Conecte-se conosco

Acre

Presidente da Câmara participa de evento na comunidade nossa senhora do Bomfim

Publicado

em

Foto: Assessoria

Na tarde do último sábado 14 o vereador Mario Jorge Presidente da Câmara Municipal de Brasileia, participou de um evento no núcleo de base nossa senhora aparecida do Bomfim, ramal do riozinho mais 40 km de ramal reserva extrativista BR 317 km 05.

O campeonato de futebol que todos os anos tem sido um sucesso este ano não foi deferente. A final do campeonato aconteceu na tarde do último sábado 14 e contou com a presença da comunidade e do Presidente da Câmara prestigiando o evento.

Na ocasião a comunidade pediu que o vereador esteja cobrando da prefeitura a abertura do ramal do riozinho para facilitar o acesso para aquela localidade, tendo em vista que o ramal não oferece condições de trafego.

A comunidade lembrou ao parlamentar que, a maior preocupação neste momento está sendo o local previsto para construção de uma ponte que será construída pelo DERACRE. Segundo os moradores o local que a ponte será construída não atenderia a maior parte da comunidade. Ou seja, com a construção da ponte no local previsto só iria beneficiar duas famílias.

A população disse ao vereador que, o local que beneficiaria mais de 12 famílias seria, se a ponte fosse construída próxima a residência do Senhor Chiquinho Moreira, e que o correto teria sido que os responsáveis pela construção da referida ponte tivessem feito uma consulta aos moradores para definir o local.

Mario Jorge disse que estará entrando em contato com o DEREACRE, para esclarecer o problema que está ocorrendo. “O que não podem é construir uma ponte em um local sem acesso e nos vereadores ficarmos de braças cruzados. Porquê desta forma não atenderá as famílias que precisam utilizar a ponte para escoar seus produtos” finalizou o presidente.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo