fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura fortalece o setor produtivo na capital incentivando o homem do campo

Publicado

em

Na região do Catuaba e Belo Jardim, a riqueza no campo é abundante. Na localidade são atendidos 150 produtores em 200 hectares.  São 1.200 famílias assistidas direta e indiretamente pela prefeitura. Duzentas toneladas de calcário e adubos foram repassadas. Os principais cultivos da região são mandioca, amendoim, frutas regionais como banana, mamão, cupuaçu e graviola.

A primeira parada foi na propriedade do produtor Evaldo Gomes, dono de uma área de terra de pouco mais de 20 ha. No local ele cultiva mandioca, milho e outras culturas rotacionadas como feijão e amendoim. A mandioca é o carro chefe. Na área gradeada, corrigida e adubada pela prefeitura ele plantou 70 mil pés de mandioca. A propriedade dele começou a ser assistida há pouco mais de dois anos.  Antes da chegada da assistência técnica, a produção não era boa.

Evaldo: “É isso aí que a gente precisa, que a prefeitura está fazendo com nós” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Produção muito caída, muito baixa, porque não produzia. Eu espero um ano para colher uma produção que vai dar trezentos sacos por hectare. Se calcariar, adubar, ela vai aumentar para quinhentos sacos, quinhentos e cinquenta. É isso aí que a gente precisa, que a prefeitura está fazendo com nós.”

A lavoura foi plantada no final de junho de 2023 e será colhida agora no mês de maio. A mandioca é para a produção de goma, já o milho, parte será comercializada e a outra para alimentar os pequenos animais que ele cria em sua propriedade.

O vigor no plantio de mandioca, na propriedade do seu Evaldo, foi possível graças a essa parceria com a prefeitura na assistência técnica, por meio da Seagro. De acordo com o zootecnista Gleison Lopes a correção do solo foi feita com adubação

“Nessa região já não se produzia mais como vai ser produzido agora, com assistência técnica, com calcário. Então vai sair de 200 sacos por hectare para 500 sacos por hectare de mandioca. E sabendo que essa região é onde abastece o mercado da capital da produção de goma”, disse.

Solo fértil, lavoura produtiva. Dessa forma, os produtores estão sendo motivados cada vez mais a plantar. O seu Evaldo já está arriscando até um plantio de soja.

“Eu já plantei soja em uma parte da terra. Eu consegui uma semente de soja, plantei 20 quilos de soja e colhi 16 sacos. Soja deu bom demais”, comemorou.

O produtor foi orientado pela assistência técnica da Prefeitura de Rio Branco para fazer o plantio consorciado da mandioca com milho.

“A gente agrega valor, né? Tem duas lavouras numa área só. Cada dia vai ficar melhor.”

José: “Parabéns para o prefeito, porque os outros nunca tinham feito isso” Foto: Evandro Derze/Assecom

O destino final da macaxeira plantada na região servirá no preparo de goma, farinha e outros derivados. Na área do do produtor rural José Ferreira a safra dele, este ano, ficou comprometida por causa da alagação, por isso precisou comprar a mandioca, em Acrelândia, para não parar a produção na casa de farinha dele. No local são gerados sete empregos, a maioria, mão de obra familiar. O seu José, é só gratidão pelo avanço no campo em sua comunidade.

“Rapaz, é parabéns para o prefeito, porque os outros nunca tinham feito isso, até dinheiro ele soltou, todos os alagados aí que perderam a produção, ele liberou 2 mil reais, é pouco, mas de graça, que a gente perdia todo ano aí, eu perdi 4 hectares de macaxeira com a água, e ele liberou esse recurso, chegou na hora certinha mesmo, então parabéns para o prefeito.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 200 mulheres lideranças evangélicas expressam agradecimento à vice-governadora Mailza durante 1º Ameacre Mulher

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou neste sábado, 22, do 1º Ameacre Mulher, encontro que juntou mais de 200 pastoras, ministras e lideranças evangélicas de todo o Acre na sede da Igreja Assembleia de Deus AD Brás Madureira, em Rio Branco.

A iniciativa da Associação de Ministros Evangélicos do Acre (Ameacre), por meio do departamento de Mulheres da Associação de Ministras do Evangelho do Acre (Ameacre Mulher), é liderada pela pastora Cida Moura, a primeira mulher a presidir o campo da Assembleia de Deus no estado.

Durante o encontro, as mulheres lembraram do apoio mútuo do governo à comunidade evangélica do Acre.

Mailza, que também é secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), destacou a participação das mulheres e o compromisso do governo do Acre com a comunidade religiosa.

“Conheço a Ameacre há 28 anos e hoje é um dia feliz ao me juntar a tantas mulheres que fazem a diferença em suas cidades, bairros, interior do nosso Acre. É uma alegria ver essa harmonia, essa paz nas igrejas, e me emociono com tantas mulheres ocupando esse espaço”, disse.

A vice-governadora reforçou que como gestora, está na luta pelo crescimento econômico, fortalecimento das famílias, combate a violência contra as mulheres, combate as desigualdades sociais e proteção às crianças e destacou que as igrejas tem ajudado nesse desafio.

“Parabenizo por esse gesto da Ameacre, e agora com a Ameacre Mulher, de juntar, de agregar. Somos o governo do respeito, que trabalha para toda a comunidade religiosa do Acre”, afirmou Mailza.

Presidente da Adebras e uma das idealizadoras do evento, pastora Cida Moura, agradeceu o trabalho do governo do Acre.

