Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura define últimos detalhes do Rio Branco Folia: Tradição e Alegria

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco realizou, na manhã desta sexta-feira (19), na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) uma reunião para definir os últimos detalhes do carnaval. O evento será realizado entre os dias 9 e 14 de fevereiro, na Praça da Revolução, centro da cidade.

Participaram da reunião o diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Andeson Nascimento e representantes da comissão organizadora da festa que, este ano, terá como tema “Rio Branco Folia: Tradição e Alegria”. Na ocasião foi apresentada a logística como: segurança, atrações, alegorias, cores e ornamentações dos locais que receberão os foliões durante as seis noites de festa.

Cid: “Vai ser um carnaval muito bom” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Além do policiamento militar, serão disponibilizados também mais de 100 seguranças particulares para que os foliões possam brincar e se divertir com a família. A expectativa de público é de cerca de vinte mil pessoas por noite.
Para a realização da tradicional festa popular serão investidos recursos no montante de um milhão e quinhentos mil reais. A abertura será no dia nove, com a escolha da realeza. Crianças e idosos terão sua festa marcada para a quarta noite de carnaval.

Além dos tradicionais blocos de ruas, a prefeitura vai apoiar também o carnaval nos bairros. Os comerciantes que tiverem interesse em comercializar seus produtos nos locais, tem até o dia 25 de janeiro para se credenciar, junto a prefeitura.

De acordo com o secretário da Seinfra, Cid Ferreira, tão logo a retirada da decoração de natal seja concluída, começa a reforma da praça para o carnaval.

Andeson: “Objetivo é resgatar o carnaval de antigamente” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Tudo está programado inclusive a reforma da praça, vamos instalar fonte luminosa, uma interativa outra contemplativa, enfim a praça vai ficar muito bonita, nesse momento é fazer nosso carnaval como antigamente no centro da cidade, que é no centro da cidade que nossa população se reúne e vai ser um carnaval muito bom conduzido pela Fundação Garibaldi, com segurança e muita animação”.

De acordo com o diretor presidente da FGB, o objetivo do carnaval da prefeitura é inovar, promover um ambiente familiar e resgatar o carnaval de antigamente. Além de apoiar os tradicionais carnavais dos bairros.

“Houve um levantamento e verificou-se que a praça seria o melhor local para se fazer esse carnaval, haja vista que outros carnavais aconteceram em frente da prefeitura. O ponto central ele é benéfico, em vários aspectos, no que diz respeito à segurança, ao monitoramento para você conseguir oferecer uma infraestrutura, tanto para o deslocamento do cidadão, como também para afastar àquela pessoa que vem com más intenções e logicamente cria um ambiente para as famílias brincarem e se divertirem dentro das condições que a prefeitura pode oferecer. Não vamos deixar de apoiar os carnavais tradicionais dos bairros”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre e Organização Internacional para as Migrações da ONU articulam parcerias para fortalecer autonomia financeira e proteção de migrantes no Acre

Publicado

em

Com o objetivo de apresentar programas de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e para a ampliação do acesso aos direitos humanos, o governo do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), receberam representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira, 18, em Rio Branco.

Reunião apresentou ações e programas voltados para populações em migração. Foto: Uêslei Araújo/Sete

Durante o encontro, foram debatidos temas como a inclusão de mulheres migrantes e pessoas resgatadas de trabalho análogo à escravidão em programas de acolhimento e capacitação, visando reduzir desigualdades. O enfrentamento ao tráfico de pessoas indígenas também foi pauta da reunião. O objetivo central é integrar migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade aos programas estaduais.

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, 18, na sede da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo, em Rio Branco. Foto: Uêslei Araújo/Sete

De acordo com Eugênio Guimarães, oficial nacional de projetos da OIM, a organização busca estabelecer parcerias para apoiar a população migrante no Acre, especialmente no combate à exploração laboral e na gestão migratória de fronteiras. Além disso, a OIM propõe ações de integração socioeconômica por meio do empreendedorismo.

“O objetivo da reunião foi justamente reunir com a equipe da secretaria para poder apresentar o trabalho que a OIM já vem desempenhando no mundo, especialmente aqui no Brasil. Então, a gente vem trazer ações que a OIM vem fazendo, como integração socioeconômica de população migrante e pessoas em vulnerabilidade, que integra a questão do empreendedorismo. Sabendo que a secretaria trabalha com esse eixo também, acreditamos ser relevante estarmos juntos com a secretaria para, quem sabe, ter uma parceria estabelecida e ações para apoiar a população em migração no estado”, destacou Guimarães.

