Acre
PRF intercepta quase 60 kg de cocaína e maconha em ônibus que saiu de Rio Branco
De acordo com as primeiras informações, a equipe policial interceptou um ônibus que saiu de Rio Branco-AC e tinha como destino Brasília-DF.

Durante a verificação dos documentos e das bagagens, os policiais notaram uma discrepância entre o peso informado na nota de transporte e o peso de uma mala.
Com PRF
Na manhã deste sábado (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou uma fiscalização de trânsito na BR 364, no km 698, em frente à Unidade Operacional da PRF em Porto Velho/RO. Durante a inspeção, os policiais interceptaram uma carga de entorpecentes, incluindo pasta base de cocaína e maconha, que estava sendo transportada em um ônibus com itinerário entre Rio Branco/AC e Brasília/DF.
A equipe questionou ao motorista se havia alguma encomenda despachada como carga sendo transportada, ao que o condutor confirmou. Durante a verificação dos documentos e das bagagens, os policiais notaram uma discrepância entre o peso informado na nota de transporte e o peso de uma mala. O item, que estava fechada com um cadeado simples, estava com uma chave quebrada no interior.
A mala foi aberta e foram encontrados 49 tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína. Um teste preliminar, conhecido como “Teste de Scott”, indicou a presença de cloridrato de cocaína.
Prosseguindo com a inspeção das cargas, a equipe policial percebeu um forte odor característico de maconha proveniente de duas caixas idênticas. Ao abrirem as caixas, foram achados dez tabletes de substância análoga à maconha.
No total, a PRF apreendeu 59,4 kg de entorpecentes, sendo 52,9 kg de pasta base de cocaína e 6,5 kg de maconha, que estavam armazenados em volumes distintos no bagageiro do ônibus. As substâncias ilícitas tinham como destino final a capital Goiânia/GO. A carga foi encaminhada à Polícia Judiciária para os devidos procedimentos de destruição.
Comentários
Acre
Gladson sanciona lei que cria CNH Social para mulheres vítimas de violência

Foto: Arquivo/Detran
O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 25, a Lei nº 4.616/2025, que institui a CNH Social voltada exclusivamente para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.
A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa e de autoria do deputado Fagner Calegário, visa oferecer acesso gratuito à primeira habilitação como forma de garantir autonomia e novas oportunidades profissionais para mulheres em situação de vulnerabilidade. A lei foi sancionada pelo governador Gladson Cameli (PP).
A nova legislação integra o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores do Estado, conhecido como CNH Social, e permite que as beneficiárias possam tirar, sem custos, a carteira de motorista nas categorias A, B ou AB.
Comentários
Acre
Seca dos rios suspende aulas e SEE refaz calendário escolar de áreas isoladas

Seca no Rio Acre I Foto: Whidy Melo/ac24horas
A estiagem severa que atinge os rios acreanos fez com que a Secretaria de Educação e Cultura (SEE) reorganizasse o calendário letivo em escolas de difícil acesso, localizadas em regiões onde o transporte dos alunos só é possível por meio fluvial.
A estiagem nas cabeceiras dos rios do Acre tem impactado o cotidiano escolar de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Na comunidade Vila Alves, onde funciona a Escola Pingo de Ouro, no alto Rio Envira, e no Seringal Porto Rubim, onde fica a Escola Raimundo Prado, os barcos já não conseguem navegar.
O mesmo ocorre em aldeias como a Califórnia, onde está localizada a Escola Alto Bonito I. “Estamos acompanhando com atenção cada situação. Nessas regiões, os rios são a única via de acesso às escolas. Quando o rio seca, não há alternativa de transporte. É nosso dever assegurar o direito à educação dessas crianças, reorganizando o calendário de acordo com a realidade local”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.
A coordenadora do Núcleo da SEE em Feijó, Marinês Dantas, reforça que a medida é necessária para manter o vínculo com os estudantes e eles não desistirem por estar perdendo aulas. “Estamos trabalhando com as equipes escolares e as lideranças locais para adequar o calendário e minimizar os impactos”, afirmou.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em queda nesta sexta, informa Defesa Civil de Rio Branco

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas
O nível do Rio Acre continua em trajetória de descenso na capital. De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal divulgado na manhã desta sexta-feira, 25, às 5h18, o rio marcou 1,57 metros, registrando uma nova baixa. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuvas em Rio Branco.
A situação permanece dentro da normalidade para o período, distante da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Você precisa fazer login para comentar.