fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeitura de Brasiléia realiza seminário sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Agricultura realizou neste sábado,10, Seminário sobre fertilidade do solo e nutrição de plantas.

O local escolhido para a realização do seminário foi a propriedade do “Foquinha”, localizada no quilômetro 19.

O palestrante do seminário foi o Professor Elizio F. Frade Júnior, Engenheiro Agrônomo, e Representante técnico das universidades em Ensino superior do estado do Acre na regional da AMACRO (AM-AC-RO).

O seminário contou com a presença do secretário de agricultura, Careca Gadelha, que no ato representou a Prefeita Fernanda Hassem, Secretário de Planejamento Emerson Leão, Engenheiro Agrônomo Francismarques dos Santos, da empresa Dom Porquitpo, Técnico e Gestor de campo Vagnei da Silva e a Equipe da Agro com Elas representada por Thais Uchôa.

Comentários

Continue lendo

Extra

Motociclista invade contramão e causa colisão frontal em Epitaciolândia

Publicado

em

Jovens de 20 anos envolvidos no acidente foram resgatados e encaminhados ao hospital; um deles apresenta fraturas de costelas e clavícula.

Um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado no final da tarde deste domingo (16), em Epitaciolândia. O motociclista Herbert Borges do Nascimento, de 20 anos, perdeu o controle da moto e invadiu a contramão, colidindo frontalmente com outra moto pilotada por Sara Beatriz Barros de Barcelos, também de 20 anos.

O acidente ocorreu na Rua Benevenuto Peres Lima, com acesso à Rua Alexandrino Esteves, sentido à ponte metálica. Imagens de um sistema de vigilância mostram o momento em que Herbert, ao descer a ladeira, invade a contramão e atinge a moto de Sara, que subia no sentido oposto.

Ambos caíram no asfalto, mas, milagrosamente, não sofreram ferimentos graves. Moradores locais e terceiros que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os Bombeiros. Os jovens foram encaminhados ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, para exames e atendimento médico.

Inicialmente, os exames de imagem não indicaram fraturas ou escoriações graves. No entanto, após avaliação mais detalhada, Sara foi diagnosticada com fraturas nas costelas e na clavícula esquerda, ficando em observação. Herbert também permaneceu sob observação médica. As autoridades foram acionadas para analisar as circunstâncias do acidente e tomar as providências necessárias.

O caso serve como alerta para a importância da direção segura e do respeito às normas de trânsito, especialmente em vias com alto fluxo de veículos. A polícia segue investigando o ocorrido.

VEJA VÍDEO ABAIXO

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil do Acre e Polícia Boliviana fortalecem cooperação em reunião na fronteira

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 14, a Polícia Civil do Acre, representada pelo delegado-adjunto Cleylton Videira, pelo diretor de Polícia da Capital e do Interior, Pedro Paulo Buzolin, e pelo diretor de Inteligência, Nilton Boscaro, se reuniu com o comandante da Polícia Boliviana em Cobija, capital do Departamento de Pando.

Reunião entre a Polícia Civil do Acre e a Polícia Boliviana reforça cooperação e traça novas estratégias para a segurança na fronteira. Foto: cedida.

Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para a segurança pública da região fronteiriça, com foco no combate à criminalidade transnacional. O delegado-adjunto Cleylton Videira convidou o comandante da Polícia Boliviana, coronel Oscar David Ruiz Arana, para uma reunião em Rio Branco e ofereceu vagas para o Curso de Introdução à Investigação Tecnológica, que será ministrado pela Polícia Civil no final do mês.

A reunião também resultou no planejamento de operações conjuntas entre as forças policiais dos dois países, visando intensificar a repressão a crimes como tráfico de drogas, contrabando e outros delitos que afetam a fronteira Brasil-Bolívia.

Como forma de reconhecimento do esforço conjunto entre as instituições, a Polícia Civil do Acre entregou ao comandante boliviano uma placa com o distintivo da corporação. Em contrapartida, o coronel Oscar David Ruiz Arana agraciou os delegados Cleylton Videira, Pedro Paulo Buzolin e Nilton Boscaro com certificados de reconhecimento pela parceria na luta contra o crime transfronteiriço.

