Acre
Prefeitura entrega certificados aos novos profissionais no ramo de alimentação pelo Senac
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), entregou na manhã desta terça feira (9), os certificados aos alunos que concluíram os cursos profissionalizantes na área de alimentação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Ao todo, 40 alunos participaram dessa etapa, onde foram capacitados para desenvolver e empreender na área econômica nas atividades de fabricação de tortas, hambúrgueres, bolos e doces.

A microempresária Lúcia Maria, reside na região do Bahia Velha. Ela disse que já trabalhava na fabricação de bolos e agora com o aprendizado, pretende ampliar os seus negócios e o curso foi muito importante para isso.
“Esse curso é de fundamental importância, pois eu já trabalho com bolos e veio para me aprimorar, adquirir mais conhecimento, aumentar a minha renda. Eu confesso que eu aprendi muito mesmo, graças a Deus. Eu agradeço a oportunidade a toda a equipe.”

Para a diretora do Senac em Rio Branco, Maria Carlete, essa parceria com a Prefeitura de Rio Branco é primordial para que cada vez mais pessoas possam se profissionalizar e começar a empreender por conta própria.
“Essa é mais uma etapa dessa parceria que nós temos com a prefeitura. Uma parceria excelente e nós estamos concluindo com esses alunos, mais de 40 alunos, nessa primeira etapa e nós vamos começar a segunda etapa desse processo. Aquelas pessoas que não conseguem chegar até a unidade, não conseguem ser alcançadas e mudar de vida. Para nós é uma missão muito importante quando a gente consegue essa parceria e chegar até as comunidades que realmente precisam.”

Para a secretária da SASDH, Suelen Araújo, é uma marca da atual gestão, sempre levar conhecimento e aprendizado para as pessoas poderem trabalhar, terem os seus próprios negócios e viver com mais dignidade.
“A nossa gestão municipal tem como intuito maior a qualificação para que gere de fato renda a essas famílias. Hoje nós encerramos esse curso, num ciclo de três cursos, onde nós atendemos uma regional com cursos de tortas, bolos, pizzas, hambúrgueres, doces e que foi sugestão da própria comunidade para que eles possam levar adiante e não ter apenas essa formação para guardar o certificado na gaveta e sim, executar e trazer renda para dentro de casa, que é um dos ideais da nossa gestão.”
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.
Comentários
Acre
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco
Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância
O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.
Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.
Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.
A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.
Comentários
Acre
Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.
A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.
Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.
Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.
A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.











Você precisa fazer login para comentar.