fbpx
Conecte-se conosco

Geral

PRF apreende quase 50 kg de droga e dá prejuízo de R$ 106 mil a traficantes do Acre

Publicado

em

Durante uma abordagem de rotina ocorrida na BR-364, região de Vilhena, no Estado de Rondônia, patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal apreenderam um carregamento de maconha que teria saído do Estado do Acre. A droga, pesando cerca de 50 quilos, estava em poder de um homem que dirigia um Pálio Fire, que foi abordado por cometer uma infração de trânsito.

O acusado de 35 anos foi apresentado à Polícia Judiciária e autuado por tráfico de entorpecentes. O condutor do Pálio ultrapassou dois veículos passando pela faixa contínua e foi abordado.

Quando verificavam os equipamentos obrigatórios, os policiais descobriram os 49,24 quilos de maconha que estavam no bagageiro. Segundo a PRF, com a apreensão, o crime organizado teve um prejuízo de 106.772,00 se calculado ao preço de mercado.

Comentários

Continue lendo

Geral

 IATA suspende venda de passagens em moeda local na Bolívia devido à escassez de dólares

Publicado

em

Devido a escassez de dólares, os viajantes na Bolívia terão que pagar passagens em dólares a partir de 20 de junho

A escassez de dólares na Bolívia está começando a afetar significativamente o setor aeronáutico. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou a suspensão temporária do serviço de conversão de moeda no país, que entrará em vigor a partir de 20 de junho de 2024.

Em comunicado, a IATA informou que o Banco Nacional da Bolívia (BNB), responsável pelas vendas para o Billing and Settlement Plan (BSP) e o Cargo Accounts Settlement Systems (CASS), deixará de aceitar pagamentos em bolivianos (BOB) para a liquidação de vendas do BSP em dólares americanos (USD). Essa mudança permanecerá até nova ordem.

O que são BSP e CASS?

O Billing and Settlement Plan (BSP) é um sistema desenvolvido pela IATA para facilitar e simplificar o processo de venda, relatório e liquidação de passagens aéreas emitidas por agências de viagens autorizadas. Já o Cargo Accounts Settlement Systems (CASS) é um sistema semelhante ao BSP, mas focado no transporte de carga aérea.

Impacto para os viajantes

A partir de 20 de junho, todos os viajantes que desejarem comprar passagens aéreas na Bolívia terão que pagar em dólares americanos. Anteriormente, as passagens podiam ser pagas em bolivianos, com o BNB realizando a conversão para dólares. No entanto, devido à escassez de dólares, até mesmo as operações eletrônicas e transferências bancárias foram afetadas, dificultando a conversão de moeda.

No comunicado, a IATA especifica que o BNB só aceitará pagamentos em dólares para a liquidação das vendas do BSP. Os pagamentos devem ser feitos na conta bancária designada (conta 1900492983 BSP IATA USD). As transações em bolivianos para outras vendas do BSP continuarão funcionando sem alterações.

Contexto econômico

A Bolívia enfrenta atualmente uma escassez de dólares, impactando diversos setores da economia e elevando custos e preços. Por exemplo, os insumos para a produção de tomate, comprados em dólares, tiveram seus preços aumentados. As fortes geadas também contribuíram para a alta do preço do tomate, que passou de Bs 2,5-5 para Bs 15 por quilo.

Apesar dessas dificuldades, o presidente Luis Arce Catacora negou repetidamente que o país esteja enfrentando uma crise econômica. No entanto, a decisão da IATA reflete a gravidade da situação cambial no país.

Com El Deber

Comentários

Continue lendo

Geral

Recém-nascido é jogado em terreno baldio e acaba devorado por animais em Porto Walter

Publicado

em

Com informações de Sandra Assunção

Polícia e serviços de emergência acionados após descoberta de corpo de recém-nascido que apresentava sinais de mordidas pelo corpo.

Neste sábado, 1º de junho, moradores do bairro da Portelinha, no município de Porto Walter, no interior do Acre, encontraram o corpo de um recém-nascido em frente a um terreno baldio. Urubus e cachorros já haviam devorado partes do corpo, que era de uma menina.

O corpo foi descoberto nas primeiras horas da manhã por um mototaxista, que encontrou o natimorto parcialmente devorado pelos animais em um terreno em frente à sua casa. “Eu acho que foi alguma mulher que abortou. Parecia ser tipo uma criança de uma gravidez de 5 meses. Do tamanho daquelas bonecas de criança”, relatou o mototaxista, acrescentando que não conhece nenhuma mulher grávida na vizinhança que pudesse ter abortado.

A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e removeram o corpo do local. A enfermeira Jamila Ferreira da Silva, da Vigilância Epidemiológica de Porto Walter, esclareceu que o corpo é de um natimorto, não de um feto. “Segundo as normas, como o corpo tem 525 gramas e mais de 30 centímetros, não é considerado um feto e sim um natimorto, um recém-nascido. Já tinha olhos, pés, mãos, crânio formado. Mesmo que tenha sido um aborto, não é mais um feto. Imagino que seria uma gravidez de cerca de até 6 meses. Os animais comeram muitas partes e aqui não há perícia para termos mais detalhes”, explicou.

A enfermeira expressou preocupação com a saúde da mãe da criança, enfatizando a ausência da placenta no local e o risco de hemorragia. “Pedimos que ela procure a Unidade Mista de Saúde de Porto Walter para atendimento”, solicitou.

O policial civil Da Cruz afirmou que o caso está sendo investigado e que a identificação da mãe é a prioridade. “É difícil afirmar algo ainda. Estamos tentando identificar a mãe”, disse ele.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ex-vereador é preso acusado de estuprar adolescente, filha de sua ex-mulher.

Publicado

em

Ednaldo enfrenta acusações de estupro de vulnerável, com a denúncia partindo de uma adolescente de 14 anos, filha de sua ex-mulher.

Ex-vereador negou as acusações e afirmou ter deixado o município por temer represálias. Ele agora será transferido para a cidade onde enfrentará o processo judicial.

A adolescente detalhou que Ednaldo a observava no banho, tocava suas partes íntimas e forçava contato físico.

Nesta sexta-feira (31), Ednaldo Borges da Silva, ex-vereador de Vale do Anari, foi preso pela Polícia Militar em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ednaldo enfrenta acusações de estupro de vulnerável, com a denúncia partindo de uma adolescente de 14 anos, filha de sua ex-mulher.

Segundo o inquérito, Ednaldo teria praticado atos libidinosos contra a jovem. Em depoimento, a mãe da vítima relatou que a filha estava visivelmente abalada e, ao ser questionada, revelou os abusos. A adolescente detalhou que Ednaldo a observava no banho, tocava suas partes íntimas e forçava contato físico.

Diante das evidências, a polícia solicitou a prisão preventiva de Ednaldo, fundamentada nos requisitos legais. Na delegacia, o ex-vereador negou as acusações e afirmou ter deixado o município por temer represálias. Ele agora será transferido para a cidade onde enfrentará o processo judicial.

Vale do Anari conta com 11.377 mil habitantes, que fica a 326km de Porto Velho. Foto: assessoria

Comentários

Continue lendo