fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia entrega dos livros didáticos para 2023 às escolas da zona rural

Publicado

em

Ao todo serão entregues mais de 3 mil livros (Foto: Assecom)

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Prefeitura de Rio Branco deu início a distribuição dos livros didáticos para atender alunos da rede municipal de ensino da zona rural do município para o ano letivo de 2023.

A entrega ocorre por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e através do setor didático NLD (Seme), ao todo serão entregues 3.395 livros que compreendem as áreas de matemática, língua portuguesa, história, ciências, geografia e educação física, educação infantil, projetos integrados e além do livro do professor.

De acordo com a responsável pelo setor Livro Didático (Seme), professora Sther Maia, até o início das aulas, todas as escolas da zona rural já terão recebido os livros.

“Nossa meta é começar o ano letivo já com os livros nas escolas para que as crianças iniciem as aulas com o material em mãos. Essa é uma das políticas de fortalecimento da prefeitura do município no processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais”, disse a professora.

Para a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, professora Eulemia Freire, da Escola Rural Terezinha Miguéis “o livro didático é o suporte que incentiva o desenvolvimento da leitura e da escrita, possibilitando novas descobertas.”

Natacha Delamar, coordenadora pedagógica de educação infantil da Escola Rural Terezinha Miguéis, enfatiza dizendo que “para quem trabalha na escola de zona rural, com dificuldade no acesso à Internet, receber os 841 livros didáticos é fundamental para disponibilizar aos alunos materiais de qualidade, colaborando para o sucesso na vida escolar.”

Escolas rurais beneficiadas

  • Escola Luiza de Lima Cadaxo
  • Escola Dr. Zaqueu Machado
  • Escola Terezinha Miguéis
  • Escola Mauricilia Sant’Ana

*Com colaboração de Nelly Alves

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre atinge 15,51 metros na capital e mantém tendência de subida

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O Rio Acre atingiu a marca de 15,51 metros às 21h desta sexta-feira, 14, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. O nível está acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.

Ao longo do dia, o rio apresentou uma tendência de elevação constante. A medição começou às 06h, com 14,98 metros, e seguiu subindo, atingindo 15,17 metros às 09h, 15,24 metros ao meio-dia, 15,33 metros às 15h e 15,40 metros às 18h.

Além do nível elevado do rio, a Defesa Civil registrou um acumulado de 22,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que contribuiu para o agravamento da situação. A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada no último final de semana.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar a mulher envolvida na execução do jovem João Vitor

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recorreu da decisão que concedeu prisão domiciliar a uma mulher acusada de envolvimento na execução do jovem João Vitor, em Cruzeiro do Sul. O crime, atribuído a integrantes de uma organização criminosa, ocorreu em uma área verde do bairro Saboeiro.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, a acusada, amiga da vítima, teve um papel fundamental no crime ao atraí-lo para uma emboscada. O corpo de João Vitor foi encontrado às margens do Rio Juruá, próximo ao município de Guajará, no Amazonas, com as mãos amarradas para trás e diversas perfurações de faca nas costas.

Durante a audiência de custódia, o MPAC se manifestou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. No entanto, a Justiça concedeu a prisão domiciliar, levando o órgão ministerial a recorrer da decisão, considerando a gravidade do crime.

Além disso, o MPAC instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o andamento das investigações sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Afluente do Rio Acre, Riozinho do Rola ultrapassa cota de transbordo

Publicado

em

Foto: Kennedy Santos/ac24horas

O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, ultrapassou nesta sexta-feira, 14, a cota de transbordamento, que é de 15 metros, atingindo 15,19 metros às 15h15, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O transbordamento manancial ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando o rio atingiu a marca de 15 metros. Desde então, o nível tem se mantido acima da cota de inundação, com tendência de aumento.

Além do Riozinho do Rola, o nível do Rio Acre também preocupa em Brasileia, onde a cota de transbordamento é de 8 metros. Nesta sexta-feira, 14, às 15h15, o rio registrou 6,94 metros, um aumento de quase 60 centímetros em relação ao início do dia.

 

Comentários

Continue lendo