Extra
Presidente do TRE/AC fala em dever cumprido e Tadeu terá mandato voltado ao povo do Acre

Momento que o deputado eleito, Tadeu Hassem (Republicano) recebe seu Diploma no TRE do Acre – Foto: Raylanderson Frota.
A solenidade de diplomação realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, escreve mais um capítulo na história política do Estado, entregando nas mãos dos políticos eleitos e reeleitos, a confirmação do sonho em poder trabalhar para quase um milhão de pessoas.
O presidente do TER no Acre, Desembargador Francisco Dijalma, entregou os diplomas aos eleitos para o mandato 2023/2026. Em seu discurso, o Desembargador Francisco Djalma destacou que o engajamento de todas as instituições federais, estaduais e municipais foi fundamental para que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre cumprisse com êxito não apenas com o seu dever de organizar as eleições, mas, também, a missão de promover a lisura do processo eleitoral, exercendo, de forma efetiva, seu papel fundamental de guardião da normalidade e da legitimidade das eleições, indispensáveis para o aperfeiçoamento e consolidação do Estado Democrático de Direito.

Presidente do TRE/Acre, desembargador Francisco Dijalma durante entrevista.
“Assim, foi assegurado ao eleitor acreano, principal personagem do processo eleitoral, a plena manifestação de sua vontade, pelo exercício do voto, proporcionando-lhe eleições livres, seguras, transparentes e rápidas, a mais célere em totalização dos últimos anos”, disse o Des. Francisco Djalma.
Já o deputado agora diplomado, Tadeu Hassem, eleito pelo partido Republicanos com 6.175 votos, falou da data considerada especial em sua vida, onde o povo do Acre lhe concedeu esse mandato, que será dedicado à aqueles que acreditaram no seu projeto e sabe da responsabilidade a partir de fevereiro de 2023.

Deputado eleito, Tadeu Hassem, momento após ser diplomado – Foto: Raylanderson Frota
“Faço um compromisso com o povo, de cuidar cada vez mais do meu Acre. Esse com certeza é o diploma mais importante da minha vida e quero dedicar em primeiro lugar, a Deus e em seguida, toda minha família, em especial minha esposa, filhos e minha irmã, Fernanda Hassem que vieram para esse momento único”, destacou Tadeu.
Tadeu falou com carinho da regional do Alto Acre, onde recebeu a maioria dos votos, em especial Brasiléia, sua cidade natal. “Estaremos trabalhando para todo o Acre, mas, terei uma visão especial para a minha regional. Temos muito pra fazer e quero dedicar o possível para que tenhamos uma ligação muito importante com a Assembleia Legislativa e com o Governo, visando melhorias em todas as áreas”, finalizou.
Veja vídeo:
- Candidatos eleitos nas últimas eleições foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), nesta quinta-feira, 15. Foto: Diego Gurgel/Secom
Veja a lista completa de deputados estaduais eleitos no Acre:
- Nicolau Junior (Progressistas) – 16.636 votos
- Maria Antônia (Progressistas) – 10.485 votos
- Emerson Jarude (MDB) – 8.540 votos
- Manoel Moraes (Progressistas) – 8.479 votos
- Gilberto Lira (União) – 8.407 votos
- Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) – 8.227 votos
- André da Droga Vale (Podemos) – 8.157 votos
- Pedro Longo (PDT) – 7.732 votos
- Tchê (PDT) – 7.390 votos
- Fagner Calegário (Podemos) – 7.112 votos
- Luiz Gonzaga (PSDB) – 6.680 votos
- Whendy Lima (União) – 6.673 votos
- Tadeu Hassem (Republicanos) – 6.175 votos
- Adailton Cruz (PSB) – 6.157 votos
- Drª Michelle Melo (PDT) – 5.990 votos
- Edvaldo Magalhães (PCdoB) – 5.822 votos
- Afonso Fernandes (PL) – 5.731 votos
- Antonia Sales (MDB) – 5.720 votos
- Tanizio Sá (MDB) – 5.703 votos
- Chico Viga (PDT) – 5.601 votos
- Gene Diniz (Republicanos) – 5.512 votos
- Arlenilson Cunha (PL) – 5.471 votos
- Pablo Bregense (PSD) – 5.386 votos
- Eduardo Ribeiro (PSD) – 4.810 votos
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, odontológico. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior
A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.
De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior
Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.
O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.
Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas
Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.
A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom
Comentários
Extra
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão aptas a receber recursos do governo federal por estarem adimplentes no CAUC
Dos 22 municípios do Acre, 20 estão impossibilitados de receberem recursos do governo federal por não cumprirem recomendações do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC).
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão adimplentes com esse sistema, atendendo a todas as exigências legais para a celebração de convênios e o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União.
Fruto de um trabalho técnico e bem elaborado, Brasiléia voltou a adimplência, depois de anos nessa batalha, o que deixou o prefeito Carlinhos do Pelado bastante animado. “Fechar o ano com o município totalmente regular no CAUC, além de conquistar o Selo Ouro de Transparência e uma certificação nacional em governança, demonstra que estamos no caminho certo. Isso é fruto de muito trabalho, organização e compromisso da nossa equipe com o dinheiro público e com a população de Brasiléia”, afirmou o gestor.
O CAUC é um sistema informatizado, de acesso público e atualização diária, que reúne informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais necessários para que estados e municípios possam receber transferências voluntárias da União. Ele consolida dados financeiros, contábeis e fiscais em um único documento, facilitando a verificação da regularidade dos entes federativos.
Entre os pontos avaliados estão o cumprimento dos limites constitucionais e legais, as obrigações de transparência, o adimplemento na prestação de contas de convênios e a regularidade financeira, regularidade no pagamento de precatórios, transparência da execução orçamentária, adoção do SIAFIC, aplicação correta dos recursos do Fundeb do município, dentre outros.
A regularidade no CAUC garante que os municípios continuem aptos a captar recursos, firmar parcerias e investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. É um trabalho contínuo, que exige atenção diária e integração entre as secretarias em favor da gestão como um todo.












Você precisa fazer login para comentar.