Acre
Presidente do TJAC participa de lançamento do livro Saúde no Sistema de Justiça
Objetivo do livro busca qualificar todas as demandas judiciais para que as pessoas possam ter acesso com maior qualidade nos serviços
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, prestigiou nesta quinta-feira, 23, o lançamento do livro Saúde no Sistema de Justiça, da autora Rosana Freitas, que aconteceu no Palácio da Justiça.
A desembargadora-presidente parabenizou a autora pela obra e disse ser imensa a gratidão por participar do lançamento do livro que traz assunto tão necessário para colaborar na melhoria da prestação jurisdicional.
“Uma profissional dedicada que vem nos emprestar sua habilidade e comprometimento com essa obra tão interessante e necessária. Rosana Freitas, com sua vasta experiência e expertise na área da saúde, traz à tona questões fundamentais que visam não apenas informar, mas também sensibilizar e transformar a maneira como lidamos com a judicialização da saúde em nosso país. Seu trabalho é um farol que ilumina o caminho para uma abordagem mais humanizada, técnica e eficaz no tratamento dessas questões tão complexas e delicadas. Portanto, é com profunda gratidão e reconhecimento que saúdo a iniciativa de Rossana Freitas e manifesto o meu apoio incondicional a essa causa tão nobre. Que seu livro seja um instrumento de mudança e inspiração para todos nós, contribuindo para a construção de um sistema de justiça mais justo, equitativo e eficiente”, disse.





A autora explicou que o livro foi pensando em várias perguntas e interpretação do que levava cada pessoa a procurar o sistema de Justiça para poder obter seja uma cirurgia, seja um medicamento, seja um exame ou qualquer um outro e que o objetivo do livro busca qualificar todas as demandas judiciais para que as pessoas possam ter acesso com maior qualidade nos serviços.
“Ao longo desses anos, então, nós identificamos esses maiores gargalos. E no livro, quando comecei então a escrever sobre, as pessoas, perguntavam muito mas o que você, da área da saúde, está fazendo no sistema de justiça? E o livro conta um pouquinho do que foi isso, só que ele norteia cada ação. Então, ali eu falo de medicamentos, por exemplo, para doenças raras. Coloco todo o arcabouço legal do que é uma resposta”, disse.
Cada capítulo do livro, segundo ela, é norteador das demandas judiciais. “Seja um norteador para um profissional de saúde que queira seguir como um parecerista e dar esse apoio ao sistema de Justiça, seja aos nossos magistrados como a maneira norteadora dos nossos processos”, finalizou.
O evento contou com a participação de diversas autoridades entre magistradas e magistrados com destaque para o vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez, o diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes e do desembargador Francisco Djalma.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)
Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.
Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.
O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada
A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.
Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).
Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada
Comentários
Acre
Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.
O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.
Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.
O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta
Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.
Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.



Você precisa fazer login para comentar.