Geral
Prefeitura promove ciclo de palestras sobre queimadas urbanas
Em virtude do período de estiagem no Estado do Acre, época em que aumenta o risco de ocorrências de queimadas urbanas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), desenvolve durante esta semana ações de educação ambiental junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Acre.
Com a finalidade de realizar atividades de mitigação aos impactos das queimadas urbanas, a equipe da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, no período de 16 a 19 de abril ministra palestras para alunos do Núcleo de Educação Profissional do Senac com o objetivo de orientar a comunidade escolar sobre os danos ambientais e de saúde ocasionados pela emissão de gases nocivos à saúde humana e como isso contribui com o aquecimento global e as mudanças climáticas, bem como, alternativas ao uso do fogo.
“As ações de prevenção são em cumprimento ao estabelecido no Plano de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas do Município de Rio Branco”, disse o secretário da Semeia, Carlos Nasserala.
De acordo com a diretora da Escola de Educação Ambeintal do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, desenvolver as ações como essa são de suma importância, principalmente, nesse período.
“Estamos em período de estiagem e orientar a população é a melhor forma de combater a prática. Cada cidadão pode desempenhar um papel importante na prevenção e combate às queimadas. Pequenas atitudes do dia a dia podem fazer a diferença e o engajamento coletivo é essencial para proteger nosso meio ambiente, assegurar o equilibrio ambiental e a manutenção da qualidade do ar.”
Comentários
Geral
Suspeito de violência doméstica, com seis passagens pela polícia, é preso pela PCAC em Tarauacá
A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã desta terça-feira, 25, um homem de 26 anos suspeito de violência doméstica em Tarauacá. A ação foi realizada com base em um mandado de prisão expedido pelo Judiciário.

Polícia Civil prende em Tarauacá homem com histórico de violência doméstica. Foto: cedida.
No momento da abordagem, o suspeito tentou fugir por um “igapó”, mas foi rapidamente alcançado pelos agentes e preso. De acordo com a Polícia Civil, ele já possui seis passagens, todas pelo mesmo crime.
A prisão faz parte dos esforços contínuos da PCAC no combate à violência doméstica, garantindo que agressores sejam responsabilizados e vítimas tenham maior proteção. O homem encontra-se na delegacia para os procedimentos de praxe e está à disposição da Justiça.
Comentários
Geral
Polícia conclui inquérito sobre estupro de adolescente de 15 anos em Rio Branco
Geilson da Silva Barbosa foi indiciado por lesão corporal e estupro; caso será encaminhado ao Ministério Público para denúncia formal.
A Polícia Civil concluiu o inquérito que apura o estupro de uma adolescente de 15 anos, ocorrido há nove dias em Rio Branco. Geilson da Silva Barbosa, autor do crime, foi indiciado por lesão corporal e estupro. O procedimento, encaminhado nesta segunda-feira (24) ao Poder Judiciário, contém depoimentos das testemunhas e da vítima, além do interrogatório do réu e laudos que comprovam o delito.
O caso será agora remetido ao Ministério Público do Acre (MP-AC) para o oferecimento formal da denúncia contra Geilson. O acusado foi preso em flagrante na madrugada do dia 15 de fevereiro, após estuprar a adolescente em um terreno baldio próximo a um clube no Conjunto Novo Horizonte.
Segundo a polícia, a vítima foi atacada no momento em que se afastou do namorado para atender a necessidades fisiológicas. Após o crime, Geilson foi agredido por populares, que o espancaram com socos, chutes e golpes de ripa. A intervenção da Polícia Militar impediu que o acusado fosse linchado.
O inquérito detalha as circunstâncias do crime e reforça a gravidade dos fatos. A população espera que a Justiça seja rápida e eficiente na punição do acusado, garantindo a segurança e a proteção de menores contra crimes violentos.
O caso chocou a comunidade e reforça a necessidade de medidas preventivas e educativas para combater a violência sexual e proteger as vítimas. A família da adolescente recebe apoio das autoridades e da sociedade durante o processo de recuperação.
Comentários
Geral
Foragido da Justiça de Tarauacá é preso com arma e drogas em operação da PM em Rio Branco
Todo o material apreendido foi apresentado às autoridades para os procedimentos legais cabíveis

Ao notar a presença policial, ele tentou fugir e se livrar dos materiais ilícitos, jogando-os no córrego da região. Foto: assessoria
Yaco News
Uma operação da Força Tática do 1° Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de Mardone de Aguiar Silva, de 26 anos, no bairro Nova Esperança, localizado no Trapiche. O suspeito, possuía um mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas, crime cometido no município de Tarauacá em 2024. O foragido foi preso novamente portando drogas e armas.
Durante o patrulhamento, os militares avistaram Mardone na entrada do Beco da Nova Esperança, uma área conhecida pelo intenso tráfico de drogas. Ao notar a presença policial, ele tentou fugir e se livrar dos materiais ilícitos, jogando-os no córrego da região. No entanto, a tentativa foi frustrada pela equipe, que conseguiu capturá-lo rapidamente.
Após deter o suspeito, os policiais recuperaram os itens descartados e confirmaram a posse de uma grande quantidade de entorpecentes e armamentos. Entre os objetos apreendidos estavam:
162 pedras de crack (aproximadamente 0,122g);
8 trouxinhas de cocaína (4 pequenas e 4 grandes), totalizando cerca de 34g;
4 tabletes de maconha, pesando 370g;
1 arma de fogo calibre .22,
1 caixa de munição calibre .22 contendo 10 munições intactas,
2 balanças de precisão,
1 balaclava,
1 coldre de perna verde,
1 caderno de contabilidade,
1 peça artesanal para arma de fogo caseira,
1 lata de biscoito contendo embalagens de entorpecentes,
4 notas de R$ 2, totalizando R$ 8,
1 nota de dólar.

Os policiais recuperaram os itens descartados e confirmaram a posse de uma grande quantidade de entorpecentes e armamentos. Foto: assessoria
Além disso, os policiais encontraram um rolo de papel Insulfilm, geralmente utilizado para embalar drogas.
Diante das evidências, Mardone Aguiar da Silva foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde permanece à disposição da Justiça. Todo o material apreendido foi apresentado às autoridades para os procedimentos legais cabíveis.
Você precisa fazer login para comentar.