Cotidiano
Presidente da FADE será delegado do Brasil durante a Gymnasiade, no Bahrein

O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), João Renato Jácome, vai integrar a delegação brasileira que representará o Brasil na Gymnasiade, no Bahrein – país do Oriente Médio. Esse é o maior evento esportivo escolar do mundo, e será disputado entre os dias 23 e 31 de outubro, reunindo mais de 5 mil estudantes-atletas de pelo menos 80 países, em 26 modalidades diferentes.
Além de promover intercâmbio cultural e a prática esportiva entre jovens de diversos países, a Gymnasiade também já revelou atletas olímpicos, como é o caso de Rebeca Andrade, na ginástica artística. É a segunda vez que Jácome participa do evento, desde que assumiu a gestão da FADE em novembro de 2022. A ultima edição aconteceu no Brasil, e foi realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
“Recebi o convite da CBDE para integrar a missão internacional como delegado do país. Teremos a função de representar o Brasil e auxiliar nossos estudantes e professores durante a participação no país-sede. Isso é motivo de orgulho, uma vez que representaremos não apenas a FADE, ou o Acre, mas o Brasil, o nosso país”, pontuou o presidente.
Segundo João Renato Jácome, estar na Gymnasiade é uma oportunidade de aprendizado. O presidente acredita que participar do evento é uma espécie de “combustível” a mais para fortalecer o trabalho que está sendo feito na federação estadual, buscando ainda mais colocar os estudantes-atletas do Acre em competições nacionais com chances reais de classificação para eventos internacionais.
“A nossa participação nesta missão vai reforçar o que estamos focados em fazer todos os dias: fortalecer o esporte escolar estadual com disputa entre escolas, municípios, com a descoberta de talentos dentro das instituições de ensino. Estamos pavimentando o caminho para que muito em breve atletas acreanos possam estar conosco também nas competições internacionais, entre os melhores do mundo. Esse é o nosso sonho, e estamos a cada dia mais próximos disso!”, avalia o acreano.
No início de outubro, João Renato Jácome foi homenageado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e recebeu pela terceira vez uma placa de reconhecimento pelo trabalho que desenvolve dentro da federação do Acre. Em dois anos de gestão, a entidade estadual alcançou 19 dos 22 municípios do estado, organizando cerca de 50 eventos e impactando mais de 25 mil estudantes-atletas. Também neste período, o Acre conquistou 36 medalhas, o maior número de medalhas em 10 anos.
Aos 29 anos de idade, João Renato Jácome é o presidente de federação escolar mais jovem do Brasil. Jornalista formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e árbitro de Atletismo desde os 16 anos, foi eleito presidente da FADE/AC no dia 04 de novembro de 2022, quando lançou o Open de Desporto Escolar do Acre, megaevento que desde então realiza eventos gratuitos de esporte escolar nos municípios acreanos atingindo jovens com idades entre 08 e 19 anos.
O EVENTO – A Gymnasiade é um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), e equivale a uma olimpíada, mas no âmbito escolar. Os melhores estudantes-atletas do mundo participam representando seus respectivos países. O Brasil participará com 405 membros de delegação.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.