Geral
Presidente da Aleac acompanha ação social na Serra do Divisor que atendeu centenas de famílias isoladas

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou entre os dias 20 a 23 de abril comunidades ribeirinhas no Parque Nacional da Serra do Divisor, região mais ocidental do Brasil.
Gonzaga fez questão de participar das ações realizadas em quatro comunidades onde foram disponibilizados atendimentos médicos, ondontológicos, jurídicos, psicológicos, entre outros serviços de assistência social. O parlamentar também participou da entrega de dezenas de sacolões aos moradores da região.
De acordo com Gonzaga, é gratificante levar atendimentos aos moradores da Serra já que a região é de difícil acesso. O presidente da Aleac também parabenizou o governador Gladson Cameli e o secretário Lauro Santos pela ação desenvolvida na região.

“Para mim é muito gratificante estar participando desta comitiva que está trazendo benefícios aos moradores da Serra do Divisor e estar representando os 24 parlamentares do estado. A Aleac tem trabalhado, tem dado a sua contribuição não só para o Governo do Estado, mas para outros setores, para as instituições e tem participado daquilo que é bom para a população acreana. Quero parabenizar o secretário Lauro e o governador Gladson Cameli por esta iniciativa tão importante e que tanto beneficia a população aqui no Parque Nacional da Serra do Divisor”, comentou Luiz Gonzaga.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Lauro Santos, comentou que a ação social integrada visa atender as comunidades mais isoladas do Acre.
“Então é importante a gente ter essa simbologia emblemática de estar no ponto mais distante do território brasileiro, na parte ocidental. Então a gente está aqui contando com a presença da Secretaria Municipal de Mâncio Lima, a qual eu quero agradecer a participação massiva de toda equipe do prefeito Isaac, que está aqui não só com a saúde, mas também com a assistência social, com serviços inclusive de embelezamento com o projeto social Salão Social para essas pessoas que precisam de todo nosso apoio”, comentou Lauro Santos.

O secretário também agradeceu a Marinha Brasileira que está fazendo a orientação de registro de cursos e orientação à navegação na região, pois, de acordo com Lauro, isso é de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo na Serra do Divisor.
A ação social realizada na Sera do Divisor contou com a participação da Aleac, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDHM), Defensoria Pública, Secretaria da Mulher do Estado, Secretária de Saúde do Estado (Sesacre), Prefeitura de Mâncio Lima, Exército Brasileiro, Marinha Brasileira, ICMbio e Gefron.
Ao total, 6 comunidades foram beneficiadas, dentre elas Gibraltar, São Salvador, República, Pé da Serra, 7 de Setembro e Zumira. Durante a ação foram atendidos 366 ribeirinhos que vivem às margens do Rio Moa, dentre eles homens, mulheres, idosos e crianças.

Atendimentos odontológicos e médicos
O tenente do Exército, Paulo Roberto, foi o cirurgião dentista que realizou 99 procedimentos durante os dois dias de ação na Serra do Divisor, onde na oportunidade ele explicou a nossa reportagem a importância destas ações nestes locais mais isolados na região do Juruá.
“É de suma importância participarmos com o Exército Brasileiro de uma ação cívico militar como essa, onde nós podemos contribuir com atendimento médico, odontológico e também fiscalizar os crimes transfronteiriços e transnacionais numa região de floresta amazônica de mata fechada. E com isso estamos com atendimento médico, odontológico, atendimento clínico e distribuição de medicação e no atendimento odontológico. Um atendimento mais voltado para prevenção e procedimentos de restauração, de devolver a saúde pras pessoas, inclusive até com procedimentos estéticos que possam melhorar o sorriso das pessoas. Esse é o trabalho do Exército Brasileiro, um abraço forte e uma mão amiga para a sociedade de Cruzeiro do Sul”, comentou Paulo Roberto.
O Exército Brasileiro juramente com a Sesacre também contou a presença dos médicos Antônio Libânio e João Marcos que juntos realizaram durante a ação 60 atendimentos médicos.

Comentários
Geral
Idoso é preso pela PRF após ser flagrado com pistola calibre .40 em Cruzeiro do Sul
Homem de 70 anos não possuía porte nem documentação da arma e das munições

Um homem de 70 anos foi preso na quarta-feira (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Estrada da Variante, em Cruzeiro do Sul, após ser flagrado portando uma arma de fogo de uso restrito.
De acordo com a PRF, o idoso trafegava em uma motocicleta quando foi abordado durante fiscalização de rotina. Ele informou aos policiais que retornava de seu sítio e, ao ser questionado, confirmou que estava armado.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam uma pistola Taurus calibre .40 e oito munições. Conforme a polícia, o homem não possuía porte de arma de fogo nem documentação legal da arma ou das munições.
Diante da irregularidade, o idoso foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde o caso ficou à disposição das autoridades para os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão de três suspeitos de integrar “Tribunal do Crime” em Rio Branco
Grupo mantinha homem em cárcere privado para aplicar punição ilegal; um investigado responderá em liberdade

A Justiça decretou a prisão preventiva de três homens suspeitos de integrar uma facção criminosa e de atuar na aplicação de punições ilegais impostas pelo chamado “Tribunal do Crime”, em Rio Branco. A decisão atinge Lucas Nogueira dos Santos, Anderson Luan Bezerra e João Victor Navarro da Silva. Já Marcelo Santos de Souza teve a liberdade provisória concedida, mediante cumprimento de medidas cautelares.
A decisão foi proferida pelo juiz plantonista da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal de Rio Branco, no fim da tarde de ontem.
Os quatro foram presos na noite de terça-feira (13) por policiais do Grupamento Tático do 3º Batalhão da Polícia Militar, no momento em que mantinham um homem em cárcere privado em uma residência localizada na Rua Luiz Gonzaga, no bairro São Francisco. A vítima, que teve a identidade preservada, teria sido sequestrada para sofrer agressões físicas como forma de punição imposta pela organização criminosa.
Informações repassadas por moradores à Polícia Militar foram fundamentais para a rápida intervenção, que evitou uma possível sessão de tortura e espancamento, situação que poderia resultar em morte. Durante a ação, os policiais apreenderam pedaços de madeira, supostamente utilizados nas agressões, além de um automóvel.
Os três investigados que tiveram a prisão preventiva decretada foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Rio Branco. O quarto envolvido responderá em liberdade provisória, com uso de tornozeleira eletrônica e cumprimento das demais medidas cautelares determinadas pela Justiça.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende mais de dois quilos de maconha em Sena Madureira

Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM/PMAC) apreenderam mais de dois quilos de entorpecente durante uma ação realizada no município de Sena Madureira, na região do Purus. A ocorrência foi registrada no bairro Vitória, às margens do rio Iaco.
A guarnição recebeu informações de populares indicando que indivíduos teriam escondido material ilícito nos fundos de uma residência abandonada naquela área. Diante da denúncia e do histórico do local, os policiais se deslocaram imediatamente para averiguação.
No endereço informado, os militares constataram que o imóvel estava, de fato, abandonado e não havia pessoas em atitude suspeita nas imediações. Ainda assim, foram realizadas buscas minuciosas no perímetro, especialmente próximo à margem do rio. Durante as diligências, a equipe localizou uma sacola plástica contendo três barras de maconha.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil de Sena Madureira, onde passou por pesagem oficial, totalizando aproximadamente dois quilos e sessenta gramas. Nenhum suspeito foi preso no local, e o caso segue sob investigação para identificação dos responsáveis.

Você precisa fazer login para comentar.