Acre
Prefeitura e TL Engenharia alinham estratégias para minimizar impactos no trânsito durante obra do elevado da Dias Martins

Representantes da Prefeitura de Rio Branco e da empresa TL Engenharia, reuniram-se, nesta quarta-feira (13), para discutir os desafios e soluções relacionados à construção do elevado da Dias Martins. O encontro destacou o compromisso absoluto com o bem-estar da população diante dos impactos no tráfego, considerando a intensidade veículos que transitam nessa região.
Em parceria com a RBtrans especialistas e projetistas estão trabalhando para desenvolver soluções que minimizem os transtornos aos condutores. O secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, assegurou que embora seja inevitável algum impacto durante a execução, a obra desempenhará um papel crucial na resolução dos problemas enfrentados pela comunidade local.
“As reuniões são por conta do impacto que essa obra traz e o cuidado que nós temos com a população. Já houve várias outras reuniões com relação a essa obra e vai acontecer outras mais. Por conta da relevância, da importância que essa obra tem para a nossa comunidade”, informou.
Em relação ao elevado da AABB, o secretário observou que a primeira licitação foi cancelada devido a questões procedimentais. No entanto, um novo edital foi rapidamente lançado, demonstrando agilidade no processo. Correções necessárias estão sendo implementadas, visando a eficiência na execução da obra do segundo elevado, já em andamento.

Ambas as obras prometem proporcionar alívio e melhor fluxo na região. Os dois elevados reforçam o compromisso contínuo da Prefeitura de Rio Branco em priorizar o benefício das pessoas que transitam pela Dias Martins. A comunidade pode esperar por melhorias significativas, com a certeza de que os esforços estão voltados para a progressão eficiente desses projetos. O diretor presidente da empresa TL Engenharia, Teófilo Lessa, disse que as obras já estão em andamento e que na próxima segunda-feira (18), os primeiros furos já vão começar.
“A gente iniciou pela montagem do canteiro, mobilizou o equipamento de Manaus para Rio Branco para fazer as fundações, que é uma fundação especial, devido às características do terreno. O equipamento já está em Rio Branco. A gente já está fazendo todas as intervenções no entorno para viabilizar as alternativas de trânsito. Segunda-feira a gente vai iniciar as fundações da obra, a perfuração das estacas e para isso acontecer a gente teve que de fato já entrar nas intervenções do retorno”, concluiu.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale








Você precisa fazer login para comentar.