fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Presidente da Aleac acompanha ação social na Serra do Divisor que atendeu centenas de famílias isoladas

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou entre os dias 20 a 23 de abril comunidades ribeirinhas no Parque Nacional da Serra do Divisor, região mais ocidental do Brasil.

Gonzaga fez questão de participar das ações realizadas em quatro comunidades onde foram disponibilizados atendimentos médicos, ondontológicos, jurídicos, psicológicos, entre outros serviços de assistência social. O parlamentar também participou da entrega de dezenas de sacolões aos moradores da região.

De acordo com Gonzaga, é gratificante levar atendimentos aos moradores da Serra já que a região é de difícil acesso. O presidente da Aleac também parabenizou o governador Gladson Cameli e o secretário Lauro Santos pela ação desenvolvida na região.

“Para mim é muito gratificante estar participando desta comitiva que está trazendo benefícios aos moradores da Serra do Divisor e estar representando os 24 parlamentares do estado. A Aleac tem trabalhado, tem dado a sua contribuição não só para o Governo do Estado, mas para outros setores, para as instituições e tem participado daquilo que é bom para a população acreana. Quero parabenizar o secretário Lauro e o governador Gladson Cameli por esta iniciativa tão importante e que tanto beneficia a população aqui no Parque Nacional da Serra do Divisor”, comentou Luiz Gonzaga.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Lauro Santos, comentou que a ação social integrada visa atender as comunidades mais isoladas do Acre.

“Então é importante a gente ter essa simbologia emblemática de estar no ponto mais distante do território brasileiro, na parte ocidental. Então a gente está aqui contando com a presença da Secretaria Municipal de Mâncio Lima, a qual eu quero agradecer a participação massiva de toda equipe do prefeito Isaac, que está aqui não só com a saúde, mas também com a assistência social, com serviços inclusive de embelezamento com o projeto social Salão Social para essas pessoas que precisam de todo nosso apoio”, comentou Lauro Santos.

O secretário também agradeceu a Marinha Brasileira que está fazendo a orientação de registro de cursos e orientação à navegação na região, pois, de acordo com Lauro, isso é de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo na Serra do Divisor.

A ação social realizada na Sera do Divisor contou com a participação da Aleac, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDHM), Defensoria Pública, Secretaria da Mulher do Estado, Secretária de Saúde do Estado (Sesacre), Prefeitura de Mâncio Lima, Exército Brasileiro, Marinha Brasileira, ICMbio e Gefron.

Ao total, 6 comunidades foram beneficiadas, dentre elas Gibraltar, São Salvador, República, Pé da Serra, 7 de Setembro e Zumira. Durante a ação foram atendidos 366 ribeirinhos que vivem às margens do Rio Moa, dentre eles homens, mulheres, idosos e crianças.

Atendimentos odontológicos e médicos

O tenente do Exército, Paulo Roberto, foi o cirurgião dentista que realizou 99 procedimentos durante os dois dias de ação na Serra do Divisor, onde na oportunidade ele explicou a nossa reportagem a importância destas ações nestes locais mais isolados na região do Juruá.

“É de suma importância participarmos com o Exército Brasileiro de uma ação cívico militar como essa, onde nós podemos contribuir com atendimento médico, odontológico e também fiscalizar os crimes transfronteiriços e transnacionais numa região de floresta amazônica de mata fechada. E com isso estamos com atendimento médico, odontológico, atendimento clínico e distribuição de medicação e no atendimento odontológico. Um atendimento mais voltado para prevenção e procedimentos de restauração, de devolver a saúde pras pessoas, inclusive até com procedimentos estéticos que possam melhorar o sorriso das pessoas. Esse é o trabalho do Exército Brasileiro, um abraço forte e uma mão amiga para a sociedade de Cruzeiro do Sul”, comentou Paulo Roberto.

O Exército Brasileiro juramente com a Sesacre também contou a presença dos médicos Antônio Libânio e João Marcos que juntos realizaram durante a ação 60 atendimentos médicos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vítima homem de 41 anos é brutalmente agredido com ripa com pregos no bairro Placas

Publicado

em

Polícia busca criminosos após agressão em Rio Branco

Paulo dos Santos Lima, de 41 anos, foi brutalmente agredido na noite desta segunda-feira (20) na rua 10 de Julho, no bairro Placas, em Rio Branco. Criminosos utilizaram ripas com pregos nas pontas para atacá-lo, causando cortes profundos e múltiplos hematomas.

Segundo a polícia, Paulo estava caminhando pela via pública quando foi abordado pelos agressores. Ele sofreu um corte profundo na cabeça e vários hematomas nas costas, braços e perna esquerda. Mesmo ferido, Paulo conseguiu caminhar até a frente de uma residência, onde desabou na calçada.

Os moradores, ao encontrarem Paulo, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância básica foi enviada ao local, e os paramédicos prestaram os primeiros socorros, encaminhando a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ele foi internado em estado estável.

Policiais militares estiveram no local para colher informações e realizaram patrulhamento na região, mas os criminosos não foram localizados. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vítimas de tiroteio em fazenda na BR-317 são levadas para Rio Branco e Polícia enfrenta dificuldades para intervir em área de jurisdição complexa

Publicado

em

Edgermeson José Alves, 26 anos, e Francisco, 30, foram alvos de uma tentativa de homicídio na tarde desta segunda-feira (20) no km 104 da BR-317, na Fazenda Fusão, localizada no Seringal Novo Natal, na divisa entre Acre e Amazonas.

Testemunhas relataram que, além de Edgermeson e Francisco, outras três pessoas ficaram feridas, embora sem gravidade. As vítimas foram atingidas por tiros na cabeça durante um confronto relacionado a disputas de terra envolvendo mais de 100 mil hectares pertencentes à União. Segundo relatos, os disparos foram feitos por pistoleiros supostamente a mando de um fazendeiro da região, identificado apenas como Ary.

Após o incidente, os feridos foram transportados por populares até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco. Posteriormente, devido à gravidade dos ferimentos, eles foram transferidos para o pronto-socorro em uma ambulância de suporte avançado.

A Polícia Militar do Acre tentou intervir, mas enfrentou dificuldades devido à complexidade jurisdicional da área, que pertence ao Estado do Amazonas. A situação permanece tensa, com investigações em andamento que incluem suspeitas de corrupção envolvendo funcionários públicos e empresas privadas. Apesar da gravidade do conflito, nenhum policial federal foi acionado até o momento.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende casal por tráfico de drogas após perseguição em bairro de Rio Branco

Publicado

em

Na noite deste domingo, 20, uma guarnição tática do 3º Batalhão da Polícia Militar prendeu um casal por tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.

A ação começou com uma denúncia anônima informando que o casal havia acabado de receber uma quantidade significativa de entorpecentes nas proximidades do Araújo do Aviário. Eles foram avistados pela guarnição enquanto se deslocavam para o bairro Tancredo Neves em uma motocicleta.

Ao avistar a viatura policial, o casal tentou fugir e adentrou um terreno baldio. A guarnição, com o apoio de outros policiais do batalhão, realizou um cerco que culminou na apreensão dos suspeitos. Com eles, foram encontrados drogas e materiais usados para confecção e venda dos entorpecentes. Os envolvidos e os itens apreendidos foram encaminhados à delegacia para as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo