Acre
Prefeitura de Rio Branco, a mão amiga do pequeno produtor

Uma bandeira que o prefeito Tião Bocalom sempre empunhou é a do incentivo à produção rural. A Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) é a ponte entre a gestão e os pequenos produtores do município. Nesta terça-feira (10) visitamos o Ramal São Pedro, localizado no Polo Hélio Pimenta.
Adalgiso Costa, que por muitos anos trabalhou como prestador de serviços, ao resolver ter o seu próprio negócio, optou pela agricultura familiar.
Após muitas pesquisas, Adalgiso escolheu como forma de cultivo a hidroponia, que consiste num método de cultivo em estufas, onde o solo é substituído por uma solução nutritiva. De acordo com ele, o tempo de produção é mais rápido comparado ao cultivo na terra.

“A hidroponia é de inverno a verão, só depende um pouco do mercado, porque no verão todo mundo planta.”
O produtor afirmou que com a sua produção ele abastece a sua banca e as de outros colegas agricultores, quando estes precisam de produtos para a venda.
Muitos são os incentivos para a agricultura familiar, desde o escoamento a custo zero para o produtor, como a mecanização agrícola, que de acordo com James de Oliveira, diretor de apoio à agricultura familiar, mesmo com operacional reduzido, a Seagro já conseguiu mecanizar 600 hectares.
“Está previsto para o início deste ano o aporte de um milhão e trinta mil reais, para o programa PA municipal, fora isso, está previsto para 2023 o incentivo ao Programa de Cultivo Protegido. A ideia é atender mais de 400 famílias com o apoio de material, caixa vazada, plástico, sombrite e material para a irrigação.”
O PA é o “Programa de Aquisição de Alimentos”, implantado em 2022 pela Prefeitura de Rio Branco. Foram investidos, inicialmente, R$ 600 mil, a Câmara Municipal aprovou um valor de um milhão e trinta mil reais para dar sequência ao Programa neste ano. Parte da produção desses agricultores abastece as escolas e os CRAS do município.
Outro grande incentivo que faz parte do Programa Municipal de Grãos, é o fornecimento de calcário para a correção do solo, a previsão é de que todos os produtores que necessitarem do adubo sejam atendidos. Antes da entrega é realizado um estudo de solo, para que o material seja entregue de acordo com a necessidade do produtor. 60 Tratoridos também foram distribuídos para o auxilio na produção rural, e são compartilhados entre os produtores.
Tassiana trabalha com agricultura orgânica há 10 anos, um cultivo diferente do que o Adalgiso faz. Assim como ele, Tassiana expõe seus produtos no mercado Elias Mansour semanalmente e participa dos programas de incentivo ao pequeno produtor, ela afirma que sem esse suporte seria difícil viver da agricultura.
“Tem feito muita diferença a ajuda. Se não fosse a entrega para o PA, a gente não teria como transportar e vender os nossos produtos. A Secretaria tem ajudado muito a gente.”

A Seagro também fornece ajuda técnica, orientando os pequenos produtores, como explicou a agrônoma, Luciete Araújo.
“A gente acompanha os produtores no cultivo, orientando e promovendo atividades de divulgação desse tipo de produção, onde é orientado o bem-estar e a saúde, por não usar os defensivos agrícolas.”
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.
















Você precisa fazer login para comentar.