Acre
Prefeitura leva I Caravana da Sustentabilidade Agrícola aos produtores rurais de Epitaciolândia
Da Assessoria
A prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria de Produção trouxeram para o município, a 1ª Caravana da Sustentabilidade Agrícola, que passará 20 dias no município atendendo todas as comunidades rurais.
Para o Prefeito André Hassem, essa Caravana beneficiará em media mais de 1000 produtores rurais, dentre os cursos que serão oferecidos. Esse convenio (785823/2013), foi adquirido através do M APA, fruto das visitas do prefeito à Brasília (DF) e no lançamento estiveram presentes autoridades, vereadores, secretários municipais e a Comunidade Rural.
As comunidades contempladas:
DATAS
Local: comunidade: prata – etapa: 01
Data: 25, 26, 27 e 28 de julho.
Local: comunidade: guajara – etapa: 02
Data: 29, 30, 31 de julho e 01 de agosto.
Local: comunidade: mato grosso: etapa 03
Data: 02.03,04 e 05 de agosto.
Local: comunidade: torre: etapa 04
Data: 06,07,08 e 09 de agosto.
Local: comunidade vila progresso: etapa 05
Data: 10.11.12 e 13 de agosto.
CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS A SEREM REALIZADAS:
– OFICINA COMPOSTAGEM:
OBJETIVO: Ensinar aos agricultores a técnica da compostagem para a produção de adubo orgânico dentro da propriedade rural.
– PALESTRA DE SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA:
OBJETIVO: Sensibilizar os participantes para o tema da agricultura sustentável, de base agroecológica e orgânica, bem como quanto ao plantio direto.
– CURSO DE AGRONEGÓCIOS: ECONOMIA SOLIDÁRIA – ASSOCIATIVISMO:
OBJETIVO: Expor aos participantes os conceitos da Economia Solidária e as vantagens que esse sistema econômico proporciona aos pequenos produtores rurais, bem como incentivar a prática associativista.
– CURSO DE AGRONEGÓCIOS: EMPREENDEDORISMO RURAL:
OBJETIVO: Despertar nos participantes o autoconhecimento como seres empreendedores, através da exposição das características empreendedoras e da motivação para busca de novos desafios.
– OFICINA SUSTENTÁVEL: PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS:
OBJETIVO: Processamento de Alimentos – Capacitar os agricultores as principais técnicas de processamento com vistas à industrialização.
– CURSO DE INFORMATIZAÇÃO NO CAMPO:
OBJETIVO: Ministrar cursos básicos de Word, Excel, Construção e Administração de Blogs e sites.
– CURSO DE AGRONEGÓCIOS: HORTICULTURA:
OBJETIVO: Expor aos agricultores sobre a importância das hortaliças, suas características, sistemas de propagação, avaliação da fertilidade do solo, escolha e preparo da área, manejo de irrigação, adubação orgânica, manejo de doenças e manejo integrado de pragas.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.





Você precisa fazer login para comentar.