Cotidiano
Prefeitura interdita rotatória da AABB para início das obras do novo viaduto e traça rotas alternativas para condutores; confira

Com o início da construção do segundo viaduto da Estrada Dias Martins, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), interditou a partir desta segunda-feira (15), o tráfego na rotatória da AABB, onde estão sendo realizadas as obras do novo elevado.
Com a interdição foram estabelecidas rotas alternativas para os condutores que precisarem trafegar pela região. Segundo o superintendente do RBTrans, Clendes Vilas Boas, os motoristas terão como uma das opções a rotatória do Colégio Armando Nogueira para realizar o retorno ao Centro da Cidade.
“As rotas alternativas para quem fazia a rotatória aqui, vai ter que fazer no Armando Nogueira para retornar ao Centro. E para retornar à Avenida Ceará, vai poder pegar a Isaura Parente e voltar pela Rua dos Engenheiros, saindo na Ceará novamente. Quem vem do Centro para o bairro vai estar livre, não vai poder fazer a rotatória, mas vai poder passar direto”, explicou.
De acordo com o assessor do Gabinete da Prefeitura de Rio Branco, Frank Lima, a obra que tem prazo de execução de 12 meses tem como intuito desafogar o trânsito na região.

“Essa região é uma região importante para o desenvolvimento econômico da cidade. É nessa região que estão várias faculdades, e isso tem dado um fluxo de transporte muito grande, principalmente no início da manhã e no final da tarde. O que pedimos das pessoas é um pouco de compreensão, toda obra gera transtorno. A prefeitura resolveu fazer os investimentos necessários para desafogar o trânsito aqui”, ressaltou.
O arquiteto Lucas Guerra, da secretaria de Infraestrutura de Rio Branco (Seinfra), pediu a compreensão da população durante o período da construção do viaduto e destacou algumas das rotas alternativas que podem ser utilizadas.
Nesse momento a gente pede a compreensão da população, que procure evitar utilizar esse trajeto para se deslocar, e que utilize rotas alternativas, como a regional da Floresta, também pelo Manoel Julião, Conquista, Bairro da Paz, que são outras alternativas para quem deseja se deslocar para a parte da Ufac ou para a parte central da cidade. A gente está buscando minimizar o possível impacto aqui na região. É uma obra que vai levr um tempo, uma gigantesca obra, como podem ver, mas será um transtorno temporário”, enfatizou.
Confira as rotas alternativas traçadas pela RBTrans:
1. Avenida Ceará (Sentido Centro-Bairro): O retorno pela rotatória não estará mais disponível. Use a Rua dos Engenheiros, siga até a Isaura Parente e retorne à Avenida Ceará.
2. Isaura Parente (Sentido Centro-Bairro) para Avenida Ceará: Com a interdição da rotatória, use a Rua dos Engenheiros para chegar à Avenida Ceará.
3. Avenida Ceará para Isaura Parente: Use a Rua dos Engenheiros, ao lado da OK, para evitar a obra e seguir seu trajeto mais rapidamente.
4. Isaura Parente (Sentido Centro-Bairro) para BR: Continue pela Dias Martins para chegar à BR.
5. Dias Martins (Sentido Bairro-Centro): A rotatória da AABB estará interditada. Use a opção de retorno um pouco mais à frente. Para acessar a Isaura Parente, utilize as vias locais do bairro Tangará.

Assecom – Prefeitura de Rio Branco
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Independência apresenta o atacante Pitel

Foto PHD: Pitel vem do futebol do Rio de Janeiro para reforçar o Independência
A diretoria do Independência apresentou nesta segunda, 12, no Marinho Monte, o atacante Pitel, 27. O atleta chega do futebol do Rio de Janeiro e é mais um reforço do Tricolor para a temporada de 2026.
“O projeto apresentado pela diretoria do Independência foi determinante para o acerto com o clube. Temos um excelente calendário e vou procurar ajudar o Independência”, declarou Pitel.
Quer jogar na quinta
Pitel espera ter condições de jogar contra o Santa Cruz na quinta, 15, às 17 horas, no Tonicão, partida de estreia do Independência no Campeonato Estadual.
“As duas últimas temporada atuei como um camisa 9, mas também posso jogar como extremo. Vou trabalhar para ter a possibilidade de ser relacionado na quinta”, afirmou o reforço do Tricolor.
Trabalho tático
O técnico Ivan Mazzuia comandou um treino tático nesta segunda e começou a definir os titulares para o jogo de estreia. Contudo, o treinador deve divulgar a equipe somente no vestiário do Tonicão.
Comentários
Cotidiano
Pedro chega e participa do treinamento tático do Rio Branco

Foto PHD: Pedro vem do futebol de São Paulo para reforçar o Rio Branco
O lateral direito Pedro, 24, ex-Tanabi de São Paulo, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta segunda, 12, no José de Melo, e é mais um reforço para a disputa do Campeonato Estadual.
“Estava trabalhando e chego em uma boa condição física. O Rio Branco é um dos maiores clubes do Norte e esse será um excelente desafio”, comentou Pedro.
Trabalho tático
O técnico Ulisses Torres comandou um treino tático no José de Melo e começou a definir os titulares para o jogo de estreia no Estadual. A partida contra o Vasco será disputada no sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“Ajustar a maneira de jogar é fundamental. Vamos enfrentar uma equipe com muita qualidade e por isso precisamos chegar no melhor nível”, afirmou Ulisses Torres.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta terça,13, e a partir do trabalho de quarta, 14, a carga de treinos será reduzida visando o primeiro jogo do campeonato.
Comentários
Cotidiano
Acre abre seleção para artesãos participarem do 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras

Foto: frame/vídeo
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), publicou nesta terça-feira, 13, o Edital de Chamamento Público nº 001/2026 para selecionar artesãos interessados em participar do 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizado em Brasília (DF), de 4 a 8 de abril de 2026.
A seleção é voltada a artesãos individuais, mestres artesãos, entidades representativas (associações ou cooperativas) e grupos de produção artesanal, com o objetivo de divulgar e comercializar produtos do artesanato acreano em um estande coletivo de 50 metros quadrados. Ao todo, serão disponibilizadas 10 vagas.
De acordo com o edital, haverá vagas específicas para mestre artesão, entidade representativa ou grupo de produção, artesão com deficiência (PcD), artesão indígena e artesão quilombola, garantindo diversidade e inclusão na representação do artesanato do estado.
Os selecionados contarão com ajuda de custo no valor de R$ 715,75 por diária, custeada pelo Estado, incluindo dois dias de deslocamento e o período de realização da feira. As despesas com passagens, hospedagem e alimentação, no entanto, serão de responsabilidade dos próprios artesãos.
As inscrições poderão ser feitas presencialmente, na Casa do Artesanato Acreano, em Rio Branco, ou por e-mail, no período de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2026. Para participar, é necessário estar cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e apresentar a documentação exigida, incluindo formulário de inscrição e portfólio dos produtos.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise documental e avaliação do portfólio, ambas de caráter eliminatório. Para ser classificado, o candidato deverá atingir pontuação mínima de 50 pontos. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado do Acre.

Você precisa fazer login para comentar.