Cotidiano
Prefeitura de Capixaba firma TAC para realização de concurso público
O último concurso público em Capixaba para preenchimento de cargos efetivos ocorreu há cerca de 15 anos, evidenciando a urgência da medida. O TAC estipula que o edital do novo concurso deve ser publicado até 31 de dezembro de 2024

O TAC estipula que o edital do novo concurso deve ser publicado até 31 de dezembro de 2024, com a conclusão do certame até 31 de julho de 2025. Foto: internet
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Capixaba, e o Município de Capixaba celebraram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa a realização de um concurso público para diversas áreas e funções, incluindo Saúde, Educação e Secretaria de Obras.
Assinado pelo promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira e pelo prefeito de Capixaba, Manoel Maia Beserra, o acordo é um desdobramento do inquérito civil instaurado pela Promotoria de Capixaba para apurar contratações temporárias e reiteradas de servidores para exercício de cargos de caráter efetivo, além da ausência de realização de concurso público pelo Município.
Conforme o documento, o último concurso público em Capixaba para preenchimento de cargos efetivos ocorreu há cerca de 15 anos, evidenciando a urgência da medida. O TAC estipula que o edital do novo concurso deve ser publicado até 31 de dezembro de 2024, com a conclusão do certame até 31 de julho de 2025.
O processo deve ser conduzido de forma democrática e impessoal, com contratação de empresa de comprovada capacidade técnica e aplicação de critérios objetivos para a seleção dos candidatos. Além disso, o compromisso prevê a inclusão do regime de cotas e a observância das disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Estão previstas ainda outras medidas, como o retorno de profissionais cedidos a outros órgãos, análise de afastamentos reiterados de servidores, controle de acúmulo de cargos por servidores, combate ao desvio de função e cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
Comentários
Cotidiano
2ª edição da Copa CFK começa no sábado com 30 equipes

Foto PHD: Mais de 300 garotos estarão na disputa da competição
Começa no sábado, 22, a partir das 7h30, na quadra do bairro Raimundo Melo, a 2ª edição da Copa CFK de base. A competição vai ser promovida nas categorias Sub-10, 12 e 14 e terá 30 times na disputa.
“A meta é promover entretenimento e tentar revelar atletas para o futebol acreano. Temos muitos garotos talentosos em todos os bairros de Rio Branco e a Copa CFK pode criar oportunidades”, declarou o coordenador da competição, Kinho Brito.
Duas quadras
Segundo Kinho Brito, a quadra do Camisa 10, no Invernada, também vai ser utilizada na competição.
“Teremos muitas partidas e por isso vamos utilizar duas quadras. A copa vai ser bem disputada”, comentou Kinho Brito.
Comentários
Cotidiano
Adesg perde patrocinador master por divergências entre os dirigentes
Antônio Edmar Ferreira (Mazinho) não é mais diretor de futebol da Adesg. O dirigente, responsável pelo patrocínio da ASA, deixa o clube por divergências com o presidente do Leão, Paulo Roberto Silva.
“Após a derrota para o Vasco, tomamos uma decisão e o presidente, sozinho, decidiu por um outro caminho. Colocamos patrocinadores na Adesg, inclusive, o master e alguns atletas. Estamos deixando a diretoria do clube e os jogadores irão decidir se seguem na Adesg ou não”, declarou Mazinho.
Outro lado
Segundo Paulo Roberto Silva, as decisões definidas e depois alteradas ocorreram por decisão da maioria dos dirigentes.
“As mudanças realmente ocorreram, mas não foi uma decisão somente do presidente. Todos os dirigentes foram consultados e as mudanças foram definidas por decisão da maioria. Temos o maior respeito pelo Mazinho e entendemos a sua decisão. Ele deixa Adesg contra a minha vontade”, explicou o presidente da Adesg.
Comentários
Cotidiano
Cheia do Rio Tejo afeta mais de 100 famílias ribeirinhas em Marechal Thaumaturgo, no Acre
Pelo menos 11 comunidades e mais de 300 pessoas foram impactadas; prefeitura se reúne com comitê de crise para planejar ações emergenciais

De acordo com informações da Defesa Civil do município, pelo menos 11 comunidades situadas as margens do rio foram afetadas, totalizando mais de 300 pessoas. Foto: cedida
A cheia do Rio Tejo, afluente do Rio Juruá, já afetou mais de 100 famílias ribeirinhas em Marechal Thaumaturgo, município localizado no Acre. De acordo com informações da Defesa Civil local, pelo menos 11 comunidades situadas às margens do rio foram impactadas, totalizando mais de 300 pessoas atingidas pelas inundações.
Apesar da situação alarmante, nenhuma família foi retirada das áreas alagadas até o momento. Na manhã desta terça-feira (18), a prefeitura de Marechal Thaumaturgo se reuniu com seu comitê de crise para planejar ações de assistência às famílias afetadas e organizar a logística das medidas emergenciais.
As enchentes têm causado transtornos significativos para as comunidades ribeirinhas, que dependem do rio para transporte, pesca e outras atividades essenciais. A prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre o plano de ação, mas a prioridade é garantir a segurança e o apoio às famílias em risco, além de minimizar os danos causados pela cheia.
O caso reforça os desafios enfrentados pelo estado do Acre, que já declarou situação de emergência em diversos municípios devido ao aumento dos níveis dos rios e às inundações que afetam milhares de pessoas. As autoridades locais e estaduais seguem monitorando a situação e buscando soluções para atender às populações afetadas.

Rio Tejo, afluente do Rio Juruá, já afetou mais de 100 famílias ribeirinhas em Marechal Thaumaturgo. Foto: internet
Você precisa fazer login para comentar.