A cooperação entre as polícias brasileira e boliviana reforça o compromisso de ambas as nações com a segurança da população que vive na faixa de fronteira, fortalecendo laços institucionais e aprimorando estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acre registra a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos e governador celebra cooperação inédita para fomentar setor privado no estado

Publicado

em

O Acre registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com a Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 14. E, para fortalecer ainda mais um dos motores principais dessa engrenagem, o governador Gladson Cameli esteve reunido com empresários em uma noite de celebração e importantes ações no segmento, que tem sido fortalecido pela gestão de Cameli.

Governador acompanhou assinatura de cooperação inédita entre Juceac, Acisa e Federacre. Foto: Neto Lucena/Secom

A noite de sexta foi marcada pela posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e também o anúncio de uma cooperação inédita entre a Junta Comercial do Acre (Juceac) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), que assinaram um acordo de cooperação técnica, fortalecendo o ambiente de negócios no estado.

O objetivo principal é promover ações conjuntas que estimulem o desenvolvimento econômico e a simplificação de processos para empresários locais.

E a primeira medida anunciada foi a implantação da Carteira de Identidade Empresarial, que passa a ser emitida pela Juceac e Federacre e garante uma identificação oficial para os empresários acreanos, facilitando o acesso a diversos serviços e benefícios oferecidos pela federação.

Governador esteve presente com empresário e fortaleceu elo entre setor público e privado. Foto: Neto Lucena/Secom

O governador Gladson Cameli destacou que os muito indicadores positivos que o estado tem registrado nos últimos anos, como, por exemplo, a queda do desemprego, faz parte de um elo construído com diálogo, respeito e fortalecimento dos parceiros do poder público, incluindo o setor privado.

“A iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento do Estado e aquece a nossa economia. O sucesso da Acisa e de todo setor empresarial é o sucesso do governo e, por isso, temos que estar cada vez mais unidos, somando forças para criarmos novos postos de trabalho. A história vai mostrar que o Acre está no caminho certo, respeitando e fomentando o ambientes de negócios”, destacou.

Termo de cooperação vai reunir ações para fomentar e incentivar o empreendedorismo no Acre. Foto: Neto Lucrena/Secom

Desde 2022, o desemprego está em queda no estado, saindo de 7,5% em 2023 para 6,4% em 2024. Outro dado relevante que o IBGE mostra é a ampliação do índice de ocupação, de 42,3% em 2020 para 48,7% no ano passado. O rendimento médio mensal também subiu entre 2023 e 2024, de R$ 2.459 para R$ 2.563.

De acordo com a presidente da Juceac, Nayara Honorato, há mais de 30 mil empresas ativas e constituídas no estado. Para ela, somente as políticas públicas implantadas pelo governo podem resultar em um ambiente de negócios seguro para investimentos no estado.

“Nós entendemos que uma iniciativa privada fortalecida vai gerar emprego na ponta. Então, nada mais justo que as políticas voltadas para a iniciativa privada iniciem onde elas nascem. Hoje nós celebramos um termo de cooperação técnica entre a Federacre e a Acisa, que visa a gente fazer ações em conjunto que beneficiam os empresários do nosso estado”, pontuou.

Carteira de Identidade Empresarial, que passa a ser emitida pela Juceac e Federacre e garante uma identificação oficial para os empresários acreanos. Foto: Neto Lucena/Secom

O governador se dirigiu aos empresários, garantindo parceria e colocando a equipe à disposição para que o estado possa avançar cada vez mais e se desenvolver economicamente.

“As parcerias vão continuar, porque temos que dar as mãos, otimizar nossas equipes para poder gerar emprego e renda e esquentar a economia. O Estado precisa de cada um fortalecido, porque não adianta o poder público querer fazer tudo sozinho se não tivermos um setor privado fortalecido”, frisou.

A cerimônia foi marcada ainda por muita emoção, com a entrega de homenagens a empresários que fizeram história no Acre. Uma delas foi em memória de Rodrigo Pires, morto em um acidente de carro ano passado. Os pais, Gilberto Pires e Estela Pires, receberam a comenda relembrando o legado do filho. Um prêmio que leva o nome do empresário também foi lançado na ocasião.

Comentários

Continue lendo