Extra
Prego Batido: Marquinhos Tibúrcio será reeleito presidente da câmara de vereadores para o biênio 2025/2026
A composição para o biênio 2025/2026, vem com Marquinho Tibúrcio (PP), presidente; Leonir furtado (PP), vice-presidente (PP), 1º primeiro-secretário; Lucélia Borges (PSD), segunda-secretária; Isabeli Araújo (Republicanos).

A eleição de Carlinhos do Pelado (PP), prefeitura de Brasiléia, em conjunto com os demais membros da chapa vitoriosa, fortalece a unidade dentro do parlamento municipal, consolidando o grupo para o exercício de 2025/2026. Foto: Alexandre Lim/arquivo
O atual presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Marquinhos Tibúrcio (PP), foi confirmado para mais dois anos à frente do Legislativo local. A recondução ocorrerá por meio da votação da nova Mesa Diretora, que acontecerá em janeiro de 2024, durante sessão ordinária.
Tibúrcio contará com o apoio unânime dos 9 vereadores que compõem sua base de sustentação, representando a maioria dos 11 parlamentares eleitos e reeleitos nas últimas eleições. A decisão já está definida dentro da ampla aliança formada por partidos como Progressistas (PP), União Brasil, PSD, Solidariedade e Partido Liberal (PL). A eleição de Carlinhos do Pelado (PP) para a prefeitura de Brasiléia, em conjunto com os demais membros da chapa vitoriosa, fortalece ainda mais a unidade dentro do parlamento municipal, consolidando o grupo para o exercício de 2025/2026.
O atual presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Marquinhos Tibúrcio (PP), obteve sucesso em sua reeleição e se prepara para assumir o cargo pelo quarto mandato consecutivo. A confirmação oficial de sua eleição para o biênio 2025/2026 ocorrerá em janeiro, durante sessão ordinária, caso o processo se concretize como esperado. Caso reeleito, Marquinhos comandará a Câmara Municipal pelo segundo mandato consecutivo à frente da Casa do Povo.
Em clima de comemoração, Marquinhos destacou o compromisso de seguir sua missão com transparência, igualdade e responsabilidade. “A política se faz com diálogo e sempre pensando no melhor para nossa cidade. E é esta a nossa prioridade em 2025/2026”, afirmou o presidente reeleito e candidato. A declaração reflete a continuidade de um trabalho que visa o desenvolvimento de Brasiléia, com foco no bem-estar da população.

O atual presidente está confirmado pela maioria dos vereadores, assim à parte de cima da casa vem com o presidente na composição para o biênio 2025/2026, Marquinho Tibúrcio do (PP), encabeça a chapa. Foto: pessoal
A maioria dos vereadores, em comum acordo, já ratificou os nomes apresentados e aguarda apenas a confirmação oficial em janeiro de 2025. Essa nova composição visa dar continuidade ao trabalho legislativo com harmonia e compromisso com o desenvolvimento do Município.
Marquinhos Tibúrcio (PP), destacou que o biênio 2025/2026 não será marcado por “anos tranquilos”, referindo-se aos desafios políticos e econômicos que tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal enfrentarão. Durante sua reeleição, Tibúrcio enfatizou a importância do diálogo constante com a sociedade para a superação dos obstáculos e o avanço no processo legislativo.
Disse mais; “Será preciso muito diálogo com a sociedade. Vamos manter a transparência, fazer avanços no processo legislativo, com o fortalecimento técnico das comissões e ajustes necessários”, afirmou. Marquinhos ressaltou, ainda, que a política deve ser feita com responsabilidade, sempre pensando no melhor para a cidade. “A política se faz com diálogo e sempre pensando no melhor para nossa cidade. E é esta a nossa prioridade em 2025/2026”, reforçou o presidente, que também defendeu a integridade da instituição, afirmando: “Reconduzido a presidência continuarei com a defesa da instituição, mas não compactuarei com o mal feito”.
Marquinhos Tibúrcio, que foi o vereador mais votado em Brasiléia com 660 votos, se prepara para seu quarto mandato consecutivo. Caso confirme sua reeleição em janeiro de 2025, ele iniciará seu segundo mandato consecutivo à frente da presidência da Câmara.
Conheça os novos integrantes e as suas funções para a próxima ‘Mesa Diretora da Câmara de Brasiléia’.
Para o biênio 2025/2026, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia será formada pelos seguintes nomes de consenso entre os vereadores:
- Marquinhos Tibúrcio (PP) – Presidente
- Leonir Furtado (PP) – Vice-presidente
- Lucélia Borges (PSD) – 1ª Secretária
- Isabeli Araújo (Republicanos) – 2ª Secretária
Esses nomes foram acordados por maioria dos vereadores e agora aguardam a formalização da eleição, prevista para janeiro de 2025, durante Sessão Ordinária. A composição reflete o entendimento entre as principais forças políticas da cidade, com o objetivo de garantir estabilidade e avanço legislativo no próximo período.

Vereador Leonir Furtado (PP), ficará como vice-presidente – Foto/divulgação

Vereadora Lucélia Borges, do PSD, será a 1ª Secretária.

Vereadora Isabeli Araújo do Republicanos, atuará como 2ª Secretária.
O que faz Mesa Diretora?
A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara Municipal de Brasiléia nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por quatro vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura. A Mesa é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretária além do segundo secretário.
É função da Mesa Diretora e garantir a regularidade dos trabalhos legislativos; designar vereadores para missões de representação da Casa; propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal; promulgar emendas à LOM – Lei Orgânica do Município (a orgânica do município); e conceder licenças ou declarar vago o cargo de vereador.
O presidente
Além de ter preferência na substituição ao prefeito, no caso de vacância, ausência ou impedimento do vice-prefeito, o vereador que preside a Casa também é o responsável por representá-la, “em juízo ou fora dele”. Cabe ao presidente da Câmara dirigir os trabalhos, fiscalizar sua ordem e dirigir a Comissão Executiva.
Quem ocupa a Presidência da Câmara Municipal de Brasiléia comanda as sessões plenárias, sendo o responsável por “abri-las, presidi-las, suspendê-las e encerrá-las; manter a ordem, interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; conceder a palavra aos vereadores e a outros convidados e interromper o orador que se desviar do assunto em debate, podendo cassar-lhe a palavra; organizar a ordem do dia da sessão seguinte (projetos de lei que entrarão na pauta de votações); e convocar sessões ordinárias, extraordinárias e solenes”.
Ainda em relação ao processo legislativo, o presidente possui prerrogativa de promulgar leis, o que ocorre quando o prefeito deixa de promulgar ou sancionar uma lei – a chamada sanção tácita. A promulgação é o ato que declara a existência da norma e ordena sua execução. Devido a essas atribuições, o presidente é o único com remuneração maior que os demais vereadores.
A Eleição
A escolha dos componentes da Mesa Diretora para o primeiro biênio de uma legislatura é realizada em janeiro, em sessão especial sob a presidência do vereador mais votado na eleição municipal. No caso de eleição de renovação da Mesa para o biênio seguinte, o pleito deve ser realizado nos 30 dias anteriores ao final do ano legislativo, também em sessão plenária especial, sendo os trabalhos dirigidos pela Mesa Diretora em exercício.
Todos os vereadores podem concorrer aos cargos e a eleição deve ser convocada com, no mínimo, sete dias de antecedência. O voto é nominal, portanto a manifestação individual dos parlamentares, na escolha dos cargos, é conhecida pela população – não existe possibilidade de votação secreta.
Podem concorrer chapas ou candidaturas isoladas, sendo que “tanto quanto possível” a composição deverá refletir a proporcionalidade dos partidos ou blocos parlamentares, “os quais indicarão os respectivos candidatos aos cargos que lhes caibam prover, sem prejuízo de candidaturas avulsas oriundas das mesmas representações”.
No biênio 2025/2026, integram a Mesa Diretora os vereadores Marquinho Tibúrcio (PP), presidente; Leonir furtado (PP), vice-presidente (PP), 1º primeiro-secretário; Lucélia Borges (PSD), segunda-secretária; Isabeli Araújo (Republicanos).
Demais Cargos
O vice-presidente do Legislativo têm a função de substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos. Eles também devem promulgar leis, caso o presidente deixe de fazê-lo, e, assim como os demais membros da Mesa Diretora, estão na linha sucessória do prefeito.
O primeiro e o segundo-secretário, além de integrarem a Comissão Executiva, substituem o vice-presidente em suas ausências ou impedimentos, auxiliam o presidente nos trabalhos da sessão, no controle da presença dos vereadores, na inscrição para debates, na leitura de projetos etc.
Já o segundo substituem o primeiro-secretário, na Mesa Diretora e na Comissão Executiva, e desempenham outras funções que lhe forem delegadas por deliberação da Mesa. As funções da Mesa Diretora e da Comissão Executiva constam no Regimento Interno e na LOM – Lei Orgânica do Município.
Na última sexta-feira 13, a Justiça Eleitoral diplomou os eleitos no município de Brasileia

O Juiz Clóvis Lodi encerrou a cerimônia agradecendo a presença de todos e destacando que a solenidade não é apenas um ato protocolar, mas uma celebração da democracia. Foto: assessoria
Na última sexta-feira, 13, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, por meio da 6ª Zona Eleitoral, realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais 2024, em Brasileia. Foram diplomados o Prefeito, Carlos Armando de Souza Alves; o Vice-Prefeito, Antônio Torres Amaral; e 11 vereadores – formalizando o fim do ciclo eleitoral e a habilitação dos candidatos eleitos para assumirem seus mandatos a partir de janeiro de 2025.
A diplomação é o ato solene que oficializa os eleitos e eleitas, bem como seus suplentes, nas eleições, atestando a legitimidade dos votos recebidos. O diploma, emitido pela Justiça Eleitoral, é o documento que habilita os eleitos a tomarem posse nos cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.
Eleitos no município de Brasileia
Prefeito: Carlos Armando de Souza Alves
Vice-Prefeito: Antônio Torres Amaral
Vereadores (por ordem alfabética):
- Alberto Dantas Soares Júnior
- Almir Andrade de Lima
- Djahilson Américo de Oliveira Souza
- Francisco Josemar Jerônimo da Silva
- Izabelle Araujo do Nascimento
- Leandro Lima Gadelha
- Leonir José Furtado De Castro
- Lessandro Jorge André Lopes
- Lucélia Monteiro Borges
- Marcos Tiburcio Dos Santos
- Reinaldo Da Silva Gadelha
Comentários
Extra
Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.
Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.
Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.
O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.
A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.
“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.
As investigações seguem em andamento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.



Você precisa fazer login para comentar.