Acre
Prefeitura revisa Plano de Contingência sobre inundações e enxurradas na capital

Por determinação do prefeito de Rio Branco todos os secretários municipais estiveram reunidos na tarde dessa quarta-feira (31), no auditório da prefeitura, para revisar o plano de contingência, em caso de enchentes do Rio Acre e enxurradas dos igarapés.
O coordenador municipal da Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, explicou toda logística, desde o monitoramento constante do volume de água do Rio Acre e suas cabeceiras em Assis Brasil, Xapuri e ainda o Riozinho do Rola, além da capital.

Falcão: “Uma marca da gestão é a humanização” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Segundo Falcão, quando o volume de água do Rio Acre chega a marca dos 10 metros, a situação já é de extrema atenção e quando o manancial atinge a cota de 14 metros, pelo menos 10 bairros em Rio Branco são afetados e 15 comunidade ribeirinhas na zona rural, totalizando em média 600 famílias desalojadas pela enchente.
“Nesse momento nós estamos relembrando a todos os secretários, todos os responsáveis, o que devem fazer no momento certo, coordenado pela Defesa Civil, que é o socorro no município. Nós temos, sim, uma possibilidade de termos uma inundação em 2024 e por isso nós não podemos ficar parados. Temos todo o planejamento traçado, colocado agora para as secretarias, aqui com a anuência do prefeito, para que no momento certo atuemos de maneira eficiente e rápida para que a ação de retirada das famílias e todas as pessoas que tenham necessidade de serem abrigadas, seja feita. E esse trabalho da Prefeitura já é exemplo nacional, que é uma questão de gestão, não será diferente no quarto ano”, explicou.
Para o secretário da Casa Civil, Valtim José é extremamente importante esse realinhamento de todas as secretarias, tendo em vista, ser determinação do prefeito levar atendimento rápido, digno e humanizado às vítimas das enchentes já tão castigadas pelo fenômeno da alagação.

“ O prefeito já disse: organize tudo para caso seja necessário. Enquanto Prefeitura de Rio Branco, é nossa responsabilidade. Fizemos essa reunião aqui de urgência, para fazer esse realinhamento de uma possível alagação”, destacou.
O coordenador da Defesa Civil, destacou também que na última alagação em 2023, a prefeitura foi destaque nacional em situação de acolhimento e atendimento humanizado às vítimas das enchentes.
“Uma marca da gestão do prefeito é humanização. Tanto que nós somos destaque nacional em relação a abrigamento humanizado às pessoas que são retiradas de áreas alagadas, que são áreas de risco. Elas já estão suficientemente fragilizadas e nós precisamos fortalecê-las, e nós fortalecemos por meio da humanização, onde servimos comidas em pratos, em uma praça de alimentação, não é comida pronta. Temos toda a dignidade dentro do abrigamento: postos de saúde, segurança, lazer, tudo isso oferecido a essas famílias para minimizar os impactos que uma enchente, um desastre natural traz para elas”, concluiu Falcão.
- Falcão: “Uma marca da gestão é a humanização” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale












Você precisa fazer login para comentar.