Geral
Prefeitura realiza ação em alusão ao Março Lilás

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher pela importância da conscientização em relação ao câncer de colo uterino. A campanha, popularmente conhecida como Março Lilás, pretende conscientizar as pessoas sobre a prevenção e combate à doença.
Para prevenir e informar, a Prefeitura de Rio Branco realizou, na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete uma ação de saúde em forma de café da manhã com palestras, sorteios e atendimentos.

Franciana: “Orientamos a cada 6 meses realizem os exames de rotina” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
“Você mulher, procure uma Unidade Básica de Sáude, faça seu PCCU, exame de sangue, procure uma consulta médica. Orientamos que a cada 6 meses você faça uma consulta e realize os exames de rotina. Funcionamos das 7h às 17h, não paramos no horário de almoço. Então, tire um dia para cuidar da sua saúde”, destacou a coordenadora da Urap, Franciana Dantas.
Segundo Maria José é com muita alegria que vê essa ação de saúde voltada para o cuidado da mulher.
“Eu fiquei muitos anos sem fazer essa prevenção, a correria do dia a dia, cuidando de outras pessoas, acabei esquecendo de mim mesma. Eu morava em cidade grande e era aquela correria. Então esse incentivo que estão dando, para mim foi maravilhoso, muito mesmo”.

Maria: “”Essa iniciativa foi uma grande surpresa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Para Maria de Fátima, a iniciativa da municipalidade em realizar essa ação foi uma grande surpresa. Ela parabenizou a gestão e reforçou a importância do cuidado com a saúde.
“Todas as mulheres, tanto as novas como as mais maduras, venham. Se for preciso fazer o PCCU ou exame, façam enquanto é tempo, porque como eu falei, a gente nunca sabe, né? Estamos bonitas por fora, mas por dentro não se sabe. Então é melhor se cuidar enquanto é tempo”.
Comentários
Geral
Polícia prende seis suspeitos de furtar barcos e motores de comunidades ribeirinhas no Acre
Quatro embarcações e dois motores de popa foram recuperados às margens do Rio Juruá; grupo confessou os crimes durante abordagem

Foram apreendidos diversos objetos suspeitos, entre eles rádios portáteis, peças de motor de popa, óleo lubrificante, caixas de som, mochilas e mantimentos, que seriam utilizados para permanência em áreas de mata. Foto: captada
Seis homens foram presos pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (5) sob suspeita de furtar embarcações e motores de popa usados por comunidades ribeirinhas de Marechal Thaumaturgo. A ação resultou na recuperação de quatro barcos de alumínio e dois motores, itens essenciais para a locomoção e o sustento de famílias da região.
As investigações começaram após um morador relatar à polícia que havia ouvido jovens comentando sobre os furtos ocorridos na noite anterior e indicar o possível endereço de um dos envolvidos. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o grupo em uma residência, com indícios de uso de entorpecentes, e apreenderam objetos como rádios portáteis, peças de motor, óleo, caixas de som e mantimentos.
Durante a abordagem, os suspeitos confessaram a participação nos crimes e informaram onde o material estava escondido. Com o apoio de uma embarcação, os PMs localizaram os barcos e motores em uma área de difícil acesso às margens do Rio Juruá, cercada por mata e regiões alagadas. Todos os presos e os itens recuperados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso segue em investigação.

Com o apoio de uma embarcação, os policiais localizaram quatro barcos de alumínio e dois motores de popa às margens do Rio Juruá. Foto: captada
Comentários
Geral
OCA centraliza mais de 60 serviços para servidores da Educação
Com o objetivo de facilitar o acesso dos servidores da Educação aos serviços administrativos e funcionais, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) passou a realizar o atendimento presencial exclusivamente na Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco. O novo Espaço do Servidor concentra mais de 60 serviços e garante mais agilidade, comodidade e eficiência no atendimento ao público.

Localizado na Praça Rosa – Recepção Rosa II, o Espaço do Servidor da SEE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, no Centro da capital. O local atende servidores ativos, aposentados e pensionistas da rede estadual de ensino.
Entre os principais serviços ofertados estão a abertura de processos administrativos, como abono de permanência, adicionais, afastamentos, auxílios, averbações, licenças diversas, licença-prêmio, progressão e promoção, remoção, redistribuição, retroativos, restituições e vacância.

O espaço também disponibiliza atendimentos relacionados à perícia médica, incluindo aposentadoria por invalidez, enquadramento por deficiência, licenças para tratamento de saúde, licença por motivo de doença em pessoa da família, redução de carga horária, remoção por motivo de saúde e readaptação funcional.
Na área de protocolo e informações, os servidores podem realizar o recebimento de documentos, obter orientações sobre processos e consultar a tramitação processual. Já nas atualizações funcionais, são oferecidos serviços como criação de e-mail funcional, emissão de declarações, consulta à ficha funcional e financeira, pesquisa de férias e redefinição de senha do contracheque.

De acordo com o chefe da Divisão de Atendimento e Processos da SEE, Andrey Silva do Amaral, a instalação do Espaço do Servidor na OCA representa um avanço importante na política de valorização e cuidado com os servidores.
“A OCA é um espaço estratégico, de fácil acesso e já consolidado como referência em atendimento ao cidadão. Trazer os serviços da SEE para esse ambiente significa oferecer mais conforto, organização e agilidade, além de garantir que o servidor resolva diversas demandas em um único local”, destacou.
The post OCA centraliza mais de 60 serviços para servidores da Educação appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
ROTAM apreende adolescente com droga e motocicleta em Rio Branco
Menor confessou que usaria a moto da tia para transportar e revender entorpecente no bairro Custódio Freire
Uma equipe das Rondas Ostensivas Táticas Móvel (ROTAM) apreendeu um adolescente de 17 anos durante patrulhamento de rotina na Rua Isaura Parente, esquina com a Rua Coronel Fontenele de Castro, em Rio Branco. Com o jovem, os policiais encontraram droga e uma motocicleta que estaria sendo utilizada para o transporte do entorpecente.
Segundo a Polícia Militar, o adolescente conduzia uma motocicleta vermelha quando, ao avistar a viatura, freou bruscamente antes de chegar à esquina, atitude que levantou suspeita da guarnição. Diante da situação, os militares decidiram realizar a abordagem.
Durante a revista pessoal, foi localizado um invólucro contendo cerca de 16 gramas de substância análoga à pasta base de cocaína (merla). Questionado, o menor confessou que havia pegado a motocicleta da tia sem autorização para transportar a droga e informou ainda que o entorpecente seria fracionado em pequenas porções para revenda no bairro Custódio Freire.
Diante dos fatos, o adolescente foi apreendido e encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEFLA) para os procedimentos cabíveis.
A motocicleta foi recolhida ao pátio do Detran por apresentar débitos pendentes.





















Você precisa fazer login para comentar.