refaz calendário escolar de áreas isoladas

Publicado

em

Seca no Rio Acre I Foto: Whidy Melo/ac24horas

A estiagem severa que atinge os rios acreanos fez com que a Secretaria de Educação e Cultura (SEE) reorganizasse o calendário letivo em escolas de difícil acesso, localizadas em regiões onde o transporte dos alunos só é possível por meio fluvial.

A estiagem nas cabeceiras dos rios do Acre tem impactado o cotidiano escolar de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Na comunidade Vila Alves, onde funciona a Escola Pingo de Ouro, no alto Rio Envira, e no Seringal Porto Rubim, onde fica a Escola Raimundo Prado, os barcos já não conseguem navegar.

O mesmo ocorre em aldeias como a Califórnia, onde está localizada a Escola Alto Bonito I. “Estamos acompanhando com atenção cada situação. Nessas regiões, os rios são a única via de acesso às escolas. Quando o rio seca, não há alternativa de transporte. É nosso dever assegurar o direito à educação dessas crianças, reorganizando o calendário de acordo com a realidade local”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.

A coordenadora do Núcleo da SEE em Feijó, Marinês Dantas, reforça que a medida é necessária para manter o vínculo com os estudantes e eles não desistirem por estar perdendo aulas. “Estamos trabalhando com as equipes escolares e as lideranças locais para adequar o calendário e minimizar os impactos”, afirmou.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre segue em queda nesta sexta, informa Defesa Civil de Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas

O nível do Rio Acre continua em trajetória de descenso na capital. De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal divulgado na manhã desta sexta-feira, 25, às 5h18, o rio marcou 1,57 metros, registrando uma nova baixa. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuvas em Rio Branco.

A situação permanece dentro da normalidade para o período, distante da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

Comentários

Continue lendo