Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Rio Branco fortalece bacia leiteira com assistência técnica aos produtores

Publicado

em

Projeto visa o melhoramento de pastagens e o melhoramento genético dos animais (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Valdomiro Bento é um produtor relativamente grande, em uma área considerada pequena, no ramal da Castanheira, na Vila Acre. São 12 hectares muito bem aproveitados na produção de leite, pastagem rotacionada e na integração lavoura e pecuária. A propriedade dele é assistida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio do Programa Café com Leite, que visa o fortalecimento da bacia leiteira e o incentivo à produção do café. Atualmente 20 propriedades são assistidas pelo projeto na capital.

O projeto visa o melhoramento de pastagem por meio de um capim mais nutritivo e pasto rotacionado e também melhoramento genético por meio de inseminação artificial mais adequada para a região.

Valdomiro: “Hoje tenho vaca que produz de 10 a 12 litros de leite” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Na propriedade do senhor Valdomiro ele é assistido com assistência técnica da prefeitura o que o fez saltar de uma produção de três litros de leite ao dia para 10 a 12 litros.

“A produtividade das minhas vacas sempre era uma média de 3 litros. Graças a equipe técnica da prefeitura com esses cuidados, esse rotacionado, adubação nos pastos minha produção aumentou para 10, 12 litros por dia. A prefeitura disponibilizou para a gente adubo, calcário, trator para a mecanização. Então não tem como não ir para frente.”

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom é o maior entusiasta do projeto e acompanha de perto. Nessa terça-feira (7) ele visitou a propriedade do seu Valdomiro.

Tião: “Estamos assistindo mais de 20 produtores rurais” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Eu estou feliz que a gestão está trazendo a inseminação artificial, a mecanização da área, plantou dois hectares de milho para poder fazer forragem. Enfim, estamos fazendo como tem que ser feito, precisamos de ter genética boa, boa nutrição para os animais. Estamos assistindo aos mais de 20 produtores rurais, dentre eles está o Valdomiro, que para nós é um modelo, um exemplo.”

Para garantir o melhor aproveitamento da área, o acompanhamento técnico é dividido em três fases, a primeira é a análise de solo, interpretação da área, e implantação do rotacionado. A segunda é a fase de nutrição do solo, aumento de fertilidade, adubação, calagem, implantação, divisão da área em piquetes, nutrição dos animais, sanidade e vacinação dos animais.

A terceira fase é a parte do melhoramento genético, que no caso é a inseminação artificial. Há pouco mais de quatro dias nasceram as primeiras  bezerras Girolando. O coordenador do projeto, Eduardo Reis, explicou os critérios de escolha para essa genética.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

“A grande necessidade do produtor era a produção de leite, como o manejo dele já é adequado, a nutrição e a sanidade já estão em um bom nível, a gente precisa nessa propriedade de melhorar a genética para que esses animais produzam mais. O objetivo da inseminação artificial é fazer com que essas bezerras, no caso, essas fêmeas que nasceram, sejam mais produtoras do que as suas mães.”

Outra forma de agregar valor e diversificar a nutrição dos animais é a integração lavoura e pecuária, que visa que o produtor tenha várias rendas dentro da mesma propriedade. No caso do seu Valdomiro, os técnicos da prefeitura estão plantando milho. O objetivo é retirar a espiga ainda verde, comercializar e a planta aproveitar na silagem para alimentar os animais.

“A gente plantou o milho, quando soltar a quarta folha, vamos entrar com o plantio do capim. Então, por volta de 70 dias, a gente vai fazer a primeira colheita do milho verde. Por volta dos 90 dias entraremos com a máquina fazendo o silo, que é para fornecer para as vacas no período seco”, concluiu o técnico agrícola, Luciano Alves.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo

Publicado

em

Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.

Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.

Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento e mantém município em alerta

Publicado

em

Nível do rio atinge 10,05 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento, apesar de não haver desabrigados

A cheia do Rio Tarauacá já ultrapassou a cota de transbordamento e mantém as autoridades em estado de atenção no município de Tarauacá, no interior do Acre. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio atingiu 10,05 metros às 9h, registrando elevação em relação à medição das 6h, quando marcava 10,03 metros.

Os dados confirmam que o manancial permanece acima da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, e bem acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros. Em apenas três horas, o aumento foi de dois centímetros, o que reforça a preocupação das equipes de monitoramento quanto à possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas da cidade.

Apesar da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal informou que, até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em Tarauacá. As equipes seguem acompanhando a situação de forma contínua, realizando vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, especialmente diante do histórico de grandes cheias no município.

O nível máximo já registrado no Rio Tarauacá foi de 11,15 metros, em 19 de fevereiro de 2021, referência que mantém as autoridades em vigilância permanente durante o atual período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso suspeito de matar a esposa e tentar simular suicídio em Porto Velho

Publicado

em

Pesquisas no celular e laudo do IML reforçam investigação por feminicídio ocorrido durante o Natal

Magno dos Santos Batista foi preso em Porto Velho suspeito de matar a esposa, Luciana, e tentar simular um suicídio durante o período de Natal. Segundo a Polícia Civil, além das contradições apresentadas em depoimento, análises realizadas no celular do investigado apontaram pesquisas na internet consideradas suspeitas, que reforçam a hipótese de feminicídio.

O crime ocorreu no dia 18 de dezembro, e a prisão preventiva foi cumprida no dia de Natal. Com autorização do próprio suspeito, os policiais acessaram o aparelho celular, onde encontraram buscas como “Como proceder após suicídio da esposa?”, “Se mexer no cadáver ele pode fazer barulho?” e “Quando a pessoa morre se vira o olho?”. Uma das pesquisas, realizada no dia anterior à morte, fazia referência ao que a Bíblia diz sobre pessoas que cometem suicídio.

Em depoimento, Magno afirmou que teve uma discussão com a esposa, que teria ficado “alterada”, e que foi dormir. Ao acordar, segundo ele, encontrou a companheira morta. No entanto, a investigação aponta que mensagens foram enviadas a partir do celular do suspeito no mesmo período em que ele alegou estar dormindo, o que levantou suspeitas sobre sua versão dos fatos.

Magno chegou a ser detido no dia do ocorrido, mas foi liberado inicialmente por falta de provas técnicas. A Polícia Civil, então, instaurou inquérito para apurar se a morte havia sido causada por suicídio ou homicídio.

Dias depois, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Luciana não morreu por enforcamento, mas por asfixia decorrente de estrangulamento. O exame também identificou outras lesões no corpo da vítima, reforçando a suspeita de violência.

Com base nas conclusões do laudo pericial, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou a prisão preventiva do suspeito, pedido que foi acatado pela Justiça. Após a decisão judicial, a Polícia Civil localizou Magno dos Santos Batista e cumpriu o mandado de prisão.

Comentários

Continue lendo