Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura realiza campanha contra as Hepatites Virais em Epitaciolândia

Publicado

em

Da Assessoria

A Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira o Lançamento da Campanha de Prevenção e combate  as Hepatites Virais; pois em todo o mundo dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a doença. A atividade aconteceu no Centro de Saúde José Cândido de Mesquita, contou com a presença do Prefeito Tião Flores, representantes do Corpo de bombeiros e Exército brasileiro;  onde aconteceram palestras, realização de testes rápidos para detectação dos vírus da hepatite B, hepatite C e também HIV.

Os testes rápidos e vacinação também aconteceram nas unidades de saúde dos bairros, na Empresa Ronsy, como também a Equipe da Saúde e vigilância Sanitária visitaram Salões de Beleza e tatuagem, no intuito de alertar e orientar para a prevenção contra a Hepatite.\

O Prefeito Tião Flores salientou que imunizar é o objetivo principal. “É uma campanha que visa imunizar a população e estamos convidando todos para que participem fazendo os testes, estamos oferecendo a estrutura necessária para a realização dos testes; já  fizemos a campanha de imunização da H1N1 e atingimos 90,4% e é um desafio que a Prefeitura tem através da secretaria de saúde de imunizarmos nossos munícipes contra doenças virais”. Finalizou o prefeito agradecendo a todos os Técnicos da saúde pelo esforço e desempenho.

A Secretária de Saúde Tereza Ribeiro falou do empenho dos funcionários para alcançar seus objetivos na campanha: “Agradeço ao Prefeito e nossos técnicos de saúde que não tem medido esforços para que o atendimento chegue à população e a ofertas desses serviços estão em todas as unidades e com equipes volantes, pedimos que a população procure a Unidade de Saúde do seu bairro para fazer o teste rápido e receber a vacina.”

Veja a reportagem em vídeo.

A doença

As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

A maioria das hepatites não apresenta sintomas ou então, apresentam sintomas como febre; mal estar; desânimo; dores musculares; icterícia (conhecida popularmente como amarelão); urina avermelhada e fezes claras, podendo  evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Agenda SMCCI – 9 de fevereiro de 2026

Publicado

em

Agenda Diária 09-02-2026

<p>The post Agenda SMCCI – 9 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Agenda Emurb – 9 de fevereiro de 2026

Publicado

em

PROG. 09 DE FEVEREIRO DE 2026 (SEGUNDA FEIRA)

<p>The post Agenda Emurb – 9 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Ufac anula edital da 1ª chamada e lista de espera do processo seletivo 2026

Publicado

em

Decisão foi tomada após identificação de inconsistências no sistema e cumprimento de determinação judicial; nova lista será divulgada em caráter preliminar

A Universidade Federal do Acre (Ufac) anulou o edital de convocação da 1ª chamada e a lista de espera do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação em 2026. A decisão foi oficializada por meio do Comunicado nº 03/2026, publicado nesta segunda-feira (09) pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e atinge candidatos aos cursos de bacharelado e à área básica de ingresso.

De acordo com a Prograd, a medida foi adotada após a identificação de inconsistências durante a conferência dos dados do sistema. Entre os problemas constatados está a ausência de alguns candidatos na lista inicialmente divulgada, ocasionada por erros no preenchimento do ano de conclusão do ensino médio — informação considerada essencial para o correto reconhecimento dos registros no processo seletivo.

O comunicado também informa que a universidade precisou cumprir uma decisão liminar que determinou a alteração do campus de inscrição de um curso específico, em processo que tramita sob condição sub judice. A situação exigiu uma nova parametrização do sistema utilizado pela instituição.

Segundo a Ufac, a anulação do edital de convocação e da lista de espera tem como objetivo garantir que nenhum candidato seja prejudicado, assegurando a lisura e a equidade do processo seletivo. Ainda conforme a Prograd, uma lista retificada de candidatos classificados será publicada em caráter preliminar no dia 9 de fevereiro, com prazo de 48 horas para interposição de recursos, além da divulgação de um novo cronograma de ações.

No comunicado, a Pró-Reitoria de Graduação agradeceu a compreensão dos candidatos e reafirmou o compromisso da universidade com a transparência, a equidade e a segurança no processo de ingresso nos cursos de graduação da instituição.

Comentários

Continue lendo