Acre
Presidente da Câmara de Brasiléia tem direitos políticos cassados pelo TRE
Alexandre Lima
O Juiz da 6ª zona Eleitoral, doutor Gustavo Sirena, no uso de suas atribuições, julgou o processo nº 559-44.2016.6.01.0006 e condenou o atual presidente da Câmara de Brasiléia, Mário Jorge Fiesca (PMDB), pelo crime eleitoral de abuso de poder econômico, uso indevido de meio de comunicação social e reiterada divulgação de propaganda em rádio e televisão em período vedado.
No processo divulgado no sitio do TSE, em que se encaixa no crime da “Ficha Limpa”, existem interceptações telefônicas, onde o vereador conversa com uma mulher identificada como Pauliete, funcionária de uma farmácia e que esteve trabalhando com Mário durante a campanha de 2016, realizando entrega de medicamentos como moeda de troca por voto.
Na visão do magistrado, caracterizou a ilicitude para que estivesse embasado e pudesse dar sua sentença. Uma lista de medicamentos, escutas telefônicas e depoimentos, levou o Ministério Público reforçar a representação contra o vereador.
Segundo o processo, o advogado de defesa sustenta que seja demonstrado o abuso de poder econômico e sua prática tenha influído no pleito eleitoral. Sendo rebatido pelas provas evidenciadas nos fornecimentos de remédios.
Diante dos fatos, foi concluído que vereador Mário Jorge gomes Fiesca, teve o registro de sua candidatura cassado referente ao pleito de 2016, inelegibilidade por oito anos, a multa que poderá chegar a R$ 10 mil reais. A mesma sentença foi direcionada à mulher, sendo que a multa pode chegar na metade.
Por fim, o magistrado pede que seja feito o calculo para nova disposição das vagas para vereadores, sendo atualizada para a diplomação que acontece nesta terça-feira, dia 13.
O jornal oaltoacre.com tentou entrar em contato com o vereador citado via celular (68- 9 9985-**91), mas, não foi possível para que pudesse dar sua versão dos fatos, ficando o espaço aberto.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.