Acre
“Prego batido e ponta vidrada”. PT, PSB e PTN montam chapa para mesa diretora

Marcos Ribeiro (PSB), é indicado para assumir a nova Mesa a partir desta semana – Foto: Foto/Capltura
Com cinco vereadores confirmado, os parlamentares lançam chapa para concorrer à presidência da Câmara de Epitaciolândia
Como determina o regimento interno da câmara de Epitaciolândia/Acre, eleição da mesa diretora para escolha dos seus novos integrantes, para os dois anos restantes da legislatura vigente, acontecerá sempre em dezembro do ano que fecha ciclo do primeiro biênio.
O que neste caso, será no próximo dia 11, a eleição do presidente se dá em disputa direta somente entre os parlamentares que compõem o parlamento municipal.
Os Vereadores Marcos Ribeiro (PSB), Gilson Soares de Azevedo – Gilsinho (PSB), Aldemir Sales (PT), Messias Lopes (PT) e o vereador José Antonio de Lima Batista – Nego (PTN), estão juntos para o biênio 2015/2016 com um só pensamento político com o desenvolvimento integrado e a sustentabilidade de Epitaciolândia, principalmente para o bom andamento da casa do povo e do município para os próximos dois anos.
Uma segunda (chapa), para mesa diretora chegou a ser montada, estudada e apresentada nos bastidores, a mesma não decolou, o nome era encabeçado pelo vereador Carlos Portela do (PPS), a mesma não agradou a maioria dos pares que apreciava, não saiu do papel, isso e, a mesma não foi apresentada em sessão como foi posta no mural da casa, encabeçada pelo vereador Marquinhos, a mesma já tem a maioria dos vereadores transformando o sonho do vereador Portela de chegar a presidência mais distante, completamente adiada.
A chapa confirmada e apresentada na 39ª sessão ordinária de Epitaciolândia vem com o vereador Messias Lopes do PT na primeira secretaria que o mesmo ocupa, e a novidade e o nome do vereador Marquinhos do PSB, que encabeça a presidente pare os próximos dois anos, chapa montada tendo o apoio incondicional do vereador Gilsinho do PSB.
Reuniões aconteceram na semana que antecede a votação, discussões, debates acalorado em prol do município iram acontecer, principalmente em relação ao orçamento e a percentagem previstas para as secretarias municipal, que hoje gira em torno de 3% em Epitaciolândia, diferentemente a maioria dos prefeitos acreanos trabalham com 25%, governo do acre trabalha com folga em sua porcentagem, única prefeitura que ainda sofre com o mínimo e do prefeito Andre Hassem (PSDB), no mínimo dos mínimo 3%.
Chapa pronta, “Prego batido e ponta vidrada”
Presidente: Marcos Ribeiro (PSB).
Vice- presidente: José Antonio de Lima Batista – Nego (PTN).
1ª Secretaria: Messias Lopes (PT).
2º Secretario: Aldemir Sales (PT).
A eleição deverá ser realizada na ultima sessão ordinária do ano de 2014, no dia 11 de dezembro, a partir das 19h00min no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Epitaciolândia/Acre.
O município caçula da regional do alto acre (Epitaciolândia), tem como seus representantes do povo, os seguintes vereadores; GILSINHO (PSB) – RUBENS (PRP) – MESSIAS (PT) – MARCO RIBEIRO (PSB) – DIOJINO (PP) – NEGO (PTN) – RAIMUNDAO (PR) – PORTELA (PPS) e ALDEMIR SALES (PT)
Matéria de Marcus José – Jornal oaltoacre.com/2014
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.