Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Rio Branco ganha café da manhã em agradecimento às melhorias nos ramais da Transacreana

Publicado

em

Café da manhã é servido por produtores rurais que agradecem prefeitura por melhorias nos ramais. (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Em agradecimento pelo trabalho realizado nos ramais moradores da Transacreana ofereceram, neste sábado (27), um café da manhã ao prefeito de Rio Branco Tião Bocalom e secretários da gestão. O prefeito reforçou o empenho da prefeitura em estar melhorando a vida dos que moram na zona rural da capital.

Raimunda: “É a primeira vez que nós, da nossa comunidade, estamos tendo apoio de prefeitura” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo a presidente da Associação Bom Sucesso, Raimunda Silva, ela nunca havia visto uma gestão atuar tanto nos ramais e disse com alegria que agora, através dos investimentos feitos, os produtores podem plantar com segurança e assim, continuar tirando seu sustento da terra.

“A Prefeitura de Rio Branco está nos ajudando imensamente aqui na zona rural porque é a primeira vez que nós, da nossa comunidade, estamos tendo apoio de prefeitura. Anteriormente, não tínhamos apoio nem de prefeitura e muito menos do governo, e agora nós estamos tendo essa ajuda e a compreensão de um prefeito que está fazendo por nós”, enfatizou.

Assim como, dona Raimunda, seu Afonso Costa que é presidente da Associação de Moradores do ramal Cachoeira, fala sobre a atual realidade dos ramais da Transacreana que após anos, essa foi a primeira gestão que olhou para as necessidades deles e tem prontamente atendido as demandas.

“Graças a Deus que essa gestão que está aí agora veio para ajudar o pequeno produtor com a mecanização, adubação e outros. Hoje o que estamos fazendo aqui é isso, agradecendo pelos trabalhos feitos, pela comunidade que estava esquecida”, disse Afonso Costa.

Dona Maria de Nazaré, vive há 46 anos como produtora rural, ela disse que nunca tinha recebido nada do município e que quando viu o calcário e o adubo chegando em sua casa, quase não acreditou.

“Nunca aconteceu nada disso comigo. Eu sempre disse que era uma mentira, uma vergonha do nosso estado a gente trabalhar e nunca ganhar nada. Graças a Deus que ele está ajudando a gente. Muito obrigada.”

O compromisso da prefeitura em mudar a realidade dos ramais e assim resgatar a dignidade dos moradores já saiu do papel e hoje é uma realidade para muitos. Mas além de atuar diretamente nesses locais, a municipalidade tem feito mais, como é o caso das feirinhas de bairro, aonde a gestão tem dado todas as condições necessárias para os produtores.

Para Eliana Lima que é filha de produtores rurais e atuante na feirinha de bairro há 9 anos, a nova gestão fez com que o produtor voltasse a ter esperança e se sentisse valorizado. Ela contou como a atual ajuda da Prefeitura de Rio Branco tem sido essencial para que os feirantes continuem desempenhando bem o seu trabalho e claro, gerando sua renda.

Eracides: “O nosso trabalho é segurar o homem do campo na zona rural” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Na última gestão, nós tínhamos que pagar o óleo dos caminhões e como não tínhamos suporte para produzir, nós não tínhamos renda. Agora, a gestão atual tem dado o suporte na produção com calcário e adubo. O óleo do carro não pagamos mais e nem a montagem das barracas. Ganhamos novas bancas que melhorou o nosso serviço e até temos o nosso uniforme. Só tenho a agradecer por essa nova gestão. Sinto-me muito valorizada e reconhecida.”

Segundo o secretário da Seagro, Eracides Caetano, a determinação do prefeito é que por meio de sua secretaria, o pequeno produtor seja valorizado e é isso que tem acontecido.

“O nosso trabalho é segurar o homem do campo na zona rural, primeiro com ramais e produção. Graças a Deus está dando tudo certo, ano que vem vamos concluir o que ainda temos de ramais e maquinário. Claro que ramais devemos fazer todo ano, mas ainda este ano faremos grande parte para que as pessoas andem no inverno e verão”, explicou Eracides.

Bocalom: “Estamos ajudando a ganharem dinheiro. Essa é a nossa função, a prefeitura é para isso” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito da capital agradeceu pelo café da manhã feito pelos moradores e destacou que vai continuar apoiando o homem do campo com o que for necessário.

“A coisa mais gostosa do mundo é vir aqui pra tomar um café e receber os agradecimentos da comunidade aqui da região do 62 da Transacreana. Olha quanta gente! Em gestões passadas a prefeitura cobrava o transporte deles, cobrava a montagem das tendas e, segundo eles, algumas tendas nem eram cobertas. Graças a Deus a gente não está cobrando absolutamente nada e, além disso, viabilizamos o trabalho deles. Nós os ajudamos a ganharem dinheiro. Essa é a nossa função, a prefeitura é para isso”, concluiu.

Texto de Bruna Giovanna/Assecom

Fotos: Val Fernandes/Assecom

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente

Publicado

em

Entre os detidos está um homem apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua na região. Durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçar o delegado de morte

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.

A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.

Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior. A Polícia Civil destacou que a ação reforça a pronta resposta das forças de segurança no combate à criminalidade e na proteção de vítimas em situação de risco.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende integrante de organização criminosa em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou na manhã desta sexta-feira, 5, a prisão de um homem identificado pelas iniciais P.H.O.B., de 22 anos. O detido foi capturado no bairro Joafra, em Rio Branco, durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Vara Estadual das Garantias.

P.H.O.B. responde pelo crime de integrar organização criminosa e era considerado alvo prioritário das forças de segurança. A operação que resultou na captura do investigado integra as ações contínuas de combate ao crime organizado no estado, reforçando o compromisso da instituição com a redução da violência e a responsabilização de indivíduos envolvidos em atividades ilícitas.

A DRACO e a DHPP destacam que o trabalho conjunto entre as delegacias especializadas tem sido essencial para o avanço das investigações e para a efetivação de prisões de alta relevância. A Polícia Civil reforça que continuará empreendendo ações estratégicas em toda a capital e no interior, visando desarticular organizações criminosas e garantir maior segurança à população acreana.

P.H.O.B. foi encaminhado à delegacia para os procedimentos de praxe e permanecerá à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo