Conecte-se conosco

Acre

Presidente e corregedor-geral do TJAC prestigiam entrega de títulos de regularização fundiária a mais de 500 famílias acreanas

Publicado

em

Durante evento, membros da Administração assinaram termo de instalação do Núcleo de Regularização Fundiária da COGER e agradeceram empenho dos Poderes e instituições na aprovação e sanção do projeto que altera a Lei do Fundo Estadual de Regularização Fundiária para inclusão de verbas de emendas parlamentares

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari participou, nesta sexta-feira (29), juntamente com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, de evento do Governo do Estado no qual mais de 500 famílias, residentes nas zonas rural e urbana, receberam os títulos de regularização fundiária de suas terras.

Em um momento de grande importância não só para o Poder Judiciário, mas também para toda sociedade, para o Estado e Municípios do Acre, o corregedor-geral e a desembargadora-presidente do TJAC assinaram o termo de instalação do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF) da COGER e, conjuntamente com o governador Gladson Cameli, assinaram o sancionamento do projeto legislativo de alteração da Lei do Fundo Estadual de Regularização Fundiária para que também possam ser recebidas verbas provenientes de emendas parlamentares. As ações marcaram o encerramento da programação estadual da Semana Nacional de Regularização Fundiária “Solo Seguro”, instituída pelo CNJ, por meio da Corregedoria Nacional de Justiça.

Se fizeram presentes, ainda, à cerimônia, realizada na Escola Berta Vieira, entre outras autoridades, o governador do Estado, Gladson Cameli; o senador da República Alan Rick; o juiz auxiliar da COGER, Alex Oivane; a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara; o vereador de Rio Branco, N. Lima; o prefeito de Bujari, João Teles; o vice-presidente da Federação da Agricultura do Acre, Edivan Maciel; além de representantes do 1º e do 2° Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Branco, Fabiana Faro (delegatária) e Felipe Belchior (interino), respectivamente; bem como do interino dos Ofícios de Registro de Imóveis das Comarcas de Bujari e Porto Acre, Evaney de Araújo.

Centenas de famílias moradoras dos bairros Vitória, Montanhês, Boa Vista, Irineu Serra e Areal, na zona urbana da capital, bem como do Polo Agroflorestal Dom Moacir (zona rural de Bujari); do Polo Leiteiro (zona rural de Porto Acre); e dos Seringais Catuaba, Empresa, Amapá e Panorama (zona rural de Rio Branco), participaram do evento, que ocorreu em clima de grande alegria e festividade pela tão sonhada conquista dos títulos definitivos de regularização fundiária. No âmbito do Governo do Acre, a entrega dos títulos fez parte das ações do programa “Minha Terra de Papel Passado”, criado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) para assegurar às famílias o acesso a políticas públicas, segurança jurídica, habilitando-as, ainda, à contratação de crédito para o comércio e a produção, promovendo a cidadania e contribuindo para uma distribuição mais justa de renda.

Registrando agradecimentos ao Governo do Estado, ao Iteracre, à Associação de Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg/AC) e aos delegatários e interinos dos Ofícios de Registro de Imóveis, a desembargadora-presidente do TJAC falou sobre a felicidade em partilhar a alegria e o entusiasmo do momento com as famílias, às portas do mês de dezembro, já tão próximo ao Natal. Regina Ferrari também disse esperar que a paz, os bons exemplos e a harmonia reine nos lares que agora lhes pertencem de fato e de direito, “uma dádiva recebida às vésperas do mês do Advento”.

“Hoje é um dia de grande significado, um dia de grande emoção. A entrega deste título representa muito mais que um simples documento. Ela representa dignidade, segurança e cidadania. Cada título que entregamos hoje carrega histórias de famílias que sonharam, que lutaram por um lugar para chamar de seu. São histórias de perseverança, de trabalho árduo e de esperança. Que os senhores possam honrar esse título hoje recebido (…) fazendo o seu melhor. Primeiramente pelas suas famílias, maridos, esposos, respeitando as suas esposas, para que dentro do lar, desta casa agora de papel passado, não haja violência doméstica. Para que dentro deste lar, senhoras e senhores, familiares, pais e mães, avós, tios e parentes, não haja abusos contra as nossas crianças. Os senhores honrarão esse título que hoje receberam fazendo o melhor pelos seus vizinhos, pelo seu bairro, dando a destinação correta ao lixo, plantando flores, sendo caridosos”, assinalou a desembargadora-presidente, Regina Ferrari. 

