Acre
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue nos Bairros de Epitaciolândia

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria da Saúde (Setor de Endemias), intensificou as ações de combate à Dengue.
Além do trabalho de visitações e orientações, os agentes do Setor de endemias estão fazendo o isolamento com fumacê em locais com focos eminentes de mosquitos que consiste em pulverizar um inseticida específico para o mosquito Aedes aegypti, em dosagens seguras aos humanos, e que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.
Porém o Diretor do Setor de endemias Antônio Carlos ressalta que é preciso eliminar os criadouros das larvas que se proliferam em locais com acumulo de água limpa bastante comum nessa época de chuvas.
“O que pedimos é que a população nos ajude, o número de contaminação com a dengue tem aumentado, e manter os quintais limpos é primordial, além disso, mantenha as caixas d’água sempre fechadas e limpas, assim vamos ter uma diminuição considerável dessa doença que em muitos casos pode matar. ”
Dengue
O Aedes Aegypti é o mosquito que transmite a dengue por meio de picadas, quando infectado com o vírus. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor no fundo dos olhos, além de dores nas juntas e manchas avermelhadas na pele. Se estiver com estes sintomas procure imediatamente uma UBS próxima de sua casa.
Formas de prevenção contra a Dengue
• Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
• Limpar sempre as calhas dos canos;
• Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
• Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
• Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
• Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
• Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
• Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
• Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.














Você precisa fazer login para comentar.