fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

PRF apreende mais 4 mil maços de cigarros e soma 12.500 em menos de 24 horas no Acre

Publicado

em

A PRF soma mais de 12.500 maços de cigarros contrabandeados retirados de circulação em apenas dois dias, considerando outra ocorrência registrada no dia anterior, quando 8.500 maços foram interceptados.

Os conduzidos permaneceram colaborativos durante toda a ocorrência e tiveram suas integridades preservadas. Foto: cedida 

Nucom

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta semana, mais 4.000 maços de cigarros de origem estrangeira durante fiscalização de rotina na BR-364, Km 115, em frente à Unidade Operacional de Rio Branco/AC. A ação resultou na prisão de dois indivíduos e reforça o combate ao crime de contrabando na região.

A equipe da PRF abordou dois veículos que transitavam em distância muito próxima um do outro. Os condutores, que informaram ser casados, transportavam caixas envoltas por sacos de fibra azul contendo cigarros da marca POINT, sem qualquer documentação fiscal.

Ambos relataram que adquiriram o material na fronteira com o município de Plácido de Castro/AC, com a intenção de comercializá-lo em Rio Branco. Informaram também que atuam legalmente no ramo de calçados, tendo entregue mercadorias com nota fiscal em municípios da região antes de adquirirem os cigarros.

Com essa apreensão, a PRF soma mais de 12.500 maços de cigarros contrabandeados retirados de circulação em apenas dois dias, considerando outra ocorrência registrada no dia anterior, quando 8.500 maços foram interceptados.

Os dois veículos utilizados no transporte e a carga apreendida foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Rio Branco/AC. Os conduzidos permaneceram colaborativos durante toda a ocorrência e tiveram suas integridades preservadas.

A PRF segue intensificando a fiscalização nas rodovias federais, contribuindo para a segurança da população e o combate ao crime organizado.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Publicado

em

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.

Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.

Caso o consumidor encontre irregularidades, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncia diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.

A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ex-tenente da PM é executado com tiro na cabeça em assalto; filho é preso como mandante

Publicado

em

Mulher do militar relata que criminosos sabiam da profissão da vítima; polícia apreende arma e munições usadas no crime

O tenente aposentado da Polícia Militar Orlando Soares Lopes, 64 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante um assalto em sua residência na noite de sexta-feira (28), em Boa Vista. O filho da vítima, de 30 anos, foi preso sob suspeita de encomendar o crime. Mais dois homens, acusados de participação na ação, também foram detidos.

Segundo relatos da esposa de Orlando, os criminosos invadiram a casa, amordaçaram e amarraram o ex-militar em um dos quartos. Armados e usando capacetes, os assaltantes exigiram dinheiro e mencionaram saber que a vítima era da PM. Durante a ação, um disparo acidental antecedeu o tiro fatal que matou Orlando.

A polícia localizou os suspeitos em um apartamento no bairro Canaã. Um deles confessou que o filho do tenente forneceu a arma e ordenou o assalto. No local, foram apreendidos um revólver calibre 38, nove munições deflagradas e três intactas.

A Polícia Civil informou que o filho nega envolvimento, mas ele e os outros dois acusados foram presos em flagrante por homicídio e roubo. O caso foi registrado como morte violenta contra agente de segurança pública.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tocantins tem quase nove vezes mais bovinos que habitantes

Publicado

em

O Tocantins atualmente registra quase nove vezes mais bovinos que o número de ambientes, segundo dados do governo do Tocantins. Além disso, agora ocupa a 9ª posição no ranking de maior produção de carne bovina do país.

Cinco municípios concentram de 20% a 30% do rebanho do Tocantins, além de terem os maiores frigoríficos do estado.

Em 2023, o Tocantins conseguiu alcançar11.313.309 cabeças. Atualmente, segundo os dados, o rebanho aumentou e estado possui de oito a nove cabeças de gado por pessoa.

De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados pelo governo do Tocantins, o aumento da produção foi acompanhado das exportações com recordes de carne bovina, totalizando cerca de 102 mil toneladas em 2024.

Além de registrar o novo recorde no tamanho do rebanho, o Tocantins ocupa a 11ª posição no ranking nacional de abate de bovinos. Em relação à região Norte, é o terceiro maior.

Comentários

Continue lendo