Acre
PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (17) sem chuvas no Acre
A temperatura pode variar entre 15ºC e 33ºC
Esta quarta-feira (17) começa com poucas nuvens em todo o Acre. Durante a tarde, tempo encoberto na microrregião de Cruzeiro do Sul e na cidade de Tarauacá. À noite, poucas nuvens em todo o estado, em municípios como Brasiléia e Epitaciolândia.
A temperatura mínima fica em torno de 15°C, em Rio Branco, e a máxima prevista é de 33ºC, em Sena Madureira. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 90%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Comentários
Acre
Acre é o segundo estado com maior percentual da população com a nova Carteira de Identidade

Foto: reprodução
O Acre é o segundo estado brasileiro com o maior percentual de cidadãos que já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o dia 23 de julho, 243,5 mil documentos haviam sido emitidos no estado, o que representa 27,65% da população. O Acre fica atrás apenas do Piauí, que lidera o ranking com 37,2%.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que aponta que mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento em todo o país.
Pioneiro na implementação da nova identidade, o Acre tem uma média diária de 217 emissões. Somente no mês de julho de 2025, foram expedidos 5,1 mil documentos. A primeira via é gratuita e a emissão está disponível em todos os estados. Para solicitar, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento.
Entre os acreanos que já emitiram a CIN, 51,13% são mulheres (126,9 mil) e 47,86% são homens (116,5 mil). A maior parte dos documentos foi emitida por jovens de 15 a 19 anos, com 42,3 mil registros (17,39% do total). Em seguida, estão os adolescentes de 10 a 14 anos, com 28,4 mil emissões (11,68%).
O levantamento também mostra a emissão da CIN por pessoas com deficiência. No Acre, 5,6 mil cidadãos com algum tipo de deficiência já têm o novo documento. Desse total, 3,7 mil são pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 62,96%
Também foram emitidos documentos para 1,2 mil pessoas com deficiência intelectual (21,24%), 449 com deficiência física (7,44%), 299 com deficiência visual (4,96%) e 205 com deficiência auditiva (3,4%).
Comentários
Acre
Estelionato digital cresce no Brasil e Acre registra mais de 460 casos em 2024

Foto: reprodução
O número de crimes de estelionato praticados por meios eletrônicos continua crescendo no Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgados na última semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (@forumseguranca), revelam um aumento de 17% nesses delitos em comparação com o ano anterior.
No Acre, foram 464 casos de estelionato digital registrados em 2024. Em termos proporcionais, o estado teve uma taxa de 52,7 ocorrências por 100 mil habitantes, o que acende um alerta sobre a vulnerabilidade da população diante de golpes virtuais.
O estelionato digital ocorre quando criminosos utilizam meios eletrônicos — como redes sociais, ligações telefônicas, aplicativos de mensagem ou e-mails — para enganar vítimas com o objetivo de obter dinheiro ou informações pessoais e bancárias.
Transformação dos crimes patrimoniais
Desde 2023, o Anuário observa uma mudança no padrão dos crimes patrimoniais no Brasil. Enquanto os roubos e furtos apresentaram queda, os golpes digitais vêm crescendo, impulsionados pela intensificação da digitalização da vida cotidiana e pelo uso massivo das tecnologias de comunicação.
Apesar disso, o levantamento também destaca a falta de padronização na forma como os estados registram esse tipo de crime. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, por exemplo, não separam os dados de estelionato por meio eletrônico dos demais tipos de golpes, o que dificulta a análise precisa do problema ao nível nacional.
Já estados como Pernambuco só passaram a registrar o estelionato digital de forma distinta a partir de dezembro de 2024. A falta de padronização na tipificação dos crimes virtuais nos sistemas de estatísticas criminais é apontada como um desafio para o enfrentamento desse tipo de delito.
Criminalização recente
O estelionato digital foi incluído no Código Penal em 2021, com penas mais severas. No entanto, o combate a esse tipo de crime requer constante atualização das estratégias de segurança pública, investimento em tecnologia e capacitação das forças policiais.
Fonte: AC24horas
Comentários
Acre
Montaria de peões do rodeio é remarcada para esta terça (29)
A forte chuva que caiu na noite desta segunda-feira, 28, em Rio Branco interrompeu a programação do tradicional rodeio da Expoacre 2025. O evento, que atraiu grande público, precisou ser suspenso no momento em que os montadores se preparavam para entrar na arena devido às fortes chuvas que caíram no local.
Ao deixar o camarote montado especialmente para as autoridades no setor do rodeio, o governador Gladson Cameli comentou o adiamento da atração e demonstrou otimismo com a retomada das atividades na terça-feira (29).
“Com toda certeza. Amanhã vai ter tudo que não teve hoje. A chuva veio pra dar uma limpada naqueles que estavam torcendo fosse errado a Expoacre. Limpa, energia positiva e amanhã vai ser maravilhoso”, declarou.
Você precisa fazer login para comentar.