Ao parabenizar as famílias pelo recebimento dos títulos, o Corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista fez uma alusão ao encerramento da Semana Nacional de Regularização Fundiária “Solo Seguro” e às ações bem sucedidas encampadas pela COGER, em parceria com o Governo do Acre, instituições e demais atores, no âmbito do projeto do CNJ. Evangelista teceu, ainda, agradecimentos aos membros do Pleno do TJAC, pela criação do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF), como órgão ligado à Corregedoria, destinado a servir à interlocução com os Poderes e instituições envolvidas em litígios dessa natureza; bem como aos parlamentares da Aleac e ao mandatário do Poder Executivo, respectivamente, pela aprovação e pela sanção do projeto legislativo que alterou a Lei do Fundo Estadual de Regularização Fundiária, habilitando-o a receber verbas oriundas de emendas parlamentares.

“Sou grato ao Pleno do Tribunal de Justiça que aprovou a proposta e criou esse Núcleo no âmbito da Corregedoria Geral de Justiça, atendendo à recomendação do Conselho Nacional de Justiça. Será o nosso órgão que fará a interlocução com os demais atores envolvidos, buscando resolver entraves, porque muitas vezes um projeto não caminha com a rapidez e segurança desejadas (…). Sou grato também à Assembléia Legislativa do Estado do Acre, que aprovou (a iniciativa) e, ao governador Gladson Cameli, pela sua sanção. Os recursos desse Fundo servirão para enfrentar despesas com a regularização fundiária, incluindo georreferenciamento e serviços cartorários (…). O Governo do Acre não nos faltou em nenhum momento. (…). O Iteracre tem alavancado essa atividade (…). Externo os meus agradecimentos, senhor governador, a vossa excelência e à sua equipe, parabenizando a todos por este momento (…) A entrega de um título de imóvel é um resgate da cidadania. Esse registro é fundamental para que os senhores, beneficiários, tenham segurança jurídica, para que haja investimentos, inclusão social, possibilidade de arrecadação de impostos, ordenamento territorial e preservação ambiental. Isso é um direito de vocês como cidadãos. Parabéns! Façam bom uso desse documento. Ele é fundamental para a segurança de vocês e de suas famílias”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça.

“Queremos promover cidadania, atendendo o que está em nossa Constituição, garantindo o título do local onde eles vivem, da terra deles e partir de hoje, podem dizer que moram na casa própria e o melhor, não pagaram nenhum centavo pela regularização. E essa é uma ação que também vai gerar emprego e renda, pois, muitos que querem adquirir qualquer linha de financiamento, terão agora essa oportunidade. Isso aqui é a nossa economia e assim estamos cuidando das pessoas do nosso estado, essa é a mensagem que eu deixo”, arrematou o governador do Acre, Gladson Cameli.

Composição do Núcleo de Regularização Fundiária 

Ainda durante o evento, o corregedor-geral da Justiça assinou as portarias de nomeação dos membros do Núcleo de Regularização Fundiária. 

De acordo com as portarias da COGER, o NUREF terá os seguintes integrantes: 

  • Alex Ferreira Oivane (juiz auxiliar da COGER)

  • Luana Cláudia de Albuquerque Campos (juíza corregedora permanente da Comarca de Rio Branco)

  • Ana Paula Gavioli (representante da ANOREG/AC e delegatária da Comarca de Plácido de Castro)

  • Jovanny Fogaça (gerente de fiscalização extrajudicial da COGER)

  • Amanda Cristina da Silva Araújo (servidora da Corregedoria-Geral da Justiça)

O Núcleo de Regularização Fundiária da COGER foi criado por meio da Resolução TPADM nº 322 de 2024, do Pleno Administrativo do TJAC, com a finalidade de estimular e monitorar de forma contínua as atividades afetas à regularização fundiária no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Acre. Na prática, o órgão terá a importante função de estabelecer a interlocução entre os Poderes e instituições demandantes e a Corregedoria-Geral da Justiça.

Para saber mais sobre as ações da COGER, acesse o sítio do órgão no Portal do TJAC na internet, por meio do link seguro: https://www.tjac.jus.br/tribunal/administrativo/coger/.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo