Acre
“Prego batido e ponta vidrada”. PT, PSB e PTN montam chapa para mesa diretora

Marcos Ribeiro (PSB), é indicado para assumir a nova Mesa a partir desta semana – Foto: Foto/Capltura
Com cinco vereadores confirmado, os parlamentares lançam chapa para concorrer à presidência da Câmara de Epitaciolândia
Como determina o regimento interno da câmara de Epitaciolândia/Acre, eleição da mesa diretora para escolha dos seus novos integrantes, para os dois anos restantes da legislatura vigente, acontecerá sempre em dezembro do ano que fecha ciclo do primeiro biênio.
O que neste caso, será no próximo dia 11, a eleição do presidente se dá em disputa direta somente entre os parlamentares que compõem o parlamento municipal.
Os Vereadores Marcos Ribeiro (PSB), Gilson Soares de Azevedo – Gilsinho (PSB), Aldemir Sales (PT), Messias Lopes (PT) e o vereador José Antonio de Lima Batista – Nego (PTN), estão juntos para o biênio 2015/2016 com um só pensamento político com o desenvolvimento integrado e a sustentabilidade de Epitaciolândia, principalmente para o bom andamento da casa do povo e do município para os próximos dois anos.
Uma segunda (chapa), para mesa diretora chegou a ser montada, estudada e apresentada nos bastidores, a mesma não decolou, o nome era encabeçado pelo vereador Carlos Portela do (PPS), a mesma não agradou a maioria dos pares que apreciava, não saiu do papel, isso e, a mesma não foi apresentada em sessão como foi posta no mural da casa, encabeçada pelo vereador Marquinhos, a mesma já tem a maioria dos vereadores transformando o sonho do vereador Portela de chegar a presidência mais distante, completamente adiada.
A chapa confirmada e apresentada na 39ª sessão ordinária de Epitaciolândia vem com o vereador Messias Lopes do PT na primeira secretaria que o mesmo ocupa, e a novidade e o nome do vereador Marquinhos do PSB, que encabeça a presidente pare os próximos dois anos, chapa montada tendo o apoio incondicional do vereador Gilsinho do PSB.
Reuniões aconteceram na semana que antecede a votação, discussões, debates acalorado em prol do município iram acontecer, principalmente em relação ao orçamento e a percentagem previstas para as secretarias municipal, que hoje gira em torno de 3% em Epitaciolândia, diferentemente a maioria dos prefeitos acreanos trabalham com 25%, governo do acre trabalha com folga em sua porcentagem, única prefeitura que ainda sofre com o mínimo e do prefeito Andre Hassem (PSDB), no mínimo dos mínimo 3%.
Chapa pronta, “Prego batido e ponta vidrada”
Presidente: Marcos Ribeiro (PSB).
Vice- presidente: José Antonio de Lima Batista – Nego (PTN).
1ª Secretaria: Messias Lopes (PT).
2º Secretario: Aldemir Sales (PT).
A eleição deverá ser realizada na ultima sessão ordinária do ano de 2014, no dia 11 de dezembro, a partir das 19h00min no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Epitaciolândia/Acre.
O município caçula da regional do alto acre (Epitaciolândia), tem como seus representantes do povo, os seguintes vereadores; GILSINHO (PSB) – RUBENS (PRP) – MESSIAS (PT) – MARCO RIBEIRO (PSB) – DIOJINO (PP) – NEGO (PTN) – RAIMUNDAO (PR) – PORTELA (PPS) e ALDEMIR SALES (PT)
Matéria de Marcus José – Jornal oaltoacre.com/2014
Comentários
Acre
Diferença de R$ 2 no litro do combustível leva brasileiros a abastecer na Bolívia e causa filas em Cobija
Motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia cruzam a fronteira em massa para comprar combustível mais barato; cidadãos pandinos reclamam de logística afetada

O movimento intenso de veículos brasileiros em busca de combustível mais barato é um fenômeno recorrente na fronteira, se intensificando nos últimos dias. Foto: captada
A diferença nos preços dos combustíveis entre o departamento de Pando, na Bolívia, e as cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia tem causado um aumento expressivo nas filas dos postos de abastecimento em Cobija. Com o preço mais baixo do lado boliviano, motoristas brasileiros estão atravessando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios econômicos e logísticos na região.
Cidadãos pandinos manifestaram preocupação com a demora no abastecimento, já que as empresas locais não estavam preparadas para a alta repentina na demanda. Alguns bolivianos têm protestado contra os atrasos, que alteraram toda a logística de distribuição de combustível na cidade.

Preço mais baixo em Pando atrai motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia; movimento intenso pressiona postos e gera atrasos no atendimento. Foto: captada
A diferença de até R$ 2 por litro nos preços dos combustíveis entre o Acre e o departamento boliviano de Pando tem levado motoristas brasileiros a cruzarem a fronteira em massa para abastecer em Cobija. Com valores significativamente mais baixos do lado boliviano, o movimento intenso de veículos com placas do Brasil tem pressionado a infraestrutura local, causado filas e exposto as disparidades de preços na região.
O fenômeno, que se intensificou nos últimos dias, gerou atrasos no atendimento e uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios logísticos e econômicos para as cidades de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija. A demanda repentina por combustível na Bolívia também tem gerado preocupação entre cidadãos pandinos, que enfrentam dificuldades para abastecer seus próprios veículos.

Brasileiros estão cruzando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que impõe novos desafios econômicos e logísticos para a região. Foto: captada
Veja vídeo entrevista da TVU Pando:
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza desobstrução do sistema de drenagem na Rua Coronel Alexandrino
A Prefeitura de Rio Branco executa, desde a manhã desta quinta-feira (15), um trabalho integrado de desobstrução e recuperação do sistema de drenagem e esgoto na Rua Coronel Alexandrino, no bairro Bosque. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região.
“Estamos realizando uma intervenção em todo o sistema de drenagem, água e esgoto. Em virtude das fortes chuvas que têm atingido a cidade, houve obstruções, e agora estamos cuidando disso para deixar tudo em ordem, com um serviço bem-feito e de qualidade, garantindo a normalidade do trânsito aqui na Rua Coronel Alexandrino”, explicou o coordenador.

Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A região do Bosque concentra um intenso fluxo de pessoas e atividades comerciais, com mercados, restaurantes e lojas de diversos segmentos. Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes.
“Com certeza vai melhorar muito o movimento e o atendimento. Estávamos sendo bastante prejudicados pelo buraco que estava se formando, além do mau cheiro, que era muito forte. O esgoto passava por cima da rua. Ficamos muito gratos por estarem resolvendo esse problema. Quando confiamos no administrador, esperamos que ele realmente melhore a vida da população”, destacou.

Trabalho integrado entre órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco reforça que o trabalho integrado entre os órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital.
Comentários
Acre
Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco
Com a elevação do nível do Rio Acre, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco.
Segundo a presidente do órgão, Sula Ximenes, “a ação tem caráter preventivo e visa preservar a estrutura das pontes, para evitar a obstrução do fluxo da água e reduzir riscos à estrutura das pontes durante o período de cheia”.

Os balseiros são formados por troncos e galhos de árvores arrastados pela correnteza durante o período de cheia, que ficam presos às estruturas das pontes. O acúmulo desse material pode comprometer o fluxo da água e sobrecarregar os pilares de sustentação.

Para a execução dos serviços, o Deracre mobilizou três equipes, cada uma composta por três trabalhadores, que atuam de forma alternada na remoção dos entulhos. As equipes utilizam equipamentos de proteção individual, como coletes salva-vidas e luvas, devido às condições do rio e ao volume de material retirado.
The post Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE























Você precisa fazer login para comentar.