Eugênio Guimarães, oficial nacional de projetos da OIM, da ONU. Foto: Uêslei Araújo/Sete

A estruturação de uma rede de proteção e acolhimento para a população migrante no Acre avançou com a definição de novas estratégias de Governança Migratória. A iniciativa, liderada pela SEASDH, busca integrar órgãos governamentais, universidades e a iniciativa privada, para garantir direitos e segurança no território acreano.

Maria da Luz França, gestora de Políticas Públicas e chefe do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da SEASDH. Foto: Uêslei Araújo/Sete

Maria da Luz França, gestora de Políticas Públicas e chefe do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da SEASDH, detalha como a cooperação entre diferentes pastas é essencial para o sucesso da gestão do fluxo migratório. “Precisamos de todos para organizar essa governança. O setor de turismo e empreendedorismo, por exemplo, pode se deparar com situações de trabalho análogo à escravidão ou fluxos que aparentam ser turísticos, mas possuem outras finalidades. Então estamos aqui também nessa parceria para capacitar os atores envolvidos e tornar essa governança mais completa”, destacou.

Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Sete. Foto: Uêslei Araújo/Sete

Para Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Sete, a iniciativa se destaca pelo trabalho em conjunto, unindo assistência social e desenvolvimento econômico para devolver a dignidade aos cidadãos. “Foi muito interessante ver a transversalidade do tema, principalmente no que diz respeito ao empreendedorismo, e dar a dignidade para que essas pessoas voltem a estar dentro da sociedade com o seu recurso, com a sua própria autonomia financeira”, destaca.

Patrícia destacou como a Sete pode contribuir com a Trilha do Conhecimento, apresentada pela OIM, um programa que busca reintegrar pessoas ao mercado de trabalho por meio do emprego formal ou do empreendedorismo.

“Dentro desse retorno, foram apresentados dois vieses: o emprego digno e a autonomia pelo empreendedorismo. Então, é aí que a Sete entra, para agregar ao projeto na promoção dessas empreendedoras, desses empreendedores. Acredito que esse projeto, que será escrito a muitas mãos, vai trazer um impacto social muito positivo para que essas pessoas voltem a ter a sua dignidade de vida no nosso meio social”, destacou Patrícia.

Secretária adjunta de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis. Foto: Uêslei Araújo/Sete

A secretária adjunta de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis, reforçou que a contribuição da pasta com as propostas apresentadas é de conceder acesso aos programas de capacitação e geração de renda ofertados pela Sete. “Fomos procurados pela SEASDH para conhecer o fluxo migratório atual e as demandas da OIM. O que buscamos agora é oferecer oportunidades reais dentro dos nossos projetos, tanto na área do turismo quanto no empreendedorismo, para esse público vulnerável”, explicou.

Musis também destacou que a Sete integra o Comitê de Crise Humanitária, de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Erradicação do Trabalho Escravo do Governo do Estado, coordenado pela SEASDH, reforçando o compromisso da pasta com a proteção de populações vulneráveis. “A participação da Sete no comitê fortalece nossa atuação integrada e nos permite contribuir de forma mais efetiva para a prevenção e o enfrentamento dessas violações, garantindo que nossas políticas de qualificação e geração de renda também alcancem quem mais precisa”, acrescentou.

A secretária ressaltou, ainda, que a ação faz parte de uma política de Estado voltada para o acolhimento humanitário, lembrando que o Acre já foi porta de entrada para haitianos e venezuelanos. “Muitos migrantes estão morando nos mais diversos municípios do Acre. Então, na verdade, o governo tem essa sensibilidade de poder inseri-los nos programas socioassistenciais e outros programas de outras secretarias”, concluiu.






























The post Governo do Acre e Organização Internacional para as Migrações da ONU articulam parcerias para fortalecer autonomia financeira e proteção de migrantes no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito em exercício vistoria últimos detalhes para inauguração da nova sede da RBPrev

Publicado

em

O prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, esteve, na manhã desta quarta-feira (18), acompanhando os últimos detalhes da finalização da nova sede do Instituto de Previdência de Rio Branco (RBPrev).

Com inauguração prevista para a próxima sexta-feira (27), o prédio já se encontra em sua fase final de acabamento. A obra recebeu um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, provenientes de recursos próprios do município.

Visita Predio RBPREV Val 7
“Um espaço moderno e acessível, com investimento de cerca de R$ 14 milhões, que vai beneficiar diretamente a população”, destacou Bestene. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Essa é mais uma grande obra que será entregue pela nossa gestão, um projeto idealizado e concretizado pelo prefeito Tião Bocalom. Trata-se de um prédio moderno, bonito, com acessibilidade, pensado para acolher bem tanto os servidores quanto a população. Contamos com salas amplas, auditório e um estacionamento espaçoso. São cerca de R$ 14 milhões investidos com recursos próprios. O prefeito Tião Bocalom está de parabéns por mais essa entrega que impacta positivamente a vida da população”, destacou Bestene.

Visita Predio RBPREV Val 2
A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, provenientes de recursos próprios do município. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A nova sede possui quatro andares, além de um amplo estacionamento. Os ambientes foram projetados para oferecer conforto, modernidade e total acessibilidade. Além de abrigar a RBPrev, o espaço também deverá receber outras secretarias municipais, o que contribuirá para a redução de gastos com aluguéis e maior economia para os cofres públicos.

A iniciativa visa melhorar as condições de trabalho dos servidores e elevar a qualidade do atendimento previdenciário oferecido à população da capital.

Visita Predio RBPREV Val 14
Visita Predio RBPREV Val 13
Visita Predio RBPREV Val 12
Visita Predio RBPREV Val 11
Visita Predio RBPREV Val 10
Visita Predio RBPREV Val 9
Visita Predio RBPREV Val 6
Visita Predio RBPREV Val 5
Visita Predio RBPREV Val 4
Visita Predio RBPREV Val 3
Visita Predio RBPREV Val 1
Visita Predio RBPREV Val 7

<p>The post Prefeito em exercício vistoria últimos detalhes para inauguração da nova sede da RBPrev first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Teatro de fantoches leva educação ambiental a crianças durante a Semana da Água

Publicado

em

Dando continuidade à programação da Semana da Água 2026, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, realizou nesta terça-feira (17), a apresentação do teatro de fantoches “Memórias de um Igarapé Limpinho” para alunos da educação infantil da Escola Mozart Donizete.

A atividade, realizada nos períodos da manhã e da tarde, utilizou a linguagem do teatro de fantoches para abordar, de forma lúdica e acessível, a importância da preservação dos recursos hídricos. A iniciativa busca sensibilizar as crianças desde cedo sobre o cuidado com os igarapés e com a água, elemento essencial para a vida e para o equilíbrio ambiental.

A peça conta a história de dois amigos que se unem para limpar o igarapé São Francisco, um curso d’água muito conhecido e identitário para a população rio-branquense. Ao longo da narrativa, os personagens descobrem que pequenas atitudes, como não jogar lixo nos igarapés e cuidar do ambiente ao redor, fazem grande diferença para manter a água limpa e saudável.

De forma divertida e interativa, o espetáculo estimula a participação das crianças e transforma o aprendizado em uma experiência leve e marcante, reforçando valores de cuidado com a natureza e com a cidade.

Segundo a gestora da Escola de Educação Ambiental, Luzimar Oliveira, trabalhar a temática da água com o público infantil é uma forma de despertar, desde cedo, a consciência ambiental.

“A linguagem do teatro de fantoches permite que as crianças aprendam brincando. Quando elas se envolvem com a história, passam a entender que os igarapés fazem parte da nossa cidade e que todos nós temos um papel importante na preservação da água e do meio ambiente”, destacou.

A atividade integra o conjunto de ações educativas promovidas pela Prefeitura de Rio Branco ao longo do mês de março, período em que são intensificadas as atividades de sensibilização ambiental em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Teatro de Fantoches Fotos Secom 9
Teatro de Fantoches Fotos Secom 8
Teatro de Fantoches Fotos Secom 7
Teatro de Fantoches Fotos Secom 5
Teatro de Fantoches Fotos Secom 4
Teatro de Fantoches Fotos Secom 3
Teatro de Fantoches Fotos Secom 2
Teatro de Fantoches Fotos Secom 1

<p>The post Teatro de fantoches leva educação ambiental a crianças durante a Semana da Água first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo