fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 é debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre

Publicado

em

Foi realizada nesta segunda-feira, 8, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para deliberar sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2025. A PLOD 2025 foi submetida ao Legislativo pelo governo do Acre em 15 de maio deste ano.

Audiência pública foi conduzida pelo deputado estadual Tadeu Hassem. Foto: Neto Lucena/Secom

A LDO define as diretrizes e prioridades para a distribuição eficiente e transparente dos recursos financeiros destinados à implementação de políticas públicas essenciais, como saúde, educação, segurança, assistência social, infraestrutura e produção, entre outras. Essas diretrizes são estabelecidas de acordo com as prioridades do governo do Estado, sempre considerando as opiniões da sociedade.

Secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, realizou a apresentação do PLOD 2025. Foto: Neto Lucena/Secom

Com destaque para um aumento significativo na previsão orçamentária e diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, a receita total estimada é de R$ 11,1 bilhões, representando um crescimento nominal de 12,27% em relação a 2024. As receitas primárias correntes estão projetadas em R$ 10,2 bilhões.

Demonstrativo das metas anuais previstas na PLDO 2025. Imagem: Ascom/Seplan

A apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025 pelo governo do Estado do Acre ressalta o empenho contínuo em equilibrar as finanças públicas, estimular o desenvolvimento econômico e assegurar a oferta de serviços essenciais à população. As perspectivas favoráveis para o PIB e a inflação, combinadas com investimentos em infraestrutura e habitação, indicam um futuro promissor para o estado.

Sobre as metas previstas na PLDO 2025, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, comentou que “Nós reforçamos nosso olhar em relação ao PPA 2024-2027, mas destaco as metas de infraestrutura, porque compreendemos que quando o Estado investe em infraestrutura, nós estamos gerando postos de trabalho, e essas oportunidades de trabalho se materializam numa melhor capacidade de consumo das famílias acreanas e, desta forma, a economia local se movimenta”.

“Oportunidades de trabalho se materializam numa melhor capacidade de consumo das famílias acreanas e, desta forma, a economia local se movimenta”, disse Ricardo Brandão. Foto: Neto Lucena/Secom

Várias metas e prioridades da PLDO 2025 possuem esse viés de potencializar a atividade econômica acreana, de melhorar a qualidade de vida da nossa população, e, principalmente, de dar a segurança ao poder público de ter governabilidade sobre o que está acontecendo no dia a dia da gestão, e isso só vai acontecer se realmente tivermos a habilidade e sobriedade de fazermos as discussões que precisam ser feitas”, declarou.

Durante o debate, o deputado estadual Tadeu Hassem destacou os Orçamentos da Criança e do Adolescente (Ocad) e Sensível ao Gênero (OSG), salientando que o governo do Acre é um dos primeiros estados brasileiros a implementar os orçamentos temáticos.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) define os objetivos e prioridades da administração estadual para o ano subsequente. Entre suas funções, ela estabelece o montante de recursos que o governo pretende destinar às diversas áreas, delineia normas e impõe restrições e limites para as despesas dos diferentes poderes.

Elaborada anualmente, a LDO funciona como um guia para a criação do orçamento anual do governo do Acre. Ela determina quais áreas e setores receberão mais atenção e investimentos no próximo ano, de acordo com as prioridades governamentais e as necessidades dos acreanos.

Além disso, a LDO oferece as bases e orientações para a formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA), especificando as metas fiscais e os limites de gastos para o governo. Esse processo garante que a administração dos recursos públicos seja realizada de maneira transparente e eficiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Semana mantém chuvas abaixo da média no Acre, aponta previsão com chuvas abaixo do esperado

Publicado

em

Nas localidades do município de Plácido de Castro, onde as chuvas poderão estar acima do esperado para o período. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O prognóstico climático para o trimestre julho-agosto-setembro/2024 se mantém por chuvas abaixo da média em todo o Estado do Acre. Foto Gleilson Miranda/Xapuri

Até o próximo dia 18 de julho, a previsão metereológica indica que há previsão de chuva com volume de até 15 milímetros nas regionais do Vales do Juruá, Tarauacá-Envira e Alto e Baixo Acre, com indicativo de ´anomalia negativa´ em todas as regiões do Estado, onde as chuvas poderão estar abaixo do esperado para o período.

No entanto, há indicativo de ´anomalia positiva´ nas localidades do município de Plácido de Castro, onde as chuvas poderão estar acima do esperado para o período. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

No geral, no entanto, o prognóstico climático para o trimestre julho-agosto-setembro/2024 se mantém por chuvas abaixo da média em todo o Estado do Acre, Rondônia, Mato Grosso, sudoeste do Tocantins, centro-sul do Amazonas e a faixa extremo sul do Estado do Pará. Acima da média no extremo norte dos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas da Amazônia Legal, a precipitação ficará próxima da média climatológica.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Criança faz aniversário temático da PRF e realiza sonho ao receber surpresa da corporação

Publicado

em

O contato com a PRF foi feito pelo pai do garoto, através de e-mail

A surpresa ocorreu graças a e-mail enviado pelo pai do garoto à instituição/Foto:Reprodução

Emanoel tem apenas nove anos, mas já é um grande fã da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e durante seu aniversário ele mostrou todo o seu amor pela PRF, que foi o tema da festa.

Para a surpresa do pequeno Emanuel, três agentes foram ao encontro dele durante sua comemoração. A visita foi realizada após um e-mail do pai do garoto, direcionado a Superintendência da PRF em Rio Branco.

Na mensagem, o pai dizia que aquele era o dia em que seu filho completaria os nove anos, e que ele tinha o sonho de ter a presença da PRF na sua festa. Assim, emocionados com o pedido, a equipe da instituição organizou a surpresa.

Além da grande surpresa para o jovem, o ato é uma maneira de aproximar a instituição da comunidade de maneira geral.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erick a dúvida do Rio Branco para final do Campeonato Sub-20

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Erick (8) tem uma lesão muscular e faz tratamento

O volante Erick, com uma lesão muscular, é a dúvida do Rio Branco para a final do Campeonato Estadual Sub-10. O jogo decisivo contra o Santa Cruz será disputado nesta terça, 16, a partir das 17 horas, no Florestão.

“Iniciei o tratamento e espero jogar. Temos mais dois dias para tratar e descansar e o objetivo é jogar nas melhores condições”, comentou Erick.

Tem opções

O técnico Eriano dos Santos confia na possibilidade de ter todos os titulares no duelo decisivo.

“Quero contar com Erick, mas se não for possível temos opções. Esse é o momento para realizar os ajustes e tentar a conquista”, afirmou o treinador do Estrelão.

Chega invicto

O Rio Branco chega invicto na decisão do Estadual, mas a vantagem do empate é do Santa Cruz por ter um melhor saldo de gols.

Comentários

Continue lendo