Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitura realiza Conferência Municipal Extraordináiria de Educação para debater rumos da educação no município

Publicado

em

Uma das principais diretrizes do plano é a valorização dos profissionais da educação (Foto: Val Fermandes/Assecom)

Para garantir o acesso universal à educação de qualidade, desde a educação infantil até o ensino superior, educadores, coordenadores, políticos e a sociedade em geral, discutem os rumos do ensino educacional na Conferência Municipal Extraordinária de Educação (COMEED). A conferência tem como objetivo, debater diretrizes que serão levadas para discussão durante o Plano Estadual e consequentemente o Plano Nacional, para a construção de políticas públicas do Plano Nacional de Educação.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, a COMEED é para se tirar os eixos que vão ser trabalhados com todos os segmentos da sociedade civil organizada, as ideias melhores e possíveis, que sejam viáveis para que constem no Plano Nacional de Educação.

“Por isso que nós estamos aqui e vai ser esse debate, e o eixo principal é discutir o que nós estamos passando no nosso planeta. Essa é a política nacional para ser discutida e todas as secretarias municipais, estaduais, elas vão debater os eixos que vão ser trabalhados.”

Uma das principais diretrizes do plano é a valorização dos profissionais da educação e conhecendo a importância dos educadores no processo de aprendizagem. Serão estabelecidas políticas de formação continuada, remuneração adequada e melhores condições de trabalho.

“Nós elaboramos propostas, analisamos para a melhoria da qualidade da educação no município, estado e no país. Esse momento é uma primeira etapa das discussões, posteriormente vamos para a Conferência Estadual de Educação, que seria uma segunda etapa. E a terceira etapa seria a Conferência Nacional de Educação, em Brasília, que acontece no mês de janeiro de 2024, para a concretização do Plano Nacional de Educação para 10 anos”, explicou a coordenadora, Zélia Mendonça.

O prefeito Tião Bocalom fez um resumo dos investimentos na educação nos últimos três anos, o que elevou a qualidade da educação no município, seja na valorização profissional, ou em aquisição de ferramentas pedagógicas para garantir melhor qualidade no ensino e aprendizado.

“A Prefeitura de Rio Branco hoje é uma referência nacional de investimentos em educação. Poucas prefeituras no Brasil de capitais fizeram entrega de tablets para os seus alunos, o notebook para os professores e botaram todos os equipamentos novos de informática nas escolas, levando internet e tudo, investimos em uniformes para as crianças. Nós estamos fazendo todos os investimentos necessários para melhorar a educação”, concluiu o prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo