fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitura de Capixaba firma TAC para realização de concurso público

Publicado

em

O último concurso público em Capixaba para preenchimento de cargos efetivos ocorreu há cerca de 15 anos, evidenciando a urgência da medida. O TAC estipula que o edital do novo concurso deve ser publicado até 31 de dezembro de 2024

O TAC estipula que o edital do novo concurso deve ser publicado até 31 de dezembro de 2024, com a conclusão do certame até 31 de julho de 2025. Foto: internet

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Capixaba, e o Município de Capixaba celebraram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa a realização de um concurso público para diversas áreas e funções, incluindo Saúde, Educação e Secretaria de Obras.

Assinado pelo promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira e pelo prefeito de Capixaba, Manoel Maia Beserra, o acordo é um desdobramento do inquérito civil instaurado pela Promotoria de Capixaba para apurar contratações temporárias e reiteradas de servidores para exercício de cargos de caráter efetivo, além da ausência de realização de concurso público pelo Município.

Conforme o documento, o último concurso público em Capixaba para preenchimento de cargos efetivos ocorreu há cerca de 15 anos, evidenciando a urgência da medida. O TAC estipula que o edital do novo concurso deve ser publicado até 31 de dezembro de 2024, com a conclusão do certame até 31 de julho de 2025.

O processo deve ser conduzido de forma democrática e impessoal, com contratação de empresa de comprovada capacidade técnica e aplicação de critérios objetivos para a seleção dos candidatos. Além disso, o compromisso prevê a inclusão do regime de cotas e a observância das disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Estão previstas ainda outras medidas, como o retorno de profissionais cedidos a outros órgãos, análise de afastamentos reiterados de servidores, controle de acúmulo de cargos por servidores, combate ao desvio de função e cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar apreende submetralhadora e munições na Cidade do Povo

Publicado

em

Na noite desta terça-feira, 23, uma guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma submetralhadora durante patrulhamento preventivo no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em uma região conhecida pela atuação de facções criminosas que frequentemente realizam atividades ilícitas, incluindo o tráfico de drogas.

Os militares patrulhavam nas imediações quando visualizaram um grupo de indivíduos aglomerados à margem da via. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos dispersaram em diferentes direções. Um dos indivíduos para uma residência abandonada e, após pular o muro de outra casa, conseguiu escapar.

Ao realizar buscas na residência abandonada, a equipe encontrou a arma pronta para uso, com uma munição na câmara e um carregador contendo 30 munições intactas. Os policiais realizaram buscas nos arredores na tentativa de capturar o suspeito, mas não tiveram sucesso. A arma foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Flagrantes (Defla) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence o São Francisco e conquista título inédito

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Meninas do Alto Acre e da Bolívia na comemoração oficial

O Grêmio Xapuriense venceu o São Francisco por 6 a 3 nesta quarta, 24, no Florestão, e conquistou de maneira inédita o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-17. Os gols do título foram marcados por Thaeme (2), Vilmara, Pec, Kecia e Rosshy enquanto Bruna (2) e Luana anotaram para São Francisco.

Virada no 1º tempo

O São Francisco abriu 2 a 0 no placar no início do primeiro tempo, mas a maior qualidade técnica do Grêmio Xapuriense foi decisiva e a equipe do interior foi para o intervalo vencendo por 4 a 2.

Na segunda etapa, a equipe de Xapuri confirmou a conquista do campeonato.

Bruna é destaque

O meia/atacante Bruna, do São Francisco, um dos destaques do torneio admitiu a superioridade do Grêmio Xapuriense.

“Elas (Grêmio Xapuriense) tiveram mais vontade e o título foi merecido”, afirmou Bruna.

Primeira conquista

O técnico Thiago Luiz comemorou a conquista do título e espera um futebol forte na região do Alto Acre.

“Temos uma região com grandes atletas em várias modalidades e podemos fazer mais. A conquista deste título é importante e as atletas merecem todos os méritos”, disse o treinador do Grêmio Xapuriense.

Foto Jhon Dilva: A boliviana Pec foi um dos destaques do título do Grêmio Xapuriense

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FEAV convoca seleções Sub-16 e Sub 18 para os Brasileiros

Publicado

em

Foto PHD: Seleções começam os treinamentos nesta quinta, no Álvaro Dantas

O departamento técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV) divulgou nesta quarta, 24, as convocações das seleções Sub-16 e 18 para a disputa dos Brasileiros das categorias. Os torneios serão realizados em Rio Branco e Saquarema, no Rio de Janeiro, no mês de outubro.

“Vamos trabalhar por mais de dois meses para os dois torneios. A meta é realizar boas campanhas nas duas competições”, comentou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.

Apresentação das atletas

As duas seleções iniciam os treinamentos sob o comando do técnico Jânio Teles nesta quinta, 25, a partir das 14 horas, no ginásio Álvaro Dantas. O primeiro treinamento será do Sub-18 e na sequência as meninas do Sub-16 entram em quadra.

Atletas do Sub-16

Maria Clara (AABB)

Kethelyn (Jotas)

Manuella (Jotas)

Alice (AABB)

Ana Laura (Jotas)

Sara Ico (Jotas)

Gabryella (Jotas)

Maria Gabriela (Jotas)

Lis (Jotas)

Luyane (AABB)

Isadora (Jotas)

Sophia (Jotas)

Júlia (Jotas)

Kawane (Jotas)

Atletas do Sub-18

Ana Júlia (AABB)

Karen (Teles)

Jaqueline (Jotas)

Ana Sara (AABB)

Antônia Geovana (Feijó)

Nicole (Jotas)

Anna Yasmin (Jotas)

Anna Laura (Jotas)

Sara Ico (Jotas)

Ewelyn (Teles)

Maria Luíza (Jotas)

Gabryella (Jotas)

Maria Clara (Jotas)

Sophia (Jotas)

Maria Clara Batista (Meta)

Anna Luinny (Teles)

Comentários

Continue lendo