“Mailza é uma das maiores apoiadoras da Ameacre desde antes de ser senadora da República. Como parlamentar, deu sua contribuição e continua agora como vice-governadora. Uma honra no primeiro encontro da Ameacre Mulher ter sua presença” e reforçou dizendo que essa parceria e união potencializa o trabalho social que as igrejas já executam.

O presidente da Ameacre, pastor Eldo Gama, disse que o encontro permite uma integração entre as mulheres e ressaltou a parceria do Estado. “Temos uma vice-governadora evangélica e um governador muito parceiro. Agradecemos por nos ajudar na Marcha para Jesus e a Noite Gospel na Expoacre, principais eventos da comunidade gospel no estado. Essas iniciativas do governo são um refúgio para o povo cristão”, destacou.

O violinista José Carlos Souza deixou o momento ainda mais especial. Morador da zona rural do Bujari, conta que soube do evento, por uma rede social. “Me ofereci para tocar. Fiquei muito feliz quando recebi a resposta que sim. Uma honra fazer parte deste momento”, conta.

Membro da Assembleia de Deus Unificada, José Carlos da aulas de música e violão, outro instrumento que toca, para crianças e adolescentes no município.

Programa Igreja Legal

Além de apoiar os eventos gospel no estado, a gestão do governador Gladson Cameli tem feito uma força-tarefa para regularização fundiária e documentação de templos religiosos em todo o Estado por meio do Programa Igreja Legal, do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

Devido a importância das atividades sociais e espirituais que as entidades religiosas desenvolvem, o governador incluiu a iniciativa no plano plurianual (PPA 2024-2027), que garante orçamento próprio para implementação do programa.

Todas as instituições religiosas podem participar do programa. Já foram entregues documentos para diversas entidades, incluindo o Santo Daime, igrejas evangélicas, católicas e também espíritas. Dessa forma, o programa beneficia diferentes crenças, promovendo inclusão e apoio às iniciativas religiosas no Acre.

O programa oferece segurança jurídica e facilita o acesso ao crédito bancário para reformas das igrejas. Além disso, permite o fortalecimento de outras políticas públicas que as igrejas e denominações religiosas já desenvolvem no estado do Acre, contando com o apoio tanto do poder público estadual quanto municipal por meio dessa documentação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ossada humana encontrada na divisa do Acre com RO pode ser de caseiro desaparecido

Publicado

em

A Polícia Civil de Extrema (RO), a 220 km de Rio Branco, investiga a possibilidade de que a ossada humana encontrada recentemente em uma área de mata fechada, no km 16 do Ramal Linha 1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, pertença ao caseiro Aparecido Rodrigues Fróes, desaparecido na região no início de fevereiro.

Os restos mortais foram recolhidos por peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho, onde passarão por exames para identificação e determinação da causa da morte. Caso seja constatado óbito por causas naturais, o caso será encerrado. No entanto, se for confirmada morte violenta, um inquérito policial será instaurado.

Aparecido Rodrigues trabalhava em uma propriedade no Ramal Linha Nova e desapareceu misteriosamente no dia 4 de fevereiro. Após dias de buscas sem nenhum vestígio, um morador encontrou os restos mortais na manhã de quinta-feira (22), enquanto caçava na região. Entre os ossos localizados, estavam um crânio com cabelo e partes do esqueleto incompletas, possivelmente levadas por animais. Apenas exames da Polícia Técnica poderão confirmar se os restos pertencem ao trabalhador desaparecido.

Desaparecimento de moradores na região preocupa

A Ponta do Abunã, área marcada por disputas violentas por terras há anos, tem registrado desaparecimentos frequentes, muitos deles sem solução. O caso mais recente ocorreu no Ramal das Torres, na zona rural de Nova Califórnia, próximo à divisa com Lábrea (AM).

O pecuarista Ivanir Souza do Carmo, de 59 anos, saiu de casa na manhã de 23 de janeiro para consertar uma cerca e nunca mais foi visto. Seus filhos chegaram a fazer apelos públicos por informações, mas até o momento não houve qualquer pista sobre seu paradeiro.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

GEFRON apreende 23 kg de folhas de coca e resgata animais silvestres em operação na BR-364

Publicado

em


Condutor foi preso após abordagem; ação causou prejuízo de R$ 53 mil ao crime organizado, segundo estimativas.

Durante a vigência da **Operação PROTETOR das Fronteiras e Divisas**, o Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON), vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), realizou mais uma ação de combate aos crimes transfronteiriços. Em patrulhamento pela BR-364, a equipe abordou um veículo que seguia de Plácido de Castro com destino a Rio Branco.

Durante a busca veicular, os policiais encontraram no interior do carro três animais silvestres e, no bagageiro, aproximadamente 23 kg de folhas de coca. O condutor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard, onde os procedimentos legais foram iniciados.

A ação resultou em um prejuízo estimado de R$ 53.180,00 ao crime organizado, reforçando o compromisso do GEFRON em proteger as fronteiras do estado do Acre e coibir atividades ilegais, como o tráfico de drogas e o comércio ilegal de animais silvestres.

Os animais resgatados foram encaminhados para cuidados especializados, enquanto as folhas de coca apreendidas serão destruídas conforme os protocolos legais. A operação destaca a importância do trabalho integrado das forças de segurança no combate aos crimes que afetam a região.

A população espera que ações como essa continuem sendo realizadas, garantindo a segurança e a preservação ambiental no estado. O GEFRON segue em alerta para interceptar novas atividades criminosas nas fronteiras acreanas.

Comentários

Continue lendo