Acre
Presidente do TJAC e governador do Acre visitam PIDJus na Cidade do Povo
Acompanhada de outras autoridades, a desembargadora Regina Ferrari apresentou o Ponto de Inclusão Digital do Judiciário (PIDJus) que tem a missão se aproximar da população e ofertar serviços digitais as pessoas
A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, levou o governador Gladson Cameli para conhecer o Ponto de Inclusão Digital do Judiciário (PIDJus), na Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, na terça-feira, 14.
Ainda estavam na visita a desembargadora Eva Evangelista, a vice-governadora Mailza Assis, o secretário de Educação Aberson Carvalho e representantes de outras instituições que atuam na Cidade do Povo, assim como, os monitores da unidade e servidores.
Durante o momento, a presidente apresentou o ambiente e discorreu sobre a importância de levar os pontos de atendimento a todo o estado, com serviços de consulta processual, vídeochamada com todas as unidades e comarcas da Justiça e a Petição Cidadão, além dos atendimentos virtuais de mais cinco órgãos: Tribunal do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), Ministério Público (MPAC) e Defensoria Pública (DPE/AC).
PIDJus
O PIDJus é uma política do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para os tribunais brasileiros se aproximarem das pessoas em lugares afastados, que precisa acessar serviços públicos. A Justiça acreana abraçou a iniciativa instalando cinco unidades, quatro na capital e uma no município do Jordão, distante 811 km da capital e acessada apenas por via aérea ou fluvial.
Em Rio Branco, os PIDJus estão localizados no Calafate, Cidade do Povo, São Francisco e Sobral, bairros distantes das instituições públicas. Mas, o planejamento é inaugura unidades no interior, atendendo as regionais do Baixo Acre, Envira-Tarauacá, Juruá e Purus.



Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.



Você precisa fazer login para comentar.