Cotidiano
Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia mutirão de limpeza nos bairros da cidade com foco no combate à dengue
Nós estamos iniciando por esse canal do remanso onde está tendo um grande foco já constatado de dengue, vamos iniciando por aqui para depois nós darmos sequência no Cruzeirão e Telégrafo, que são onde onde estão os maiores focos de dengue

A prefeita em exercício, Delcimar Leite, destacou a importância da ação de limpeza e afirmou que toda a cidade será atendida. Foto: assessoria
Com assessoria
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta segunda-feira, 13, um mutirão de limpeza pelo Bairro do Remanso com foco no combate à dengue e os próximos atendidos serão o Telégrafo e Cruzeirão. Máquinas e mais de 40 profissionais estão envolvidos na ação, além de Agentes de Endemias que realizam visitas domiciliares com ações de controle da dengue.

Os Agentes de Endemias orientam a população, eliminam focos e fazem borrifação. Foto: assessoria
O mutirão, que vai eliminar focos de água parada, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inclui a retirada do lixo, entulho, desobstrução de córregos e bueiros. Os Agentes de Endemias orientam a população, eliminam focos e fazem borrifação.
A dona de casa Aparecida da Silva, disse que na casa dela praticamente todas as pessoas foram acometidas com dengue e destacou a importância da limpeza no combate à doença.
“Aqui em casa todo mundo pegou dengue. Eu peguei, meu esposo pegou, meu filho pegou. Aliás, tem até uma netinha que está com dengue também. A limpeza da nossa cidade é muito importante, porque a dengue está contaminando nossa cidade inteira. A limpeza do córrego é muito importante, porque se não limpar, a água fica parada. Tem muitas casas que vêm água, daí de cima e desce por esse canal. E se não limpar, a água fica parada aí a possibilidade de contaminação de dengue é muito alta”, relata
O Coordenador de Entomologia de Cruzeiro do Sul, Leonisio Messias, destaca o trabalho das ações de prevenção. “Vamos eliminar muitos criadouros do mosquito. A equipe está fazendo a vigilância ativa, de casa em casa e orientando as pessoas a tomar conta do seu depósito de água, orientando também sobre os cuidados de prevenção, também sobre os sintomas, procurar unidade de saúde. Então, assim, é de muita relevância essa unificação de ações para reduzir ainda mais o número de mosquitos.” Disse Leonisio.

O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul , Marcelo Siqueira, que também participou do evento, alertou para o aumento dos casos de dengue na cidade e a necessidade da população se aliar ao poder público no combate à dengue
O Secretário de Obras Carlos Alves, destacou a preocupação do Prefeito Zequinha Lima em realizar ações de combate e prevenção dos casos de dengue.
“Nós estamos iniciando hoje pelo canal do remanso, onde a água estava parada. Nós estamos iniciando por esse canal do remanso onde está tendo um grande foco já constatado de dengue, vamos iniciando por aqui para depois nós darmos sequência no Cruzeirão e Telégrafo, que são onde onde estão os maiores focos de dengue. A preocupação do prefeito é mantermos a saúde da população.” Disse Carlos Alves.
A prefeita em exercício, Delcimar Leite, destacou a importância da ação de limpeza e afirmou que toda a cidade será atendida.
“A pedido do prefeito Zequinha Lima, a gente está começando no Bairro do Remanso e vai chegar em todos os bairros. Vamos começar pelo Remanso, Telégrafo e Cruzeirão. Contudo, vamos chegar em toda a cidade com esse mutirão de limpeza. Isso aqui é trazendo saúde para as pessoas, tendo em conta que estamos com um número muito alto de dengue, e aí foi uma preocupação do prefeito para estarmos fazendo esse trabalho.A limpeza de ruas, terrenos baldios e a remoção de lixo são essenciais para reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças”, afirmou.
O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul , Marcelo Siqueira, que também participou do evento, alertou para o aumento dos casos de dengue na cidade e a necessidade da população se aliar ao poder público no combate à dengue. “Cruzeiro do Sul é o município com o maior crescimento de casos no estado, representando 30% do total no Acre. Precisamos do apoio da população para eliminar focos em quintais e áreas próximas”, destacou.
Comentários
Cotidiano
Adolescentes do Centro Socioeducativo Purus, em Sena Madureira, iniciam curso de barbeiro com foco na reintegração social
O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC)
O Centro Socioeducativo Purus, localizado em Sena Madureira, deu início a um curso de barbeiro voltado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A iniciativa visa capacitar profissionalmente os jovens e contribuir para sua reintegração social, promovendo autonomia e dignidade por meio da educação.
O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC). Além de repassar conhecimentos técnicos, Junior compartilha sua vivência na área e incentiva os adolescentes a acreditarem em novos caminhos.
A formação é resultado de uma parceria entre o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Poder Judiciário, o IPETEC e a Sombra Barbearia. A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira e contou com a presença do promotor de Justiça Júlio Medeiros, que parabenizou a ação e ressaltou sua relevância no processo de transformação social.
Também participou da abertura a gerente de educações e ações sociopedagógicas do ISE, Vicência, que auxiliou no conteúdo teórico do curso, reforçando o apoio educacional aos jovens.
O diretor da unidade, Efrael Cavalcante, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros e enfatizou que a ação está alinhada com a política de gestão do presidente do ISE, Mário César. “Temos trabalhado para criar oportunidades reais. Este curso mostra que, com empenho e cooperação, conseguimos abrir portas para o futuro desses adolescentes”, destacou.
Segundo Efrael, novas formações já estão sendo planejadas para os próximos meses. “Queremos ampliar o leque de cursos profissionalizantes e continuar fortalecendo o processo de reinserção social dos nossos jovens”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Jornal detona Vini Jr. após Bola de Ouro: “Queda incompreensível”
Comentários
Cotidiano
Derby vencido pelo Corinthians há um mês ainda reverbera no Palmeiras

Richard Ríos manda torcida calar a boca após marcar gol do Palmeiras contra o Cerro Porteño • VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
O Palmeiras segue se recuperando da final perdida contra o Corinthians. O Derby do dia 16 de março, realizado no Allianz Parque e vencido pelo Timão, ainda reverbera nas alamedas do Palestra Itália.
Mesmo com o bom começo na Libertadores, com duas vitórias em dois jogos, o Palmeiras viveu conturbado momento no duelo contra o Cerro Porteño, na última quarta (9). Richard Ríos, autor do gol da vitória, mandou a torcida “calar a boca” durante a comemoração.
Em entrevista após o jogo, Ríos pediu desculpa e justificou que o gesto foi para torcedores que o criticam – talvez por falhas em jogos contra o Corinthians: “Aconteceu de cabeça quente, não falo nada para a torcida. Eles levaram para o caminho errado, quis falar para os caras que falam que sou do outro time”, disse.
Ainda na saída de campo, parte da torcida do Palmeiras entoou o grito: ‘”Oh Rios, presta atenção, muito respeito com a torcida do Verdão”. No segundo tempo, toda vez que tocou na bola, Richard Ríos foi vaiado.
Tanto Palmeiras quanto Richard Ríos têm a chance de acalmar a situação na noite deste sábado (12). Às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, o reencontro com o Corinthians acontece pouco menos de um mês da última derrota para o rival
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.