Acre
Prefeitura de Rio Branco proporciona atendimento odontológico a servidores

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), proporciona durante esta semana, atendimentos odontológicos através do programa Produzindo Sorrisos aos servidores da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).
Ao todo, seis vans odontológicas irão permanecer estacionadas no pátio da SMCCI, até que todos os servidores sejam devidamente atendidos com procedimentos, desde extração, limpeza, restauração entre outros.
O gari Pedro Paulo Batista, falou que há tempos precisava fazer uma restauração, mas achou o procedimento caro na rede particular e essa oportunidade proporcionada pela prefeitura veio em boa hora.
“Rapaz, eu fico muito feliz, que é uma preocupação do nosso prefeito cuidar de nós, não somente aqui, de mim, mas de todos os nossos funcionários. No caso, eu, vim aqui para a restauração de um dente meu, que está com problema, apesar que é muito puxado pro meu bolso o valor.”
A margarida, Wanderleia da Silva, disse que quando soube que os serviços das vans odontológicas da Prefeitura de Rio Branco estariam sendo ofertados na secretaria onde trabalha não pensou duas vezes
“É essencial porque a gente está precisando muito. Então, a gente tem que aproveitar as oportunidades que o nosso prefeito está dando pra nós.”
O diretor de gestão da SMCCI, Tiago Maciel, enfatizou a importância desse benefício de saúde bucal aos servidores da pasta, tendo em vista que a maioria não tem condições financeiras para pagar por um tratamento dentário.
“A gente está aqui com esse apoio da Saúde para beneficiar os nossos parceiros da nossa secretaria, e isso é um benefício muito bom para eles. É um programa que vem ajudar bastante a população, principalmente a nossa equipe de trabalhadores aqui da secretaria e das outras também, que estão nesse papel de poder beneficiar. Muitas vezes a gente não tem essa ajuda, e aí a secretaria disponibilizou para a gente poder fazer esse benefício para o povo aqui, nossos trabalhadores.”
O cirurgião dentista Rodrigo Carquejeiro falou que por onde os serviços das vans odontológicas da Prefeitura de Rio Branco passa é só elogios e desde a implantação do Produzindo Sorrisos, em junho do ano passado, já foram realizados mais de 30 mil procedimentos.
“Nós passamos em vários locais aqui em Rio Branco. Já passamos assim, pelo complexo penitenciário, também passamos lá pelo Cabreúva, hoje temos a Zeladoria. E cobriam os funcionários da Zeladoria. Porque assim, traz a odontologia mais próxima da população. Alguns não têm como procurar um consultório para ser atendido.”
Por toda esta semana, diariamente, as equipes das Vans Odontológicas estarão realizando aos servidores da SMCCI, 60 atendimentos na parte da manhã e mais 30 no período da tarde.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.