Conecte-se conosco

Cotidiano

Presos do Acre denunciam tortura e espancamento por parte de policiais penais e MP pede investigação

Publicado

em

Dois presos da Unidade de Regime Fechado, conhecida por Chapão, alegam que foram espancados e torturados por policiais penais no último dia 12 — Foto: Arquivo

Por Aline Nascimento

O Ministério Público do Acre (MP-AC) determinou a abertura de um inquérito policial solicitando investigação contra policiais penais do Complexo Prisional de Rio Branco. O órgão recebeu uma denúncia de dois presos que alegam ter sido espancados e torturados no último dia 12 na unidade.

A denúncia foi feita durante uma inspeção da 4ª Promotoria de Justiça Criminal no complexo. Segundo o promotor Tales Tranin, responsável pela fiscalização, os detentos afirmaram que foram retirados das celas e torturados pelos policiais penais. Os reeducandos cumprem pena na Unidade de Regime Fechado, conhecida por Chapão.

Os detentos mostraram vários hematomas pelo corpo e foram submetidos a exames de corpo de delito. Após serem agredidos, os presos foram colocados no corretivo. A motivação para as agressões, segundo a denúncia, é desconhecida.

“Essa agressão aconteceu no dia 12 de janeiro, fui lá no dia 13 e falaram que no dia anterior tinham apanhado. Recebi a denúncia e, de posse disso, encaminho o ofício para que seja investigado. Tiraram da cela [presos] e do nada começaram a bater e colocaram no corretivo”, explicou o promotor.

A direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que já foi notificado pelo MP-AC e encaminhou o documento para a Corregedoria do instituto para iniciar as investigações internas.

“O Iapen não compactua com nenhum tipo de prática de tortura e vamos apurar os fatos, garantindo o direito da ampla defesa e os princípios constitucionais. Estamos à disposição do Ministério Público para qualquer informação que possa subsidiar na apuração dos fatos”, complementou o diretor-presidente do Iapen-AC, Arlenilson Cunha.

Solicitação

Com a denúncia em mãos, o promotor encaminhou um ofício à Corregedoria do Iapen, a Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial, responsável por investigar e processar policiais, e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, em Brasília.

“Quem vai investigar é a Promotoria do Controle Externo, a Polícia Civil e outros. Já tem exame de corpo de delito demonstrando as agressões, eu também vi os hematomas, eram visíveis. Não tem nem como ser negativo”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acreano de 24 anos vai correr a São Silvestre em São Paulo

Publicado

em

O acreano natural de Cruzeiro do Sul, Mateus Silva, 24 anos, vai participar da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo,pela segunda vez. A prova será realizada em 31 de dezembro de 2025

Em 2024, ele terminou a corrida na 66ª colocação geral e em 7º lugar na sua faixa etária. Para esta edição, a expectativa é melhorar o desempenho. “ A expectativa é quebrar esse 66º e fazer um bom resultado. Para mim é um sonho desde criança estar representando a minha cidade, Cruzeiro do Sul e nosso estado.Todo esforço vai ter sua recompensa. Agora vai ser a recompensa”, pontua ele, que se considera bem preparado para a prova.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo